ENADE -2012 Pró Reitoria de Administração Acadêmica Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Direção de Campus Coordenadores de Cursos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014 CIE – Centro de Informações e Gestão de Rede Escolar NRM - Núcleo de Rede Escolar e Matrícula DIRETORIA DE ENSINO.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
eleitorais e partidárias
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Matemática e Educação Ambiental.
Novos Procedimentos de Concessão de Acesso ao Sistema AFI
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Contrato Pedagógico Contabilidade Básica Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre as turmas 1GFN/1LOG/2GFN/2LOG e.
Questionário do Estudante ENADE 2011
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO-GERAL DO EXAME NACIONAL.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Transcrição da apresentação:

ENADE Pró Reitoria de Administração Acadêmica Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Direção de Campus Coordenadores de Cursos Gerência de Administração Acadêmica Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão Assistentes Pedagógicas Secretarias de Ensino Gestão do Relacionamento com estudante Comunicação e Marketing TI ENADE Pró Reitoria de Administração Acadêmica Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Direção de Campus Coordenadores de Cursos Gerência de Administração Acadêmica Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão Assistentes Pedagógicas Secretarias de Ensino Gestão do Relacionamento com estudante Comunicação e Marketing TI

Pauta 1- Site institucional do Enade Pró-Reitorias de Administração Acadêmica e de Ensino 2- Conceitos Gerais do Enade Pró-Reitorias de Administração Acadêmica e de Ensino 3- Procedimentos Acadêmicos Responsabilidades e Cronogramas das Coordenações e articulações, Secretaria Geral de Ensino e Gerentes de Administração Acadêmicas 4- Estratégias para abordagem do Enade 2012 no âmbito do Colegiado dos Cursos e com os discentes: ações e metas Gerentes de Ensino, Pesquisa e Extensão e Assistentes Pedagógicas

Site EnadeUnisul:

Enade: Procedimento de Avaliação do Sinaes Enade: Procedimento de Avaliação do Sinaes O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade compõe o conjunto dos 3 procedimentos de avaliação do Sinaes, que são: Avaliação das Instituições de Educação Superior; Avaliação dos Cursos de Graduação e; Avaliação dos Estudantes.

Enade: Procedimento de Avaliação: Sinaes Enade: Procedimento de Avaliação: Sinaes O Enade afere indiretamente a qualidade dos cursos e das instituições, por meio de Conceitos, gerados pelo desempenho dos estudantes: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC); Índice Geral de Cursos (IGC) O Enade é para o estudante e feito pelo estudante.

Enade: Regulamentação Enade: Regulamentação Portarias MEC: 06/03/12 e Portaria MEC 13/07/12: Regulamentam o Exame Nacional de Desempenho 2012; Manual Enade 2012 Atualizado: Orienta sobre os procedimentos de inscrição; Portarias Regulatórias de cada Área e Curso a ser avaliado em 2012: descrevem os conteúdos, habilidades e competências aferidas por área/curso; Portaria 40 republicada em 23/12/2010: Altera procedimentos de Avaliação do Sinaes; Lei Ministerial 10861/2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria Ministerial 2051/2004: Regulamenta a Avaliação da Educação Superior e o Enade;

Objetivos do Enade Destinado a avaliar o desempenho dos estudantes concluintes com relação: 1.Aos conteúdos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Nacionais (Diretrizes Curriculares Nacionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia); 2.Aos conteúdos previstos nas Legislações de regulamentação do Exercício Profissional; 3.À apropriação dos conteúdos científicos da área e a capacidade de aplicação na resolução dos principais problemas sociais; 4.Ao nível de atualização sobre os principais acontecimentos ocorridos na realidade brasileira e mundial;

ENADE e Diploma Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A regularidade do estudante, no Enade é condição prévia para: conclusão de curso; colação de grau; expedição do diploma. A regularidade é garantida quando: 1.Estudantes concluintes: são devidamente inscritos, preenchem o Questionário do Estudante e Participam da Prova; 2.Estudantes ingressantes : são devidamente inscritos; 3.Estudantes irregulares de anos anteriores: são devidamente inscritos; 4.Estudantes dispensados;

Estudantes Concluintes Estudantes concluintes, são todos aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2012, até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições, i ncluindo-se alunos sem regularidade de matrícula, em situação de abandono e trancamento nos últimos 4 semestres. Ficam dispensados da inscrição, os estudantes concluintes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012 e os estudantes concluintes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2012, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante. Atenção: com relação ao primeiro caso de dispensa descrito acima, o não comparecimento na colação de grau até 31 de agosto demandará a inscrição e participação do estudante no Enade.

