Como escrever um bom business plan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Como escrever um bom business plan
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Fernando Carvalho Faião
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
Gestão de Crises.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Implantação do Sistema MRP II
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Fazendo Slides no Power Point
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Supply Chain Management
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
B.2. As Habilidades Gerenciais
Arquitetura de Sistemas de Informação
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Mario H. Marins Natália Fialho
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
App mobile de voluntariado com Geolocalização
CONSULTORAS E REVENDEDORAS ON-LINE
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
The Data Warehouse Toolkit
Planos de Negócios que Dão Certo José Dornelas www. josedornelas. com
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
EP Empreendedorismo e Plano de Negócios
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Objetivos e Metas de Marketing
M. Sc. Engineering Policy and Technology Management Miguel Amaral Teresa Costa 28 Fev 2003 AN OVERVIEW OF INNOVATION Stephen J. Kline and Nathan Rosenberg.
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Marketing Intelligence BRAZIL “The Strategic Positioning” Amanda Avedissian Workshop Inteligência Competitiva Outubro/2001.
Copyright © 2005 José Dornelas – Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios) Prof. Dr. José Dornelas.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
Transcrição da apresentação:

Como escrever um bom business plan Prof. Dr. José Dornelas

O processo empreendedor Identificar e Desenvolver o Determinar e Captar Gerenciar a avaliar a Plano de Negócios os recursos empresa criada oportunidade 1. Sumário Executivo necessários estilo de gestão criação e abrangência 2. O Conceito do Negócio recursos pessoais fatores críticos de da oportunidade 3. Equipe de Gestão recursos de amigos sucesso valores percebidos e 4. Mercado e e parentes identificar problemas reais da oportunidade Competidores angels atuais e potenciais riscos e retornos da 5. Marketing e Vendas capitalistas de risco implementar um oportunidade 6. Estrutura e Operação bancos sistema de controle oportunidade versus 7. Análise Estratégica governo profissionalizar a habilidades e metas 8. Plano Financeiro incubadoras gestão pessoais Anexos entrar em novos situação dos mercados competidores

Como ser bem sucedido Fatores críticos de sucesso: 1) Uma excelente equipe de gestão 2) Um bom plano de negócios 3) Uma idéia realmente inovadora 4) Networking 5) Trabalho, trabalho, muito trabalho...

Fases do financiamento empreendedor Semente ou Conceito apenas a idéia sem equipe sem PN economias pessoais Startup equipe inicial primeiro PN incubadoras seed money angels VC (?) Primeiro Estágio crescimento VC (1a. rodada) publicidade equipe profissional Segundo Estágio pressão do VC1 VC (2a. rodada) saída do VC1 participação menor aquisições Terceiro Estágio preparar IPO aquisições saída do VC2 participação ainda menor Colheita IPO saída do empreendedor inicial em busca do lucro

Roadmap for the Journey 5 objetivos de um PN Testar a viabilidade de um conceito de negócio Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia Atrair recursos $$$ Transmitir credibilidade Desenvolver a equipe de gestão! Roadmap for the Journey

Por que escrever um Plano de Negócios? Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio Para gerenciar de maneira mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Para monitorar o dia-a-dia da empresa Para conseguir FINANCIAMENTOS e recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores etc DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School)

Por que não escrever um Plano de Negócios? Eu não necessito de um Eu tenho um em minha cabeça “The finest memory is not firm as written ink” (Lao-Tse) Eu não sei como começar Eu não tenho tempo Eu não sou bom com os números...

Aspectos Chave do Plano de Negócios O Plano de Negócios deve focar principalmente três questões: Conte sua história! Em que negócio você está? O quê você (realmente) vende? Qual é o seu mercado alvo?

Aspectos Chave da história Oportunidade, mercado, clientes Capacidade gerencial de implementação Recursos mínimos requeridos (pessoas, infra, etc) Estratégia de entrada e visão de crescimento Recursos $$ requeridos, fluxo de caixa, acordo etc Premissas e análise de riscos Opções de “colheita” (VC, aquisição, saída do negócio) Cronograma

Possíveis Públicos-Alvos de um Plano de Negócios Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, FIESP etc) Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas Bancos: para outorgar financiamentos para equipamentos Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados Fornecedores: para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria prima A própria empresa: para comunicação interna da Gerência com Conselho de Administração e com os empregados Os clientes potenciais: para vender a idéia e o produto/serviço

O que é o Plano de Negócios? É uma ferramenta de gestão para: aprendizagem e auto-conhecimento: organização e explicitação de idéias cooperação: comunicação interna convencimento: comunicação externa; obtenção de $$$ navegação: planejamento e monitoração do negócio

O que contém o Plano de Negócios de uma empresa? 1 - Capa 2 - Sumário 3 - Sumário Executivo 4 - Planejamento Estratégico do Negócio 5 - Descrição da Empresa 6 - Produtos e Serviços 7 - Análise de Mercado 8 - Estratégias de Marketing 9 - Plano Financeiro 10 - Anexos Obs.: Vide estruturas do livro “Empreendedorismo” e definir a mais adequada ao seu negócio

O que contém o Plano de Negócios de uma empresa? Estrutura 2 1 - Capa 2 - Sumário 3 - Sumário Executivo 4 - Descrição da Empresa 5 - Análise Estratégica 6 - Produtos e Serviços 7 - Mercado e Competidores 8 - Marketing e Vendas 9 - Plano Financeiro 10 - Anexos Plano de Negócios

