Análise de Dados Ciências Contábeis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª M. Sc. Ingrid Milléo
Advertisements

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
Estatística & Geologia
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Métodos Quantitativos
Estatística Alexandre Lima.
Pesquisa HOSS, Osni.
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
CONCEITOS BÁSICOS.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Métodos Quantitativos II
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Para início de estudo Estatística.
Estatística Descritiva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Estatística.
Introdução ao Trabalho Científico
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
A Natureza da Estatística
ESTATÍSTICA - Princípios
Introdução à Estatística
Profª. Claudia Suzana Ferigolo
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
Probabilidade Estatística
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Estatística.
Estatística Básica usando o
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Análise de Dados Ciências Contábeis

Objetivo Descrever, analisar e tratar os dados coletados, de forma a prepará-los para as análises a serem feitas nos próximos capítulos.

Estatística A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social. O mercado de trabalho atual demanda cada vez mais profissionais que sejam capazes de tomar decisões de forma rápida e eficiente. Os profissionais que se apóiam no estudo do que se observa diariamente e conhecem os conceitos básicos de estatística, compreendem melhor o fundamento de sua área de trabalho. As aplicações da Estatística se estendem a praticamente todas as áreas do conhecimento: Física, química, engenharia, administração, economia, Contábeis, etc.

Aplicação É uma importante ferramenta no processo de tomadas de decisões, facilitando a direção, organização e controle das empresas. Por meio de pesquisas de opinião e formação de bancos de dados a empresa pode conhecer melhor a comunidade na qual está inserida, quem é o seu cliente potencial, qual sua expectativa de consumo, quem são seus concorrentes. Pode, ainda, conhecer a realidade social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis.

Conceitos básicos de Estatística Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Conceitos básicos de Estatística Os ramos da estatística: Estatística descritiva: responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados. Estatística indutiva ou inferencial: responsável pela análise e interpretação desses dados.

Conceitos básicos de Estatística População: É um conjunto de indivíduos (ou objetos) que apresentam pelo menos uma característica em comum. Ex: Conjunto de todas as notas dos alunos de Estatística. Amostra: É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a população. Ex: Pesquisa eleitoral para presidente da república.

Conceitos básicos de Estatística Exemplo: Em um levantamento recente, perguntou-se a 1005 adultos do Estado de Minas Gerais se eles liam notícias na internet pelo menos uma vez por semana; 600 adultos responderam que sim. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados. Solução: A população consiste das respostas de todos os adultos no Estado de Minas Gerais, e a amostra consiste das respostas dos 1005 adultos  do Estado de Minas Gerais no levantamento. Observe que a amostra é um subconjunto das respostas de todos os adultos do Estado de Minas Gerais. O conjunto de dados consiste de 600 sim e 405 não.  

Conceitos básicos de Estatística Variáveis Variável é um conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, ou seja, para cada elemento investigado, tem-se associado um resultado. Ex: número de filhos, estado civil, salário, etc.

Conceitos básicos de Estatística Existem dois tipos de variáveis: variável qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor dos olhos, estado civil, etc. variável quantitativa: quando seus valores são expressos em números: salário, idade, número de filhos, etc.

Conceitos básicos de Estatística A variável quantitativa pode ser: contínua peso, altura, salário, idade Quantitativa discreta nº de filhos, nº de carros

Fases de um Trabalho Estatístico Definição do problema Formulação correta do problema. Saber exatamente o que se pretende estudar. Planejamento Determinar o procedimento necessário para resolver o problema. Que dados deverão ser obtidos? Como se deve obtê-los? 2 tipos de levantamento • Censitário: abrange toda a população (Censo ou Recenseamento). • Amostragem: estuda-se uma parte da população (amostra).

Coleta dos dados Apuração dos dados Obtenção, reunião e registro dos dados: Fontes Primárias: dados coletados diretamente pelo pesquisador. Fontes Secundárias: através de relatórios, arquivos, livros, etc. Apuração dos dados Tratamento prévio dos dados coletados, resumindo-os através de sua contagem e agrupamento.

Apresentação dos dados Apresentação Tabular: apresentação numérica em tabelas. Apresentação gráfica: apresentação geométrica que permite uma visualização rápida do fenômeno estudado. Análise e interpretação Consiste em tirar conclusões que auxiliam o entendimento do problema em estudo e fazer generalizações (inferências) e previsões.

Amostragem Técnica para escolher amostras que garante o acaso na escolha; ou seja, qualquer elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido.

Técnicas de amostragem Amostragem Aleatória Cada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido. Ex: Numa turma de 50 alunos, quero uma amostra representativa de 10 alunos. Amostragem Estratificada Classificar a população em, ao menos dois estratos (grupos) e extrair uma amostra de cada um. Ex: Numa turma de 50 alunos, dividir a turma em meninos e meninas e tirar uma amostra representativa de 10% dessa população.

Amostragem Sistemática Escolher cada elemento de ordem k. Essa técnica de amostragem é utilizada em populações que possuem os elementos ordenados. Ex: Numa turma de 50 alunos, você ordena os alunos por ordem alfabética e estabelece um critério: a cada 3 alunos da lista você escolhe um aluno para compor a sua amostra representativa.

EXERCÍCIOS APLICATIVOS!!!