Questionário do Estudante ENADE 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Segurança de Dados no MAER.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Transcrição da apresentação:

Questionário do Estudante ENADE 2011 Pró- Reitoria de Ensino / Pró-Reitoria de Administração Acadêmica Setembro de 2011

Objetivos desta Apresentação Conscientizar sobre a função do questionário do estudante no processo avaliativo do Enade/Sinaes; Oferecer informações pertinentes sobre a UNISUL, considerando as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão, biblioteca e estrutura física; Disseminar informações para esclarecimentos de dúvidas dos estudantes sobre a Universidade e que poderão ser complementadas por aquelas específicas dos cursos, diante do preenchimento do questionário do estudante;

Questionário do Estudante Objetivos: Investigar o perfil dos estudantes e sua percepção em relação à formação acadêmica; Aferir dados pedagógicos e estruturais dos cursos. Gerar conceitos de qualidade dos cursos. Por isto todas as questões devem ser respondidas de forma criteriosa, especialmente, todas aquelas sobre organização didático pedagógica, estrutura física e equipamentos dos cursos

Questionário do Estudante Características: Preenchimento obrigatório, Gera dados que integram a avaliação externa do curso e da instituição no Sinaes. Gera diretamente insumos para o cálculo do Conceito do Curso (CPC), como exemplos, as questões que aferem a organização didático-pedagógica e a estrutura física (somam 10% do CPC):

Questionário do Estudante Perfil dos estudantes Como o estudante percebe o ambiente acadêmico de sua formação. a) Ensino b) Pesquisa, c) Extensão d) Monitoria; e) Biblioteca; f) Instalações físicas; g) Questões didático-pedagógicas (insumos do CPC); h) Contribuição do curso para formação

Questionário do Estudante 5% calculo CPC Computam somente A e B 5% calculo CPC Computa somente A

O Estudante na UNISUL

Ensino Informações Sobre a UNISUL

Organização Curricular Estruturada em núcleos e atividades complementares Núcleo de Base: conjunto de saberes que garantem a identidade da área de formação, prevista nas Diretrizes Curriculares; Núcleo de Concentração: conjunto de saberes que amplia para um perfil específico de formação; Núcleo Orientado: conjunto de saberes que atende o dinamismo da produção do conhecimento e das mudanças no mundo do trabalho. Vincula o curso com as demandas sociais definidas no campo de atuação profissional; Núcleo eletivo: conjunto de saberes de outras áreas de formação e que complementam a formação na área especifica; Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais (AACAs): atividades complementares de ensino, de pesquisa, de extensão, monitoria, estágios não obrigatórios e demais atividades decorrentes das relações com o mundo do trabalho, circunscritas à área de formação, configurando-se, pois, como elementos significativos, capazes de enriquecer a formação pessoal e profissional do estudante.

Plano de Ensino/Programa de Disciplina - Modalidade Presencial Os componentes dos Planos de Ensino da UNISUL atendem às recomendações do QE: Ementa: descreve o conjunto de temas que compõe a disciplina; Justificativa: apresenta o fundamento da disciplina naquele curso; Objetivo Geral: descreve o que a disciplina apresentará como contribuição, no contexto do currículo, para alcançar o perfil do profissional expresso no Projeto Pedagógico do Curso; Unidades Programáticas: detalham os conteúdos programáticos; os objetivos específicos (de aprendizagem); as estratégias (que equivalem à metodologia); os instrumentos e os critérios de avaliação e a carga horária correspondente, visando à efetivação do processo ensino- aprendizagem; Avaliação: apresenta como o estudante será avaliado no contexto geral da disciplina, com seus procedimentos e pesos; Referências: cita as referências básicas e complementares, bem como outros meios utilizados como suporte na realização das atividades de ensino – aprendizagem. A referência bibliográfica básica precisa ser disponibilizada para o estudante, através da biblioteca ou outros meios; Informações: demais informações que o professor considera importante, referentes ao período letivo.

Plano de Ensino de Disciplina -Modalidade Virtual Os componentes dos Planos de Ensino da UNISUL atendem às recomendações do QE: Ementa: descreve o conjunto de temas que compõe a disciplina; Justificativa: apresenta o fundamento da disciplina naquele curso; Objetivos Geral e Específicos: descreve o que a disciplina apresentará como contribuição, no contexto do currículo, para alcançar o perfil do profissional expresso no Projeto Pedagógico do Curso; Conteúdo programático: detalha os tópicos da ementa; Sistema de Avaliação: informa os procedimentos e instrumentos de avaliação e os seus respectivos pesos; Critérios de Avaliação: informa os critérios de avaliação; Referências: apresenta as referências básicas e complementares, bem como outros meios utilizados como suporte na realização das atividades de ensino – aprendizagem. A referência bibliográfica básica precisa ser disponibilizada para o estudante, através da biblioteca ou outros meios; 11

Estágios São atividades curriculares, podendo ser inerentes ou complementares à formação acadêmica e profissional. Podem ocorrer nas seguintes modalidades: estágio curricular obrigatório – aquele que consta na matriz curricular, sendo necessário para o cumprimento do currículo de um curso; estágio curricular não obrigatório – aquele que o estudante faz por opção, como atividade complementar, sempre articulada com o processo de formação acadêmica e profissional, com a intervenção pedagógica e administrativa da instituição.