Estrutura 3 (MIT - The nuts and bolts of bplans) Mission Statement 1 paragraph Elevator Speech 30 seconds Executive Summary 2-5 pages PowerPoint Presentation 10-15 minutes Full Business Plan 20-30 pages Financial Projections Technology Intellectual Property Market Analysis Competitive Analysis Sales and Distribution Team Detailed Support/Foundation Copyright MIT, Joe Hadzima

Estrutura 3 (MIT - The nuts and bolts of bplans) A estrutura ensinada no MIT Executive Summary The Opportunity and the Company and its Services/Products Market Research/Analysis Economics of the Business Marketing Plan Design and Development Plan Manufacturing and Operations Plan Management Team Schedule Critical Risks, Problems and Assumptions The Financial Plan Appendices

Estrutura 4 - Babson (sua história faz sentido?) Economics, Financials Operations Market Strategy Analysis Industry, Company, Product Executive Summary Team Critical Risks Timeline, Milestones Proposed Offering Development

Estrutura 5 Corporate Business Plan BEE - Babson College Executive Summary Industry Analysis Fitting the Opportunity and the Organization Marketing Plan and Market Research Management Team Operating Plan Financial Plan Critical Risks and Success Factors Project Schedule, Deadlines, and Benchmarks Nature of Deal/Proposed Investment

Qual o tamanho de um Plano de Negócios? Plano de Negócios completo: 15 a 40 páginas mais anexos. Plano de Negócios resumido: 10 a 15 páginas. Plano de Negócios Operacional: tamanho variável; uso interno.

Como escrever um PN Modelo Linear Modelo Interativo Desenvolvimento OK? Mkt Oper. Desenv. Anexos Modelo Interativo Desenvolvimento Marketing Operações Plano de Negócios Finanças Copyright Babson College, Zacharakis 2001

Como escrever um PN em 12 passos (Zach, 2001)

Sumário Executivo O quê? Como? Quanto? Onde? Quando? Por quê? É a parte mais importante do Plano de Negócios Deve ser feito por último! Deve responder às perguntas: O quê? Como? Quanto? Onde? Quando? Por quê?

Sumário Executivo (1 ou 2 páginas) 1. O conceito do negócio -------- 2. A oportunidade e a estratégia 3. O mercado alvo, concorrência e as projeções 4. As vantagens competitivas 5. The Economics, Profitability, and Harvest Potential 6. A equipe 7. A oferta Sumário Executivo (1 ou 2 páginas)

Sumário Executivo O SE é o PN em miniatura!!!!!! O SE diz: Quem você é Qual é sua estratégia/visão O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo Qual é seu mercado Quanto $$ você precisa e o que fará com ele Quais são suas vantagens competitivas O SE não é: Um resumo do PN Uma introdução Um prefácio Uma coletânia de “highlights” O SE é o PN em miniatura!!!!!!

O conteúdo do plano A oportunidade Qual é a oportunidade/mercado? Quão grande é esse mercado? Quais são as tendências deste mercado? Qual a velocidade de crescimento?

O conteúdo do plano A análise de mercado Segmento de mercado Seu foco/nicho O que já existe no mercado (produtos/ serviços similares) Competidores Vantagens competitivas

O conteúdo do plano A análise econômica do negócio margens praticadas potencial de lucro custos fixos e variáveis mês do breakeven mês para o fluxo de caixa positivo

O conteúdo do plano O plano de marketing Estratégia de mkt posicionamento do produto/serviço preço canais distribuição como você chegará até seu cliente? publicidade e promoção

O conteúdo do plano O plano de desenvolvimento qual é o estágio atual de desenvolvimento do produto/empresa tempo e recursos necessários para atingir metas análise de riscos

O conteúdo do plano Propriedade intelectual você tem patentes? como você se compara com os competidores neste aspecto? tecnologia (própria ou de outros?)

O conteúdo do plano Operacional ciclo operacional localização e infra terceiros e parceiros regulamentações, certificações... produção

O conteúdo do plano O time perfil e experiência de cada um o time é multidisciplinar e complementar? apoio externo: board, profissionais, consultores...

O conteúdo do plano $$$ situação atual da empresa projeções para 5 anos: P&L Fluxo de caixa Balanço Não esquecer: ponto de equilíbrio Não esquecer: mostrar todas as premissas usadas nas projeções $$ necessários (usos e fontes) Valuation???

Dicas finais revise o plano (consultores, professores, board) mostre o que você está oferecendo faça cenários faça uma apresentação ppt de 12 slides/15minutos seja objetivo use gráficos e tabelas evite excessos: coloque em anexo faça sua própria planilha (evite formatos padrões de softwares) referencie todas os dados que não são seus preocupe-se com a aparência do plano encaderne de forma que seja de fácil manuseio faça várias versões do plano para cada público alvo diferente faça ainda um SE estendido (3 a 5 pg)

Onde buscar ajuda e obter informações INCUBADORAS DE EMPRESAS UNIVERSIDADES SEBRAE/PATME GOVERNO (FINEP/INOVAR; BNDES; FAPESP/PIPE; CNPQ/RHAE; SOFTEX/GENESIS...) SITES NA INTERNET: www.planodenegocios.com.br www.businessplan.com www.bplan.com www.inc.com www.anprotec.org.br www.endeavor.org.br EVENTOS Venture Forum:www.venturecapital.com.br