Estudantes Concluintes Qualquer alteração no controle acadêmico dos estudantes após a habilitação ao Enade 2012, seja por trancamento de matrícula, abandono de curso, aproveitamento de disciplinas ou revisão de nota/conceito não o desabilita ao Enade Os estudantes que acumularem as condições de ingressante e concluinte deverão participar do Exame na condição de concluinte, ficando dispensados do ENADE 2012 na condição de ingressante. A caracterização de estudantes na condição de concluintes obrigado ao Enade 2012 não está condicionada à regularidade de matrícula. Os estudantes concluintes devem obrigatoriamente: 1.Ser inscritos pelos Coordenadores de Curso; 2.Responder o Questionário do Estudante; 3.Realizar a Prova.

Estudantes Ingressantes Estudantes ingressantes são todos aqueles que tenham iniciado o curso a ser avaliado pelo Enade 2012, oriundos dos processos seletivos de ingresso Passaporte Unisul (Vestibular, ProvaUnisul, Histórico Escolar, Enem) e Processos (que incluem Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa) com matrícula inicial no ano letivo de Destaca-se que a matrícula inicial em curso a ser avaliado pelo Enade 2012 atribui ao estudante a condição de ingressante, ainda que a matrícula seja decorrente da mobilidade Acadêmica (Reingresso nos casos em que o estudante tenha ingresso em 2012, por transferência interna e externa). Também serão inscritos estudantes com ingresso em 2012 e que estejam com matrícula trancada.

Estudantes Ingressantes Qualquer alteração no controle acadêmico dos estudantes após a habilitação ao Enade 2012, seja por trancamento de matrícula, abandono de curso, aproveitamento de disciplinas ou revisão de nota/conceito, não o desabilita ao Enade Os estudantes ingressantes serão apenas inscritos pelos Coordenadores de Curso, mas não terão qualquer outra responsabilidade no Enade Não participarão da Prova e também não responderão o Questionário do Estudante, pois serão dispensados. A dispensa será formalizada por um relatório emitido pelo Inep.

Estudantes em mais de um curso Ingressante em 2 cursos Deverá ser inscrito nos 2 cursos e receberá dispensa do Inep para ambos; Ingressante em um curso e Concluinte em outro Deverá ser inscrito nos 2 cursos, respeitando os enquadramentos pertinentes. Deverá obrigatoriamente participar do Enade, no curso em que se enquadra na condição de concluinte. Será dispensado do curso em que se enquadra na condição de ingressante. Concluinte em 2 cursos (dupla situação de concluinte) Deverá ser inscrito como concluinte nos 2 cursos, mas deverá optar por participar do Enade em apenas um dos cursos. Será dispensado automaticamente do outro.

Estudantes Dispensados A dispensa ocorre em 3 situações: 1)Dispensa da inscrição no Enade: a) Estudantes das áreas avaliadas e que colarem grau até o dia 31 de agosto de Atenção: o não comparecimento na colação de grau até 31 de agosto demandará a inscrição e participação do estudante na Prova do Enade. b)Estudantes das áreas avaliadas e que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2012, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante; c) Estudantes das áreas que não serão avaliados pelo Enade 2012 e que não estejam em situação de irregularidade junto ao Enade/Inep; d) Estudantes das áreas avaliadas que não se enquadram nos critérios de habilitação à ingressante ou concluinte.

Estudantes Dispensados 2 ) Dispensa automática da Prova Ingressantes em 2012 e irregulares de anos anteriores são automaticamente dispensados da Prova; 3) Dispensa por ausência justificada da Prova Pode ser requerida após a data da Prova, posteriormente, à publicação da Portaria que orienta a justificativa de ausência, pelo Inep. Pode ser aceita ou não.

Dia da Prova Data: 25 de novembro de 2012, às 13horas (horário de Brasília); Duração: 4h Recomendar aos estudantes que comparecem na prova portando os documentos: RG (com foto) e CPF

Responsabilidades dos Coordenadores Veja no site da Unisul: As responsabilidades de todos os envolvidos: cronograma.html As responsabilidades dos Coordenadores: responsabilidades/coordenadores.html Responsabilidades dos Coordenadores Veja no site da Unisul: As responsabilidades de todos os envolvidos: cronograma.html As responsabilidades dos Coordenadores: responsabilidades/coordenadores.html

