Material Dourado Como Recurso Para o Ensino de Produtos Notáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
Advertisements

PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Balanced Scorecard (BSC)
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PROPOSTA DE REVISÃO A SER SUBMETIDA À XXI ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA – AND.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
O Ensino de Probabilidade
O Ensino de Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho IMPA.
O Ensino de Probabilidade
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Representações na base decimal e binária
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Prof: Graciano Notação Científica.
PRODUTOS E FATORES: UMA QUESTÃO NOTÁVEL Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Centro Universitário Franciscano
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Mestrado Profissionalizante em Ensino de
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Centro Universitário Franciscano Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

Material Dourado Como Recurso Para o Ensino de Produtos Notáveis Professora-Aluna: LUCILENE DAL MEDICO Professora da Escola de Ensino Fundamental Cardeal Roncalli

Conteúdo proposto Objetivos propostos: Introdução do conteúdo de Produtos Notáveis utilizando o material “base dez” ou também chamado material dourado. Objetivos propostos: Construir os conceitos sobre produtos notáveis, por meio de atividades, utilizando o material “base dez”. Trabalhar com a noção de área e de perímetro de figuras geométricas. Representar as atividades por meio de desenhos. Desenvolver a comunicação oral e escrita.

Trajetória Formativa Minha formação é em Licenciatura Plena – Habilitação em Matemática - pela UNIJUÍ e Especialização em Educação Matemática também pela UNIJUÍ. Tenho dez anos de experiência profissional, sendo que iniciei minha carreira no magistério, com um contrato emergencial, sendo ainda aluna do 4º semestre do curso de licenciatura.

Atualmente trabalho em duas escolas públicas: Na Escola de Ensino Fundamental Cardeal Roncalli, leciono a disciplina de Matemática com duas turmas de sexta série e uma turma de sétima série, no período matutino. Trabalho nessa escola desde 1997. Na Escola Técina José Cañellas , leciono a disciplina de Matemática para duas turmas do 1º ano, uma do 2º ano e Matemática Financeira para o Técnico em Administração. Trabalho nessa escola desde 2006 no período noturno.

Contexto da Atividade Pedagógica Esta atividade ocorreu na 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cardeal Roncalli, no turno da manhã. A turma tinha 23 alunos.

ATIVIDADES INICIAIS Primeiramente distribui o material dourado e solicitei que os alunos representassem um quadrado.

2) Solicitei que os alunos representassem com o material dourado a seguinte expressão: (2 + 1)2 Nesta representação os alunos detalharam a composição das áreas que podem ser obtidas deste produto notável. 3) Indaguei como eles poderiam representar a área do quadrado de lado x +2, ou ainda, como poderiam representar (x + 2)2.

4) Pedi que os alunos construíssem um quadrado de lado x , cuja área é A= x.x = x2 Para resolver este problema, foi utilizado o seguinte material: Uma barra retangular de medidas x e 1, cuja área é A= x.1 = x Um quadrado pequeno de lado 1, cuja é A = 1.1 =1 que foi chamada de unidade. Com esses materiais os alunos formam retângulos observando a construção de sua base e altura, ou seja, comprimento e largura.

Multiplicação de Monômios por Polinômios 1) Com o material dourado solicitei aos alunos que formassem retângulos com as dimensões abaixo, desenhassem em seu caderno a figura obtida, interpretassem os resultados obtidos e escrevessem suas respectivas áreas. a) xcm e (x + 1)cm b) 3xcm e (x + 3)cm c) 2xcm e (x + 2)cm Obs: O primeiro termo foi chamado de altura e o 2º termo de base (ou largura e comprimento).

Fiz a seguinte indagação:como podemos representar um quadrado cujo lado mede x -1? A idéia de subtração foi explorada colocando uma barra sobreposta ao quadrado de lado x, indicando que estamos tirando ou subtraindo 2) Para que os alunos tivessem habilidade para efetuar as operações solicitei que construíssem as figuras correspondentes às seguinte operações: a) xcm e (x - 1)cm b) xcm e (x - 3)cm c) 2xcm e (x - 2)cm d) 3xcm e (x – 1)cm

Produtos Notáveis Para construir o conceito de Produto Notável, utilizei a multiplicação de polinômios e a noção de área de um quadrado utilizando o material dourado. Para tanto solicitei aos alunos que representassem a área dos quadrados de lados: a) x + 1 b) x + 2 c) x + 3 d) 2x + 1

Após solicitei que os alunos que explicassem como obtiveram o 1º, o 2º e o 3º termo do produto. Conclusão: Após a realização das atividades os alunos concluíram que o quadrado da soma de dois termos, é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o produto do 1º termo pelo 2º termo, mais o quadrado do 2º termo.

Do mesmo modo solicitei aos alunos que representassem os quadrados e calculassem a área considerando os seguintes lados: a) x – 1 b) x – 2 Solicitei que os alunos explicassem como obtiveram o 1º , o 2º e o 3º termo do produto e qual o sinal do 2º termo.

Conclusão: Após a realização das atividades os alunos concluíram que o quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, menos duas vezes produto do 1º termo pelo 2º termo, mais o quadrado do 2º termo.

A seguir pedi aos alunos que montassem os retângulos e determinassem a área, considerando os seguintes lados: a) (x-1) e (x +1) b) (x - 2) e (x + 2) c) (x + 3) e (x -3) d) (x + 4) e (x - 4) Depois de realizadas as atividades indaguei o que ocorreu de diferente dos outros exercícios: -Quanto ao número de termos obtidos; -Quanto a variação ou não do sinal.

Conclusão: Após a realização das atividades os alunos concluíram que o produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo menos o quadrado do 2º

Dificuldades encontradas: Inicialmente foi a de motivar os educandos para que se concentrassem nas atividades propostas, depois de terem manuseado o material. Depois foi a de encontrar as áreas quando o lado é maior que x. Exemplo:encontrar a área do quadrado de lado 2x + 2. Outra dificuldade foi a de construir um quadrado quando os lados são da forma , por exemplo,x+1 e x-1.

Por fim, atender cada grupo com suas dificuldades. Podemos concluir que as atividades desenvolvidas requerem maior habilidade do professor,uma vez que não se enquadram numa reprodução mecânica de regras e envolvem espaço de discussão em sala de aula.

Pontos Positivos: Os alunos conseguiram entender os conceitos ao invés de fixar apenas as fórmulas; Os alunos conseguiram fazer ligação entre o conceito de produto notável e a área de figuras geométricas. A aula tornou-se mais descontraída e ajudou os alunos a adquirirem o gosto pela matemática.

Promoveu a discussão entre os grupos e o compartilhamento de idéias, tornando a aula mais rica e significativa.

Avaliação 1º) Uma parte da avaliação foi o relato das atividades construídas, em que os alunos, em grupo, fizeram o desenho das figuras e colocaram as suas respectivas áreas. 2º) Escreveram um texto narrando as atividades desenvolvidas na sala de aula, indicando se conseguiram entender o conteúdo e, em caso contrário, quais a dificuldades que encontraram.

Considerações Finais Ao finalizar este trabalho, posso dizer o quanto foi significativo e produtivo, tanto para os alunos como para a professora. Através dessa metodologia, os alunos conseguiram comunicar suas idéias, refletir sobre suas ações e escrever o que estavam realizando, o que contribuiu assim, para melhorar a qualidade da compreensão do conhecimento matemático trabalhado.