1 Fóruns de Discussão: Instrumento de Apoio à Formação de Recursos Humanos e à Gestão do Conhecimento Ilan CHAMOVITZ Novembro/2010 FGV.

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1 Fóruns de Discussão: Instrumento de Apoio à Formação de Recursos Humanos e à Gestão do Conhecimento Ilan CHAMOVITZ Novembro/2010 FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas

2 Um fórum pode ser definido como um local determinado onde um grupo se reúne e debate, com objetivos mais ou menos definidos. Pode existir para organizar ideias, construir o conhecimento, compartilhar a informação e/ou tomar decisões. Pode- se trazer como exemplo, o Fórum Social Mundial, o Fórum Mundial Econômico e o Fórum Mundial de Educação.

3 Assim como o correio eletrônico (também conhecido como ou eletronic-mail,) e blog (ou web-log) os fóruns possuem algumas características específicas: n Podem ser utilizados com mensagens de 1 para N participantes. n Permitem que o participante tenha mais tempo para pensar nas respostas. n Oferecem o tempo necessário para que o contexto de um determinado trecho seja encontrado. n Resultam em mensagens com menos erros. n O ritmo para a escrita é mais suave, dado que o receptor não está aguardando a mensagem no exato momento em que está sendo preparada. n Permite a flexibilidade de horário. Os participantes podem preparar o que vão escrever e, assim, tornam-se menos tímidos.

4 A avaliação dos fóruns foi estruturada em 5 aspectos principais: n Propósito – indica a função da avaliação: diagnóstica, formativa ou somativa n Justificativa – sugere, em função do público-alvo e da demanda, por quê o fórum foi criado. Divide-se em Política, Educativa, Social e Profissional. n Escopo – o fórum pode ser utilizado para avaliação de indivíduos, de uma instituição ou da sociedade. n Planejamento – elemento fundamental para a construção e sucesso da implantação de fóruns para a avaliação, o planejamento consiste em definir estratégias, métodos, procedimentos, instrumentos. Além disso, deve-se definir qual será o foco utilizado na coleta de dados e na recuperação da informação: se o resultado será relativo a participantes, ao fórum, ao tema, ou se avalia as mensagens. Atores – Os atores que participam de uma avaliação podem exercer papeis distintos: solicitante (destinatário), avaliadores, avaliados, aplicadores, analista, projetista.

5 Como os fóruns vêm sendo usados como fóruns virtuais educacionais? n Objetivos explícitos – Como foi mencionado anteriormente, todo fórum é estabelecido com algum objetivo geral. Contudo, os fóruns educacionais diferenciam-se claramente por terem objetivos específicos de ensino-aprendizagem, relacionados a um ou mais tópicos da matéria, com prazos para serem atingidos. n Referencial teórico – Os fóruns com fins educacionais surgem e crescem no bojo do paradigma construtivista sócio-interacionista que fundamenta boa parte dos modelos pedagógicos da atualidade. n Tarefa – São atividades teóricas ou práticas que deixam claramente explícito o objetivo que se espera alcançar, mas que pouco é antecipado sobre como fazer para chegar lá, realizadas coletivamente e que, em geral, mobilizam diversos tópicos de conteúdo da matéria. (ROVAI, 2007) n Participação – Há a preocupação em registrar a participação dos estudantes e do professor sob o ponto de vista quantitativo em um arquivo de Log. (MAZZOLINI & MADISON, 2007) n Interação – Representação da participação dos estudantes e do professor sob o ponto de vista da sua qualificação (passiva, pró-ativa, operativas, colaborativas, cooperativas). Alguns estudos visam criar instrumentos de medição para avaliar a interação dos participantes, por meio de ferramentas visuais, como por exemplo, estruturas em grafos. (FUKS et.al, 2005)