Responsabilidades do Coordenador Ações Pré-Inscriçoes 1.A partir de 01/06: acessar o site do Inep/Enade e fazer leitura do manual Enade 2012 (disponível em: e também no menu Legislação do siteEnadeUnisul); 2.A partir de 01/06: ficar atento à mensagem eletrônica do INEP para inscrição de estudantes habilitados, que deverá ser confirmada. Em casos de discrepâncias, as adequações deverão ser solicitadas à PI, via 3.A partir de 23/06: acessar as Portarias Normativas que regulamentam as diretrizes para as Provas do Enade 2012, para cada área, no site do Inep (Veja link de acesso no menu Legislação siteEnadeUnisul);

4.Até 04/07: garantir o cumprimento da postagem dos diários de classe, pelos professores dos cursos EAD; 5.Até 06/07: devolver à Secretaria de Ensino os processos de ACAAs e dispensa de disciplinas para serem considerados no cálculo do percentual da carga horária do currículo do curso, integralizada pelo estudante presencial; 6.Até 12/07: garantir o cumprimento da postagem dos diários de classe, pelos professores dos cursos presenciais; 7.Até 13/07: estudantes de cursos na modalidade EAD, orientar sobre o prazo final de solicitação de dispensa de disciplina e validação das AACAs junto ao SAIAC, para que seja incluída a carga horária no cômputo do percentual que refletira no relatório emitido pela Secretaria e TI que identificará o público alvo do Enade 2012; Responsabilidades do Coordenador

8.Até 20/07: devolver à Secretaria de Ensino os processos de ACAAs e dispensa de disciplinas para serem considerados no cálculo do percentual da carga horária do currículo do curso, integralizada pelo estudante da EAD; 9.De 20/07 a 03/08: orientação de matrícula: estudantes de cursos presenciais que não confirmaram a matrícula para o semestre 2012/2 no primeiro período de matrícula, deverão realizar sua matrícula na segunda etapa para incluir a carga horária no cômputo do percentual de carga horária do curso e verificação dos percentuais do status do estudante em relação ao Enade; 10.De 23/07 a 30/07: orientação de matrícula: estudantes dos cursos de EAD que não confirmaram a matrícula para o semestre 2012/2 no primeiro período de matrícula, deverão realizar sua matrícula na segunda etapa para incluir a carga horária no cômputo do percentual de carga horária do curso e verificação dos percentuais do status do estudante em relação ao Enade; Responsabilidades do Coordenador

11.06/08: receber das Secretarias de Ensino a listagem dos estudantes habilitados a serem inscritos no Enade 2012, com os percentuais de carga horária extraídos do Sistema Acadêmico para conferência e validação. Atenção: O relatório não deverá ser a única fonte de consulta, podendo o coordenador acompanhar o percentual individual dos estudantes consultando o extrato de notas, disponível no Sistema Acadêmico. Responsabilidades do Coordenador

Ações de Inscrições 13.De 16/07 a 17/08: inscrever os estudantes habilitados realizando a importação dos dados na base do Inep ( tendo como referência a listagem de estudantes habilitados ao Enade As inscrições serão realizadas a partir de 06/08. Atenção: cuidado para não encerrar as inscrições no período acima para permitir futuros ajustes (inclusões e/ou retificações); 14.20/08: divulgar para os estudantes o período de conferência da divulgação pública da listagem dos estudantes inscritos para retificações necessárias, na página do INEP. 15.De 21/08 a 30/08: receber das GAA - Secretaria de Ensino a relação de estudantes que não compareceram à colação de grau até 27 de agosto, bem como daqueles estudantes (ingressantes e concluintes) que realizaram matrícula intempestiva, para proceder com a inscrição dos mesmos; Responsabilidades do Coordenador

16.De 21/08 a 30/08: recepcionar as solicitações dos estudantes habilitados e que não constam na listagem da consulta pública, para efetuar as retificações e/ou incluir as inscrições intempestivas dos estudantes habilitados ao Enade 2012 (entre as quais dos estudantes que realizaram matrícula fora de prazo); 17.De 21/08 a 30/08: alterar a localidade de Prova para os estudantes concluintes das modalidades EAD e para aqueles que estiverem desenvolvendo atividades curriculares obrigatórias fora da sede de funcionamento do curso; 18.30/08: Ao finalizar as inscrições, fazer o download dos estudantes inscritos e enviar a listagem para as Secretarias de Ensino; Atenção! O prazo final divulgado pelo Inep é dia 31/08. No entanto é imprescindível que as inscrições sejam feitas até um dia antes do encerramento das mesmas devido ao tempo do processamento das informações. Responsabilidades do Coordenador

