GESTÃO SUSTENTÁVEL DE PAPEIS NA FMB Botucatu, JUNHO/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Professor: José Borelli Neto
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Cidades Sustentáveis : instrumentos CAIXA para apoiar o planejamento ambiental Mara Luísa Alvim Motta Gerência Nacional de Meio Ambiente.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Londrina, 5 de outubro de 2012 Márcia Cotta Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
UFJF/ Galpão Arquitetura
Supply Chain Management
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Controle de Poluição da Industria de Alimentos
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Temas sobre Licitações e Contratos
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.
Secretaria de Comunicação
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Organização e Redução de Custos
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
Conselho Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938/81 - Artigos 6º e 8º
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
1 Sistema do Processo Legislativo Roberto da Silva Depto. de Informática e Desenvolvimento Organizacional.
INDÚSTRIA DO COURO / MEIO AMBIENTE
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
A3P Agenda Ambiental na Administração Pública em São Paulo
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Para cumprimento do Decreto /07
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE PAPEIS NA FMB Botucatu, JUNHO/2012

Ampliação do escopo de atuação de uma Universidade como a UNESP, no sentido de enfatizar a busca por soluções ambientais e assumir administrativamente essa necessidade. PDI

Implantação da gestão energética voltada ao uso racional dos recursos nas unidades do poder público estadual – com o intuito de: dar bons exemplos à sociedade e incentivar práticas de governança. Secretaria de Energia do Estado de São Paulo

CONCEITOS IMPORTANTES: - Ambiente - Sustentabilidade

OUTROS FATORES IMPORTANTES perda de energia (ecologia) poluição (dioxinas) custos financeiros custos trabalhistas e saúde do trabalhador custo social (cooperativas de reciclagem)

-5 R´S * Repensar - repense no costume de consumir e descartar. * Recusar - recuse os produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde. * Reduzir - reduza o consumo desnecessário. * Reutilizar - reutilize e recupere ao máximo antes de descartar. * Reciclar - recicle materiais.

INICIATIVAS AMBIENTAIS NA FMB 1.Comissão de Ética Ambiental (antiga Comissão de Resíduos) 2.Levantamento quantitativo de resíduos da FMB 3.Projeto UNESP Sustentável - Uso de copos descartáveis: repensando nossas práticas para a sustentabilidade ambiental – Profa. Dra. Karina Pavão 4.Leilão para venda de sucatas (exceto informática)

Abrigo de lixeiras na Administração

COLETA SELETIVA NA FMB ABRIGO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS HC/FMB

Outsourcing de Impressão Consiste na terceirização do serviço com a locação, manutenção e atualização de equipamentos, fornecimento de suprimentos e o gerenciamento através de software específico de todo o sistema de impressão da empresa. Justificativa:Economia Controle de utilização e custos por usuário Agilidade e padronização na produtividade gráfica Foco na atividade-fim, portanto redução do volume de impressão Aumento da estrutura, se necessário Gerir o estoque e reposição contínua de suprimento Disponibilidade de equipamento backup Assistência Técnica no usuário Gerir o lixo eletrônico: redução dos resíduos, descarte ou venda de equipamentos fora de uso

Lixo eletrônico

Posto de coleta de óleo de cozinha usado

Propostas em andamento COMPOSTAGEM DE MATERIAIS ORGANICOS (ex. maravalha Laboratórios Experimentais) Parceria com o Instituto de Biociências e FCA

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE AGUA PLUVIAL PARA UTILIZAÇÃO EM JARDINAGEM: PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO NO PRÉDIO DA CENTRAL DE AULAS ANEXOS ACADÊMICOS

SUBSTITUIÇÃO DE CAIXAS ACOPLADAS CONVENCIONAIS POR CAIXAS ACOPLADAS COM ACIONAMENTO SELETIVO NOS SANITÁRIOS SUBSTITUIÇÃO DE VÁLVULAS DE DESCARGA CONVENCIONAIS POR VALVULAS COM ACIONAMENTO SELETIVO NOS SANITÁRIOS

SUBSTITUIÇÃO DE TORNEIRAS CONVENCIONAIS POR TORNEIRAS COM ACIONAMENTO AUTOMATICO TEMPORIZADO IMPLANTAÇÃO DE TORNEIRAS ELETRONICAS COM ACIONAMENTO AUTOMATICO TEMPORIZADO NO SALÃO NOBRE

IMPLANTAÇÃO DE SENSORES DE PRESENÇA PARA ACIONAMENTO AUTOMÁTICO DE LUMINÁRIAS EM CORREDORES E BANHEIROS

SUBSTITUIÇÃO GRADUAL E PROGRAMADA DE EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO DO TIPO JANELA POR SPLIT COM SELO PROCEL, CLASSIFICAÇÃO A PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO

Situação atual dos resíduos junho 2012 LocalRecicláveis ( g/sem)Orgânicos (g/sem) C. memória ADM Central aulas Salão nobre Manutenção Camed/Caenf Nead/STI Anexo Azul A. Vermelho A Verde A Pêssego

Situação atual dos resíduos junho 2012 LocalRecicláveis ( g/sem)Orgânicos (g/sem) CSE Vila ferroviária1.000 Anfi Pato5.400 Transporte Casa servidores3.600 STI3.100 Lab. Experimentais

Situação atual dos resíduos da FMB - junho 2012 Total de recicláveis gerados/mês1.024,0 Kg Total de orgânicos gerados/mês1.270,2 Kg Resíduos Biológicos413,0 Kg Químicos9,0 Kg Total geral/mês2.717,0 Kg

Destino dos resíduos papéis: Situação atual Incineração x Reciclagem x Lixão (aterro)

INCINERADOR ATUAL DO CAMPUS

PROPOSTAS DE TRABALHO 1- Analisar geração de resíduos nos locais de trabalho 2- Construção de propostas para uso sustentável de papéis na FMB

Propostas Resíduo Gerado RepensarRecus ar ReduzirReaproveitarReciclar Papel sulfite novo Adquirir papel reciclado s Utilizar meios digitais. s. Sistema de protocolo com recebime nto. Scaner Imprimir frente e verso Rascunhos Cestos Blocos na gráfica espiral Relação de remess a Imprimir em apenas uma via Verificar sistema de informáti ca para imprimir 1 via Imprimir 3 protocolos diferentes no mesmo Papel. Utilizar o restante para rascunho organic o Utilizar cesto para organicos Com lista explicativ a Pagina da comissão com informati vos

Resíduo Gerado RepensarRecus ar ReduzirReaproveit ar Reciclar provasfragmen tadora coposcanecas

Recursos necessários Atores

IDÉIAS E SUGESTÕES: COMISSÃO DE ÉTICA AMBIENTAL Presidente: Adriana Polacchini do Valle Membros: Nadia, Maria Jose, Vanessa, Marcos, Georgette,Karina, Rosana Secretária: Walderiana GTDRH, sidney