Programa de Monitoria Cursos Presenciais Atividade formativa de ensino e de aprendizagem. Finalidades: aprimorar o ensino oferecido na graduação por meio do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos monitores com o corpo docente e discente da instituição; auxiliar os professores no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de ensino e de aprendizagem; oportunizar aos monitores orientação e aprofundamento da aprendizagem relativa aos conteúdos das disciplinas monitoradas, bem como à interação com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem; desenvolver nos monitores conhecimentos e habilidades relativos à prática docente; promover o apoio pedagógico e a integração dos discentes com o curso. promover o atendimento de alunos para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos ministrados nas disciplinas da monitoria, dentro e fora do período de aula. Todos os monitores recebem bolsa de Monitoria financiada pela Unisul

Programas de Apoio e Integração do Acadêmico Essas atividades visam integrar o estudante ao ambiente universitário e também proporcionar a aquisição dos conhecimentos prévios, especialmente relacionados aos conteúdos do ensino médio, essenciais à formação no nível da graduação, e que estejam articulados com a matriz curricular dos cursos escolhidos. Exemplos: Programa de Atenção e Apoio ao Acadêmico Ingressante da UNISUL e o curso de matemática elementar (oferecido na modalidade a distância). 14

Núcleos de Apoio Pedagógico Os núcleos se constituem em espaços em que os professores ficam à disposição dos estudantes para atender dúvidas e necessidades de aprofundamento dos estudos, fora do período de sala de aula. 15

Pesquisa Informações Sobre a UNISUL

Pesquisa: Programas PUIC (Fomento da Unisul desenvolvido por 1 professor mestre e/ou doutor e 1 estudante bolsista) PIBIC (Fomento do CNPQ desenvolvido por 1 professor doutor e 1 estudante bolsista) PMUC ( Fomento do Governo do Estado desenvolvido por 1 professor mestre e/ou doutor e até 2 estudantes bolsistas) Ciência Sem fronteiras (Fomento do Governo Federal para estudantes cursarem estágio ou disciplinas em Universidades e instituições de pesquisa do exterior. Possui professor orientador Artigo 170 (Fomento do Governo do Estado desenvolvido por 1 professor orientador e 1 estudante bolsista); Artigo 171 (Fomento do Governo do Estado desenvolvido por 1 professor doutor e 1 estudante bolsista) PIBIT (Fomento do CNPQ desenvolvido por professor doutor e 1 estudante bolsista, com foco na inovação e tecnologia) PUIP (Fomento da Unisul desenvolvido por 1 professor mestre e/ou doutor com ou sem estudantes bolsistas)

Eventos de Pesquisa A Jornada UNISUL de Iniciação Científica da UNISUL (JUNIC) e o Seminário de Pesquisa é o evento que divulga as pesquisas realizadas na UNISUL, as quais receberam recursos da própria instituição ou de outras agências estaduais ou nacionais. Aproximadamente 400 estudantes recebem bolsa de Pesquisa na Unisul

Extensão Informações Sobre a UNISUL

Extensão: Modalidades Programa Projeto Curso Prestação de Serviços Evento As modalidades da Extensão estão disponíveis para todos os estudantes, inclusive para aqueles que possuem bolsas do Artigo 170.

Semanas Acadêmicas e Temáticas Seminários Virtuais Eventos que promovem práticas diversificadas de ensino e de aprendizagem, articuladas com a pesquisa e extensão. Possuem como objetivos gerais, promover: o ensino e a aprendizagem por meio de atividades diversificadas; a ambiência universitária; a integração entre estudantes que frequentam o mesmo ou diferentes cursos; a abordagem relacional entre conteúdos de diferentes disciplinas, cursos e áreas; a atualização de conteúdos científicos das áreas específicas; a discussão sobre os principais temas da atualidade contemporânea e estabelecer a reflexão crítica, fazendo a interlocução com as áreas específicas; a socialização de experiências didático-pedagógicas exitosas; a socialização dos projetos de pesquisa e extensão e, consequentemente, das práticas sociais e do conhecimento científicos associados a eles.

Biblioteca Bolsas e Benefícios Informações Sobre a UNISUL

Biblioteca A Biblioteca Universitária tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Atende estudantes regularmente matriculados (em todos os níveis de ensino e modalidades- presencial e a distância), funcionários e também disponibiliza seu acervo para consulta local e à comunidade em geral. Verifique os horários de funcionamento em: http://www.unisul.br/biblioteca/conhecendo-a-biblioteca/localizacao-horario- equipe-contatos.html?uid=b3b20f08b2c6411f8c1165ea2b5f32be

Biblioteca Expansão do Acervo O acervo da biblioteca é continuamente ampliado pela aquisição permanente de material bibliográfico. A atualização do acervo é realizada por duas vias, que são: Por solicitação dos Coordenadores de Cursos, mediante identificação prévia dos professores e em coerência com os projetos pedagógicos e programas de disciplina; Por solicitação da comunidade acadêmica e dos funcionários, por meio do envio de sugestões.