Ações Pós- inscrições 19.A partir de 03/09: divulgar amplamente ao corpo discente, os estudantes obrigados a participar do Enade 2012 e encaminhar as listagens respectivas às GAAs para organização de listagem por Campus e providências de divulgação no site; 20.A partir de 20/009: acessar a listagem oficial do Inep com os estudantes participantes da Prova para conferências; 21.De 03/09 a 23/11: oferecer todas as orientações para a realização da Prova e para o preenchimento do Questionário do Estudante; 22.De 26/10 a 25/11: mobilizar os estudantes para preenchimento do Questionário do Estudante, acompanhar e registrar quantitativamente os formulários respondidos e realizar a gestão do processo para que todos os estudantes o façam (site Inep –Ambiente do Coordenador); Responsabilidades do Coordenador

22.25/11: recepcionar os estudantes no local de Prova e orientar para que eles se dirijam ao posto de apoio da Unisul para assinatura da lista de presença institucional (somente para os cursos presenciais); 23.26/11: responder o Questionário do Coordenador eletronicamente por meio do acesso ao site do Inep; 24.20/12: acessar a relação dos estudantes que participaram da Prova do ENADE 2012, no site do Inep, enviando-a para à Secretaria de Ensino do Campus. Responsabilidades do Coordenador

ENADE Instrumentos Veja no siteUnisul: Sobre a Prova Questionário do Estudante

1- ProvaProva Obrigatória para estudantes concluintes 2- Questionário do Estudante Questionário do Estudante Obrigatório para estudantes concluintes 3- Questionário do Coordenador Voluntário Preenchimento on line no ambiente do coordenador ENADE Instrumentos

ENADE Prova

40 Questões 10 Formação Geral 8 múltipla escolha 2 discursivas 30 Componente Específico 27 múltipla escolha 3 discursivas Pesos Diferenciados Tipos de questões: Resolução de problemas, Análises de casos, interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas (combinação entre gêneros textuais)

Formação Geral 1.Arte e cultura; 2.Avanços tecnológicos; 3.Ciência, tecnologia e inovação; 4.Democracia, ética e cidadania; 5.Ecologia/biodiversidade; 6.Globalização e geopolítica; 7.Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; 8.Relações de trabalho; 9.Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; 10.Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; 11.Tecnologias de Informação e Comunicação; 12.Vida urbana e rural; 13.Violência.

Conteúdos Específicos Documentos Referencias: Diretrizes Curriculares Nacionais Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia Regulamentações profissionais; Portarias Regulatórias dos Cursos

MATRIZ F á cilM é dioDif í cil Conteudo 1 X Conteudo 2 X Conteudo 3 X Multipla Escolha Simples Múltipla Escolha Combinada Discursivas Diretrizes Curriculares Nacionais Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia Regulamentações profissionais; Portarias regulatórias dos cursos Graus de Complexidade 5 Alternativas com graus de dados corretos, sendo uma delas a mais correta; Semelhanças na apresentação e no conteúdo; Precisão na diferenciação da correta; Demonstração de efetiva apropriação do conhecimento

O desempenho na prova gera o Conceito Enade O desempenho na prova gera o Conceito Enade É a média ponderada das notas padronizadas traduzidas em um conceito (1 a 5) Desempenho no Componente específico: 75%; Desempenho na Formação Geral: 25% A participação de 2 estudantes na prova gera Conceito Enade Demonstra a apropriação: dos conteúdos, habilidades e competências previstas nas Diretrizes Nacionais e o desenvolvimento da capacidade de aplicá-los na resolução dos principais problemas sociais; das capacidades gerais de: interpretação, análise, síntese, comparação, contradições, avaliação, argumentação.

ENADE Questionário do Estudante

Questionário do Estudante (QE) Investiga o perfil dos estudantes, a percepção em relação à sua formação acadêmica e afere dados pedagógicos e estruturais dos cursos. Ocorre no período de 26 de outubro a 25 de novembro de 2012, no site do Inep. site do Inep Único meio de acessar o local de prova; As respostas são sistematizadas pelo Inep que acompanha continuamente o desempenho dos cursos. Os resultados são utilizados para diagnosticar a qualidade dos cursos e atribuir-lhes notas, em particular, ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Questionário do Estudante Perfil dos estudantes Percepção sobre ambiente acadêmico de sua formação. a) Ensino; b) Pesquisa, c) Extensão d) Monitoria; e) Biblioteca; f) Instalações físicas; g) Questões didático-pedagógicas (insumos do CPC); h) Contribuição do curso para formação