6 Como os fóruns vêm sendo usados como fóruns virtuais educacionais? n Mediação – A forma de atuação entre os N+1 (N estudantes e um moderador) participantes é investigada. Em estudos de linguística, por exemplo, foram identificadas as mudanças de posicionamento durante a mediação, por meio dos termos utilizados nas mensagens. Por exemplo, falsas perguntas, do tipo Você já pensou nesta outra possibilidade? podem preservar a face de um participante, deixando-o motivado a repensar uma resposta errada. (PAIVA & RODRIGUES-JUNIOR, 2007). n Assunção de papéis – Tanto o moderador quanto os participantes podem assumir diversos papéis, conscientes ou não. Assim, as intenções dos participantes podem ser analisadas (YANG et al. 2007). O perfil do moderador pode ser mais próximo de uma orientação em um dado momento; em outro, pode estar lado-a-lado com os estudantes, utilizando linguagem semelhante, de forma cooperativa. (CHEN & CHIU, 2006) n Avaliação – Por ser inerente ao projeto de ensino-aprendizado, estão sendo introduzidos processos e instrumentos de avaliação cada vez mais sofisticado, notadamente relacionados à avaliação formativa e à avaliação pelos pares. n Canal – A interface dos fóruns educacionais tem sido estudada com o objetivo de tornar o debate mais agradável e de facilitar a inteligibilidade das leituras das mensagens. A estrutura de fóruns podem ser lineares, em árvore (grafos unidirecionais) ou em grafos (PONTES et al. 2004).

7 AssuntoTó-picos Qtd Msgs Última 1discussões gerais sobre ead /setembro/2010 às 22:33 2eventos – congressos, seminários, simpósios e outros /setembro/2010 às 16:15 3embrapa /julho/2010 às 19:31 4disciplinas livres /setembro/2010 às 11:57 5mba bb direito – mba executivo em direito bancário /setembro/2010 às 20:52 6programa diálogo /agosto/2010 às 17:36 7café virtual e aniversariantes /setembro/2010 às 14:01 8séries estratégicas /setembro/2010 às 10:44 9graduação tecnológica em processos gerenciais /julho/2010 às 19:28 10mba banco do brasil e programa refazendo o caminho /setembro/2010 às 17:39 11rede management - Disciplinas Complementares e Fundamentos /agosto/2010 às 19:37 12mba executivo em administração de empresas /setembro/2010 às 10:09 13melhores práticas de tutoria no fgv online168 12/setembro/2010 às 16:36 14mba executivo em finanças /setembro/2010 às 10:17 15certificação de qualidade /agosto/2010 às 13:42 16mba executivo em marketing /setembro/2010 às 18:29 17troca de currículos136 24/agosto/2010 às 11:40 18sebrae - Cursos de Extensão /agosto/2010 às 18:57 19mba executivo em gestão pública /setembro/2010 às 18:34 20mba executivo internacional em gerenciamento de projetos /setembro/2010 às 18:38 21ibge - MBA Executivo a Distância em Gestão na Adm Pública /setembro/2010 às 21:07 22divulgação de artigos, revistas, dissertações, teses e livro124 11/agosto/2010 às 09:01 23mba bradesco - MBA Exec em Adm de Emp com Ênfase em Banking /setembro/2010 às 11:26 24informes da coordenação de tutoria122 21/setembro/2010 às 10:12 25mba exército - MBA Exec em Gestão /julho/2010 às 14:21

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9 Conclusão: n A criação de um espaço para debates, se bem utilizado, pode auxiliar na formação de recursos humanos. O conhecimento construído coletivamente, em um fórum, é um ativo intangível. Pesquisas podem ser desenvolvidas a partir das ideias discutidas no fórum. Também podem ser considerados objetos de estudo vários outros aspectos, que podem ser utilizados para a formação e acompanhamento em processos educacionais como, por exemplo, a estrutura de ideias do participante, a forma de conduta durante uma situação de conflito de ideias, a maneira de comunicar seus pensamentos e sentimentos. n A decisão da coordenação em abrir o espaço da CVP para os tutores pode ser avaliada como positiva e é evidenciada pela quantidade e qualidade das discussões, tanto as que abordam aspectos educacionais - específicos das disciplinas, quanto aquelas que abordam aspectos sociais, de gestão educacional e profissional.

10 Fóruns de Discussão: Instrumento de Apoio à Formação de Recursos Humanos e à Gestão do Conhecimento Ilan CHAMOVITZ Novembro/2010 FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas