RECURSOS NATURAIS Grupo 1 Rondonópolis - Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPROMISO CON TU APRENDIZAJE
Advertisements

REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Política Nacional de Meio Ambiente
26/10/2010 Pró-Reitoria de Extensão Ações e Resultados após o II Fórum de Desenvolvimento Integrado do Sul de Minas.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
CALENDÁRIO ECOLÓGICO 2010.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.

ENGENHARIA E ARQUITETURA
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Secretaria de Comunicação
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Ricardo Carneiro Áreas de Preservação Permanente
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
CONAMA Câmara Técnica de Educação Ambiental 11 de setembro de 2003 Ações Educativas e de Capacitação da ANA Herbert O. R. Schubart Superintendência de.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Apresentação Institucional FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA LOCAL: SALA DOS CONSELHOS. DATA: 21 de maio de 2013 HORÁRIO: Das 8:30h às 13h CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
PROF.HIROSHI P. YOSHIZANE CESET – UNICAMP – LIMEIRA
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS FAPEAL FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS.
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
ÁREA ECONOMICA Grupo OBJETIVO 3 P a r a n a í t a.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DA ORÃÇÃO “ORAÇÃO MUDA AS COISAS”
Vetores continuação.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Ria Slides VINTE DICAS PARA O SUCESSO. Clique para avançar.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS NATURAIS Grupo 1 Rondonópolis - Ambiental

PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Ronaldo DrescherCuiabáAssessor Tec. Casa Civil 02Jose Alexandre GolemoCuiabáAssessor de Gestão SECITES 03Geraldo Donizete DivinoCuiabáCoordenador Turismo Rural SEDTUR 04Manoel Jose da SilvaRondonópolisTécnico da FEMA 05Márcia Liziani AraújoRondonópolisBióloga da FEMA 06Mara Patrícia PaesRondonópolisBióloga do IBAMA 07Milton Jorge SiqueiraRondonópolisPresidente do STR 08Jose Rodrigues Campos LopesRondonópolisChefe Depto Agropecuário 09Marcos Vinius Paes de BarrosCuiabáChefe Depto METAMAT 10André B. OliveiraCuiabáDir.Adm.Fin.METAMET 11Arlindo Ferreira de LimaRondonópolisExtensão Rural da EMPAER 12Valto Gabriel da SilvaRondonópolisTécnico INDEA 13João R. de SouzaRondonópolisPecuarista 14Ademir da SilvaRondonópolisVereador 15Lindomar Alves da Silva Rondonópolis Fiscal Meio Amb. Prefeitura 16William César Sampaio Cuiabá Gestor Governamental SEPLAN 17Jesus S. OliveiraJaciaraMonitor de Turismo 18Flavia Izabel Carlini Rondonópolis Tec. Ação Social 19Sinval Vilela Carvalho Guiratinga Vereador 20 21

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS 6 - Apoiar alternativas econômicas para segmentos da população que desenvolvem atividades degradadoras do meio ambiente; 7 – Reforçar a capacidade de ação dos órgãos públicos responsáveis pela proteção e controle ambiental; 8 – Promover o desenvolvimento do ecoturismo sustentável.

Projetos prioritários Projetos referentes as estratégias 0, 1 e 5 (Não foram indicados projetos)

Projetos referentes a estratégia Capacitação, pelas Universidades, de professores do ensino básico para a educação ambiental Promover campanhas de mobilização social em torno da conservação do patrimônio natural envolvendo as comunidades e instituições públicas e privadas. Projetos referentes a estratégia Recuperação de áreas críticas degradadas das bacias dos Rios São Lourenço, Vermelho (Areia e Arareau), Bandeira, Tenente Amaral e Garças Reflorestamento das margens dos rios e rodovias com produção de mudas de espécies nativas em um viveiro regional Implantação de um pólo de psicultura através de um centro de produção de alevinos, inclusive para repovoamento dos rios.

Projetos referentes a estratégia Proteção e conservação das nascentes das bacias hidrográficas da região; Projeto referentes a estratégias Apoiar a constituição e formação de iniciativas de Cooperativismo e o Associativismo; Apoiar o desenvolvimento da fruticultura da região;

Projetos referentes a estratégia – Promover integração das ações dos órgãos ambientais de nível estadual e municipal; 7.2 – Apoiar os municípios na constituição e funcionamento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e na elaboração da Legislação Ambiental Municipal; 7.3 – Implantação do Batalhão de Polícia Florestal na região; 7.4 – Promoção de parcerias com organizações da sociedade; 7.5 – Constituição e qualificação de agentes comunitários ambientais.

Projetos referentes a estratégia – Desenvolvimento do Ecoturismo através da organização de inventários, roteiros turísticas, sinalizações turística e incentivo aos empreendedores.

Outras sugestões 1.Incentivar a exploração racional e sustentável dos recursos minerais (calcário, pedras preciosas e semi-preciosas), incluindo sua industrialização local; 2.Implantar um centro integrado de ensino, pesquisa e desenvolvimento orientado para as áreas de agronomias, zootecnia e outras, envolvendo as Universidades públicas e privadas, o CENFOR, Fundação Mato Grosso, EMPAER e EMBRAPA; 3.Exploração turísticas dos atrativos naturais da região (cachoeiras e águas termais);

4.Condicionar o repasse de ICMS ecológico ao cumprimento pelos municípios dos seguintes critérios: 4.1 – Existência de legislação ambiental municipal; 4.2 – Existência de C.M.M.A; 4.3 – Existência de fundo ambiental municipal; 4.4. – Existência de órgão ambiental municipal; 5.Mudar a denominação da Polícia Florestal para Polícia Ambiental; 6.Manutenção e fortalecimento do JUVAM.