Questionário do Estudante e CPC Computam somente A e B 5% calculo CPC Computa somente A 5% calculo CPC

Conceito Preliminar de Curso (CPC) Qualidade do curso englobando as dimensões pedagógicas, acadêmicas e de infra-estrutura. Gerado a partir de duas perspectivas e traduzido em uma nota (1 a 5) 1- Resultados do desempenho dos estudantes do ENADE (60%), sendo: a. 15% o desempenho dos concluintes; b. 15% o desempenho dos ingressantes; c. 30% o IDD. 2- Insumos (40%), sendo: d. 20% a titulação de doutores; e. 5% a titulação de mestres; f. 5% regime de trabalho docente parcial ou integral; g. 5% a infra-estrutura (aferido por meio dos resultados dos estudantes à questão 26 do QE); h. 5% questão pedagógica (aferido por meio dos resultados dos estudantes à questão 34 do QE);

Critérios de unificação de resultados Cursos de mesma nomenclatura oferecidos no mesmo município tem seus insumos unificados para geração dos conceitos do Enade (Enade e CPC); Esta unificação de resultados se estende para cursos de diferentes modalidades, presencial e EAD; O cadastramento dos cursos da EAD são realizados para vários municípios. O INEP utiliza a sede como referência de oferta da EAD; Mantendo-se tal política, os cursos da EAD e de Tubarão continuarão gerando resultados unificados.

Divulgação dos Resultados Publicados em novembro do ano subsequente; MEC/Inep não realizam ranking; A mídia explora resultados de forma não qualificada; Pesquisa em sites oficiais Na Unisul: Parceria com Marketing para divulgar o curso por meio dos resultados do Enade em todas as mídias; Acesso: Desempenho: Desempenhohttp:// Acesso aos resultados : resultados.html; Acesso aos resultados resultados.html ResultadosUnisul:

Impactos do Enade para Avaliação e Regulação da Instituição e dos Cursos Veja em: Avaliação e RegulaçãoAvaliação e Regulação Impactos do Enade para Avaliação e Regulação da Instituição e dos Cursos Veja em: Avaliação e RegulaçãoAvaliação e Regulação

Legislação Portaria MEC 40 (republicada em 29/12/10); Resolução CEE/SC 100 (22/11/2011); Termo de Cooperação CONAES/INEP e CEE/SC (assinado em 07/05/12);

Instituição A Unisul tem o seu recredenciamento institucional válido até Mantendo o IGC com nota 3 terá seu recredenciamento renovado automaticamente até esse prazo, sem a necessidade de solicitação de visita de Comissão Externa

Renovação de Reconhecimento de Cursos O ciclo do curso para efeitos de avaliação e regulação se inicia na geração dos resultados do Enade de um triênio do ciclo avaliativo e se estende até o próximo, quando novos resultados do Enade são gerados. O Conceito Referencial para Avaliação e Regulação é o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Cursos com CPC nota 5 Terão sua renovação de reconhecimento prorrogada automaticamente até a próxima publicação dos resultados do Enade. Serão dispensados da elaboração do processo de renovação de reconhecimento e do recebimento da visita da Comissão Externa para avaliação in loco.

Cursos com CPC notas 4 e 3 Serão dispensados da obrigatoriedade da visita da Comissão Externa para Avaliação in loco e terão sua renovação de reconhecimento prorrogada até a próxima publicação dos resultados do Enade.

Cursos com CPC notas 2 e 1 Deverão obrigatoriamente, no prazo de 30 dias após a publicação dos resultados do Enade, solicitar a renovação de reconhecimento com visita da Comissão Externa para avaliação in loco, devendo encaminhar o Processo e um Relato de Providências para aperfeiçoamento das condições do curso e do desempenho obtido.

