Alexander von Huboldt e Karl Ritter

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
Advertisements

Evolução da Geografia do saber a ciência
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Antonio Neto Lima Bonfim
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A ÉTICA MODERNA.
Cap. 1 – As origens e a evolução da Geografia
GEOGRAFIA PROFESSOR JOSEMIR.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
Planejamento Urbano Municipal e Regional
Introdução ao Estudo da História
A Reforma Religiosa do século XVI
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Curso de Geografia Os Fundadores da Geografia
Professor Cláudio Custódio
PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA.  Pré-História;  Atitudes do cotidiano e espaço habitado;  Orientação no espaço.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
E o Espírito do Capitalismo
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A conquista da unidade política
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Introdução à Geografia
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O materialismo histórico
A sociologia de Karl Marx
Antropologia Conceitos básicos
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
O QUE É FILOSOFIA ?.
Definições de Geopolítica “A Geopolítica é fruto dessa aproximação entre geógrafos e generais, desse encontro histórico entre a Geografia e o Estado” (Demétrio.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Sociologia Por quê?.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
GEOGRAFIA.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
A Ciência Geográfica -Aula 01-
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
O homem no centro do mundo
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Sociologia.
Filosofia e Política.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
Marx e a educação.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Max Weber.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Transcrição da apresentação:

Alexander von Huboldt e Karl Ritter A sistematização da Geografia

Alexander von Humboldt (1769 – 1859) Pintura de Friedrich Georg

Karl Ritter (1779-1859)

A Alemanha e os primeiros institutos geográficos A diretriz “protestante” dos estudos: “A Reforma imprime uma nova orientação à Geografia na Alemanha luterana, pois enquanto para o geógrafo católico o objetivo básico da geografia seria "desenvolver a imagem do mundo criado por Deus", para o geógrafo luterano a preocupação central reside na demonstração de "como funciona o mundo criado por Deus".[1] [1] BÜTTNER, Manfred. El significado de la reforma para la nueva orientación de la geografia en la Alemania Luterana. Geo-Crítica. Barcelona: Ediciones de la Universidad de Barcelona (12): 5-22, nov. 1977.

A Alemanha no início do século XIX Não há um Estado Nacional, nem governo centralizado: a Alemanha é um aglomerado de feudos que possuem, em comum, alguns aspectos culturais; a estrutura feudal permanece intacta;

O caráter tardio da penetração do capitalismo Não há rompimento com a ordem vigente até então; Os latifúndios que até então produziam para uma economia fechada, com o capitalismo, passam a produzir para um mercado; A burguesia, pequena e inexpressiva, não consegue romper com as relações de trabalho.

O desenvolvimento alemão Napoleão Bonaparte - Jacques-Louis David.

O Bloqueio Continental e o Desenvolvimento Alemão O desenvolvimento industrial incipiente e o aumento do comércio interno; A “Confederação Germânica”: principados alemães e os reinos da Áustria e da Prússia e o fim dos impostos aduaneiros;

A Eclosão da Geografia - causas Falta de um Estado Nacional; A diversidade entre os membros da Confederação;

São preocupações da Alemanha O domínio e a organização do espaço, A apropriação do território;

“A Sociologia está para a França, como a Geografia está para a Alemanha.”

Entram em cena os nossos heróis: Humboldt, conselheiro do rei da Prússia e Ritter, filósofo e historiador, tutor de banqueiros;

Humboldt: naturalista, geólogo e botânico, viajou pelo mundo procurando conhecer a natureza física, porém tinha grande curiosidade pelo homem e sua organização social e política. Sua obra mais famosa: “Cosmos”

Humboldt “(...) reconhecer a unidade na imensa maioria dos fenômenos, descobrir pelo livre exercício do pensamento e combinando as observações, a constância dos fenômenos em meio as suas variações aparentes.” A Geografia como uma disciplina sintética, buscando as causas e conexões.

“Dos graus de prazer que a contemplação da Natureza pode oferecer.” Humboldt e o “Cosmos” “Dos graus de prazer que a contemplação da Natureza pode oferecer.”

Ritter A busca pela individualidade dos lugares; Para ele, a ciência era uma forma de relação entre o homem e o Criador; uma aproximação à divindade; a predestinação dos lugares; Proposta: Antropocêntrica; Regional; Valorização da relação Homem- Natureza;

Humboldt e o “Cosmos” Ritter e a “Geografia Comparada” Ambos compõem a base da Geografia Tradicional; Ambos dão início a uma linha de continuidade no Pensamento Geográfico; Ambos formarão as cátedras acadêmicas;