Acervo da Biblioteca O acervo da biblioteca é formado por diversos materiais bibliográficos em diferentes suportes: Referência: enciclopédia, dicionário, bibliografia, etc.; Especial: monografia, dissertação, tese, documento institucional, Geral (livro); Multimeios: slide, fita de vídeo, CD, DVD, etc.; Periódicos: Revistas; jornais, etc mapa, atlas geográfico, anais, etc.; Eletrônico: Monografia e TCC; dissertação, tese, e- books base de dados, etc.;

Acervo Bibliográfico

Bases de Dados Assinadas Saúde em português Abstracts in Social Gerontology AgeLine Business Source Complete Family Studies Abstracts GreenFILE ASTM Human Resources Abstracts Scopus MEDLINE Portal de Periódicos CAPES Regional business news Science Direct The Scientific & Medical ART Imagebase Public Administration Abstracts Atheneu Zahar 

Bases de Dados Livre Acesso ArXiv BDJur BDTD Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) BVS - Psicologia Domínio público ICAP LivRe OAIster Rede de Informação Legislativa e Jurídica RepositoriUM SciElo Scirus Conheça todas as bases de dados em: http://www.unisul.br/biblioteca/base-de-dados.html?uid=1bf262847c424ece954c58f432916de4

Serviços Oferecidos Biblioteca Cadastro na Biblioteca Acesso usuário Empréstimos (Domiciliar; Entre BU da Unisul e Inter-bibliotecas- conveniadas) Reserva Renovação Cadastro áreas de interesse Comutação bibliográfica Orientação Bases de Dados Orientação trabalhos acadêmicos Visita orientada Aquisição Boletim novas aquisições Capacitações de usuários Ficha catalográfica

Biblioteca Estrutura Campus Universitário de Tubarão Biblioteca do Campus Universitário de Tubarão Escritório Modelo de Direito - Tubarão Posto de Atendimento SIAC/CETTAL Biblioteca da Unidade Hospitalar de Ensino Biblioteca da Unidade Universitária de Braço do Norte Biblioteca da Unidade Universitária de São Martinho Biblioteca da Unidade Universitária de Araranguá Escritório Modelo de Direito - Araranguá Biblioteca da Unidade Universitária de Içara Escritório Modelo de Direito - Içara Campus Universitário Florianópolis Biblioteca do Campus Universitário da Grande Florianópolis Biblioteca da Unidade Universitária da Ilha- Centro Biblioteca da Unidade Universitária da Padre Roma Biblioteca da Unidade Universitária da Ponte do Imaruim/Escritório Modelo de Direito Biblioteca Centro de Ensino Hospital de Caridade - Florianópolis Biblioteca Unidade Universitária do Norte da Ilha Campus Universitário UnisulVirtual Biblioteca do Campus Universitário UnisulVirtual

Bolsas de Estudo, Financiamento e Benefícios Bolsa de Estudo Uma modalidade de benefício. Gratuidade acadêmica, integral ou parcial, de origem pública, privada ou própria da UNISUL.   Financiamento O financiamento estudantil serve como mecanismo para viabilizar o acesso e a permanência no Ensino Superior. Benefícios Toda modalidade de auxílio, integral ou parcial, com renúncia ou não de receita. Pode se constituído de bolsa de estudos, financiamentos ou descontos.

Bolsas e Benefícios São oferecidos diversos programas de bolsas e benefícios para os estudantes da UNISUL. Destacam-se: PROUNI FIES UNISUL 40 anos PROAAC Desconto Grupo Familiar Bolsas de Monitoria Bolsas de Pesquisa Bolsas de Pesquisa e Extensão Bolsas de Extensão Bolsas FUNDOSOCIAL Passe Escolar 32

Estrutura Informações Sobre a UNISUL

Estrutura Física UNISUL A UNISUL, com 48 anos de existência, organiza-se atualmente em três campi: Campus Universitário Tubarão Campus Universitário Grande Florianópolis Campus Universitário UnisulVirtual

Estrutura Física UNISUL A estrutura da Unisul é distribuída em: salas de aula; laboratórios de informática; laboratórios específicos; consultórios acadêmicos; salas de projeção, auditórios; salas de vivência; sala dos docentes; salas de reuniões; salas de estudo Polos de Apoio Presencial ao Ensino Virtual A estrutura da Universidade está disponível para a realização do ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.

Acesso a Computadores e Internet (Informática) Os 3 Campi e todas as unidades disponibilizam o acesso à internet para que os estudantes possam estudar referências online; Atualmente, a rede sem fio abrange quase a totalidade das Unidades da UNISUL. 36

O Enade é para você e feito por você! Sucesso no ENADE 2011!