Cursos que tem CPC Sem Conceito Deverão obrigatoriamente, no prazo de 30 dias após a publicação dos resultados do Enade, solicitar a renovação de reconhecimento com visita da Comissão Externa para avaliação in loco, devendo encaminhar o Processo de Reconhecimento

Cursos não avaliados pelo Enade Deverão obrigatoriamente, no prazo de 30 dias após a publicação dos resultados do Enade, solicitar a renovação de reconhecimento com visita da Comissão Externa para avaliação in loco, devendo encaminhar o Processo de Reconhecimento

Responsabilidades Responsabilidades das Secretarias GAA´s, TI Veja no site da Unisul: As responsabilidades de todos os envolvidos: cronograma.html As responsabilidades das Secretarias e GAAs responsabilidades/secretarias-e-gaas.html Responsabilidades Responsabilidades das Secretarias GAA´s, TI Veja no site da Unisul: As responsabilidades de todos os envolvidos: cronograma.html As responsabilidades das Secretarias e GAAs responsabilidades/secretarias-e-gaas.html

Secretarias e GAA´s SGE Ações Pré- inscrições 1.Até 06/06: Manter atualizado o cadastro dos cursos e dos coordenadores; 2.Até 05/07: elaborar regra para emissão dos relatórios do sistema para inscrição dos habilitados ao Enade 2012; 3.Até 16/07: solicitar a TI a emissão de relatório interno dos cursos do Enade para nortear a revisão de currículo dos estudantes concluintes, considerando os estudantes com carga horária definida em regra(relatório para uso interno da secretaria); 4.Até 23/07: solicitar à TI a atualização do Extrato de notas dos estudantes;

Secretarias e GAA´s 5.Até 27/07: solicitar junto à ASSIN o status dos estudantes em intercâmbio, fora do país e informar os Campi para dispensa de inscrição; 6.Até 01/08: enviar às Secretarias de Ensino a listagem dos estudantes de intercâmbio da ASSIN; 7.Até 06/08: encaminhar ás Secretarias de Ensino o relatório dos estudantes ingressantes e concluintes para nortear o processo de inscrição (incluindo os pólos);

Secretarias e GAA´s GAAS e Secretarias Ações Pré- inscrições 1.Até 03/08: fazer a gestão de todas as informações dos estudantes dos cursos do Enade/2012, desde o ingresso, para refletir no relatório de percentuais de forma correta: a) Revisão de currículo, b) Gestão de matrícula de veteranos e ingressantes; c) Aproveitamento de estudos e processos; d) AACAs; e) Colação de grau; f) Antecipação de colação de grau e em gabinete; 2.06/08: Retirar do relatório os estudantes dispensados em razão de atividades acadêmicas (intercâmbio) em Universidade conveniada; 3.Até 07/08: enviar aos Coordenadores de curso, o relatório dos estudantes habilitados (ingressantes e concluintes), incluídos os trancados, emitidos pela TI para inscrição:

Secretarias e GAA´s Ações de Inscrições 4.De 16/07 a 17/08: prestar apoio aos Coordenadores no processo de importação das inscrições, para o site do INEP, com suporte da TI; 5.De 21/08 a 30/08: fazer a gestão de: a) Indicação dos estudantes que não compareceram à colação de grau, para efetivação da inscrição; b) gestão de matrícula intempestiva de veteranos e de ingressantes; c) Aproveitamento intempestivo de estudos, processos e AACAs; d) Estudantes habilitados que não constam na lista da consulta pública e que foram identificados posteriormente; 6.De 21/08 a 30/08: prestar apoio aos Coordenadores no processo de importação das inscrições intempestivas, para o site do INEP, com suporte da TI.

Secretarias e GAA´s Ações Pós- Inscrições 7.A partir de 20/09: receber dos Coordenadores a listagem dos estudantes concluintes obrigados a participar da Prova e enviar para Proen para divulgação no site e envio de mensagens aos estudantes, via área de Gestão de Relacionamento; 8.De 31/10 a 04/11: organizar as listagens dos estudantes dos cursos presenciais obrigados a participar da Prova para aferição da freqüência no dia e planejar em parceria com os demais setores, a logística de acolhimento dos estudantes; 9.25/11: participar da logística de organização organização dos postos de recepção para acolhimento e coleta das assinaturas dos estudantes dos cursos presenciais após o término da Prova; 10.A partir de 20/12: receber dos Coordenadores de cursos as listagens dos estudantes participantes da Prova do Enade 2012, disponibilizadas no site do Inep: a) Manter arquivado como documento de guarda permanente; b) Registrar no histórico escolar a situação de regularidade dos estudantes no Enade.

TI Ações Pré-inscrições 1.A partir de 23/07: atualizar o extrato de notas dos estudantes; 2.06/08: a TI disponibiliza o relatório dos estudantes habilitados e dos trancados para a inscrição dos mesmos. Ações de Inscrições 3.De 16/07 a 17/08: prestar apoio aos Coordenadores no processo de importação das inscrições, para o site do INEP. 4.De 21/08 a 30/08: prestar apoio aos Coordenadores no processo de importação das inscrições intempestivas, para o site do INEP;