Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no Espaço Aberto Escola em 2011. PROJETO HIDROPONIA O Projeto Hidroponia foi elaborado através de uma roda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
César Paulo Moreira Leite
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Professora Ticyara Halik Smanioto Vicente
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
a melhoria da aprendizagem
A Escola e as Mudanças Sociais
WebQuest Início e Formação do Universo !
Educação Ambiental - GPEEA
PSTE: Simone Wrzecionek
ACREDITE SE QUISER.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
O Segredo do Sucesso.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Percepção do Espaço Pela Criança
LEILÃO DE JARDIM.
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
O SABER CUIDAR DA SAÚDE OS ALUNOS PERGUNTARAM COMO TEMA DE CASA,UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE CUIDAR DA SAÚDE . A MAIORIA DOS PAIS DISSERAM QUE TOMAR CHÁ.
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Eu morava numa floresta e entre as árvores que estavam ao meu redor, era eu a mais bela.
ACREDITE SE QUISER.
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Sombra Professor: Pedro Ramos - 1º ciclo Alunos: Ieza Souza, João Lopes, Luís Fonseca,
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ESPBS Alunos: Ana Cristina, Tiago André, Tiago Manuel Professores: João Carneiro Escola.
COLLAGE Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de.
Projecto promovido pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves – Porto. 2º projecto de “Jardins portáteis”. Com o objectivo de favorecer uma aproximação.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
“Horta na Escola” “Conscientização Ambiental.”
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE VIZELA
PROJETO INTERDISCIPLINAR PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Como fazer um jardim vertical
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Horta no Centro Centro Paroquial de S. Bernardo Fevereiro 2011.
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Trabalho realizado por:
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DÉBORA ALVES DE MATOS PONTES 1 ; ANNA ADELAIDE MELO MIRANDA 1 ; BEATRIZ CUNHA.
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EPPV - Solar Alunos: Bruno Silveira; Flávio Rosa; Vitor Figueiredo Professores: Duarte.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O COLORIDO DAS ARTES.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
PROJETO ALECRIM.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
ESPAÇO SÓCIO-AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO SISTEMA DE PRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no Espaço Aberto Escola em 2011. PROJETO HIDROPONIA O Projeto Hidroponia foi elaborado através de uma roda de conversa sobre o que gostaríamos de desenvolver em nossa Escola.

O que é Hidroponia? É uma técnica onde as plantas se desenvolvem sem solo, porém as raízes absorvem os nutrientes através de uma solução nutritiva balanceada. Esta prática é milenar. Na China era empregada há 2.000 anos e, no Brasil , começou a tomar vulto a partir de 1990.

Educação Ambiental - Espaço Aberto Escola 2011 Projeto Hidroponia

CONSTRUÇÃO DA PLACA DE SUPORTE Antes de montarmos a placa, pintamos as tábuas e serramos os caibros para,em seguida , aparafusarmos as tábuas junto aos caibros.

Para colocarmos os parafusos, medimos a espessura e o comprimento das tábuas para ,em seguida ,realizarmos a perfuração necessária.

Os alunos trouxeram de casa as garrafas PET e cada um deles nelas realizou uma pintura , ilustração ou colagem com tema livre.

Para realizar a pintura com tinta plástica, as garrafas de PET receberam um banho de verniz, que permitiu a aderência da tinta. PROJETO HIDROPONIA

PROJETO HIDROPONIA As garrafas PET foram recortadas com tesoura no comprimento , permitindo, assim, fazer o suporte para as plantas.

A participação de todos nas decisões proporcionou o olhar individual dos alunos e a necessidade de seguirmos juntos para realizarmos o nosso objetivo.

Os temas livres utilizados na ilustração das garrafas PET adentraram na imaginação e no mundo de cada aluno, trabalhando suas habilidades e a importância da concentração durante a atividade.

Antes da colocação das garrafas PET na placa de madeira, tivemos que observar o caimento da água, que aconteceria de uma garrafa para outra.

Ao darmos forma ao que tínhamos projetado, podíamos notar, no olhar, nos gestos e na fisionomia dos alunos, uma realização não só individual , mas, sim, coletiva.

O trabalho em grupo proporciona momentos importantes, onde é necessário ser trabalhado o respeito e o companheirismo entre os participantes.

Ano 2011 PROJETO HIDROPONIA

Ano 2011 PROJETO HIDROPONIA

CONSTRUÇÃO DA HORTA Ano 2011 Durante os meses de fevereiro a novembro ,desenvolvemos a confecção das sementeiras e , após a germinação, passamos as mudas para os canteiros que foram preparados pelos alunos os quais também acompanharam o crescimento das plantas até a colheita.

Ano 2011 CONSTRUÇÃO DA HORTA

Ano 2011 Durante o ano letivo, enquanto desenvolvíamos os projetos, realizamos atividades de leitura e interpretação de textos, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e reflexões sobre temas como amizade, preconceito, bullying, companheirismo, entre tantos outros. Pedro Sávio D. Freitas Educador sócio ambiental