GOVERNANÇA EM TIC – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Governança de TI ITIL v.2&3
Ciclo de vida e organização do projeto
Sistema de Informação Gerencial
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gestão e Governança de TI Parte 06
Governança de TI COBIT x ITIL
Estudos em TI, ITIL e Gerência de Serviços
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1
COBIT Prof. Luís Fernando Garcia
Control Objectives for Information and related Technology
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Infraestrutura de tecnologia da informação
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Marcelo Ribeiro Moreno
Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação
GTI Claudia Salles Haddad
O Gerenciamento de Projetos
Participante do comitê de formação do itSMF Brasil
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Infraestrutura de tecnologia da informação
Fundamentos de Sistemas de Informação
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
ITIL - IT Infrastructure Library
GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI IMPLEMENTAÇÃO ITIL BEM SUCEDIDA - DICAS
Cobit Governança em TI.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Introdução à Qualidade
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Prof. Alexandre Vasconcelos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Professor: Ernesto Junior
Melhoria do processo de software brasileiro
Implementação do ITIL nos Correios
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
Governança em TI Marco Túlio Assis Gondim Rogério Alves Ferreira
Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
ITIL E COBIT Componentes: Claudinei Teotonino Fabiano Teixeira
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão da Tecnologia da Informação
Gerenciamento de Projetos
Governança de TI – Uma Visão Executiva Versão
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Planejamento para Implantação de Processos ITIL para Gestão de Serviços de TI Aluno: Jeime Nunes de Andrade Orientador: Hermano.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
ITIL com COBIT.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Framework: ITIL ITIL: IT Infrastructure Library Criado em 1980 pelo CCTA e transferido ao OGC (Office of Government Commerce) dogoverno britânico Revisado.
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
A Governança de TI e o uso dos Modelos de Referência
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

GOVERNANÇA EM TIC – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escrito por Alexandre Luna {alexluna@mangve.org} Thaysa Paiva {thaysasuely@gmail.com} Apresentado por Cleice Souza UFPE 2010

ROTEIRO OBJETIVO DO CAPÍTULO 21 INTRODUÇÃO MODELOS DE GESTÃO ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY) HISTÓRICO REGULAMENTAÇÃO ESTRUTURA DA V.3 PONTO DE PARTIDA COBIT (CONTROL OBJECTIVES FOR INFORMATION AND RELATED TECHNOLOGY) ESTRUTURA DO COBIT V4.1

OBJETIVO DO C.21 APRESENTAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS EM TIC, SUA EVOLUÇÃO E ORIGENS, ASSIM COMO, MODELOS MAIS DIFUNDIDOS NESSA ÁREA, ENFATIZANDO ITIL E COBIT.

INTRODUÇÃO Um estudo realizado por [BYRD & MARSHALL 1997] a respeito da relação entre investimentos da TIC e desempenho da empresa (TIC x Desempenho) baseou-se em dados de 350 empresas durante um período de quatro anos. Conclusões positivas e proporcionais entre estes dois fatores e a dependência da organização nos serviços da TIC.

Custo horário médio de interrupção de Serviços TIC por natureza do negócio Fonte: Magalhães 2007

Diagrama de interrelação entre as áreas INTRODUÇÃO Finalmente podemos definir Governança em TIC como alinhamento estratégico para o negócio para obter o máximo valor do desenvolvimento e manutenção de controles efetivos da TIC orientados ao controle de custo, gestão do retorno dos investimento relacionados e gestão dos riscos associados. Diagrama de interrelação entre as áreas

MODELOS DE GESTÃO BSC (BALANCED SCORECARD) IT FLEX C.O.S.O (CONTROL OBJECTIVES OF SARBANES OXLEY) ISO/IEC 20000 VAL IT

Avalia o desempenho estratégico, sendo considerado uma das ferramentas de grande importância na área de planejamento estratégico monitorando o desempenho empresarial. Modelos de gestão

Provedora de serviços procura promover um mecanismo de gerenciamento da área de TI alinhados com os objetivos estratégicos do negócio. EXEMPLOS Maior produtividade e satisfação para o usuário final (auto- atendimento). Menores custos e maior eficiência, integrando Service Desk. Modelos de gestão

Uma entidade sem fins lucrativos, uma abordagem extremamente relevantes para aquelas organizações que começaram o processo de conformidade e que a TI exerce um papel vital. Modelos de gestão

Conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. Identificando os requisitos da Gestão de Serviços relevantes para os responsáveis pela implementação. Modelos de gestão

É um framework baseado no COBIT e o complementa desde a fase de negócios até as perspectivas financeiras. Trata-se de um framework de governança que consiste em um conjunto de princípios orientadores e em um número de processos em conformidade com esses princípios, que estão mais definidos como um conjunto de boas práticas de gestão.

ITIL (HISTÓRICO) ITIL é uma compilação das melhores práticas e processos no planejamento, aprovisionamento e suporte de serviços de TI [ITIL 2009] e portanto é um framework.

ITIL (HISTÓRICO) Com a versão atual do ITIL, Versão 3 lançada em 2007, uma das principais deficiências corrigidas foi um incremento em matérias que ajudam a identificar o retorno dos investimentos em TI. Síntese do Histórico do ITIL. FONTE: [ITIL 2009].

ITIL (REGULAMENTAÇÃO)

ITIL (REGULAMENTAÇÃO) Certificações reconhecidas individualmente: Foundation Certificate in IT Service Management; Practitioner Certificate in IT Service Management; e Manager Certificate in IT Service Management. Para as organizações: BS 15000 Loyalist College é uma universidade Canadense que administra o teste de certificação para profissionais nas Américas.

ITIL (ESTRUTURA V.3) Service Strategy (Estratégia de Serviços) Esse livro alinha a tecnologia ao negócio, transformando as estratégias de negócio em estratégias de TI. Service Design (Planejamento de Serviços) Esse livro abrange o ciclo de vida dos serviços, papéis e responsabilidades, objetivos e elementos dos serviços, a seleção do modelo do serviço, o modelo de custo, riscos e benefícios, implementação e fatores de sucesso. Service Transition (Transição de Serviços) Esse volume trata de práticas de administração e publicação de serviços a longo prazo abrange tópicos como administração de mudanças (culturais e organizacionais). Service Operation (Operação de Serviços) Esse volume trata das boas práticas relacionadas à entrega e controle de serviços, focando a estabilidade do serviço. Continual Service Improvement (Aprimoramento Contínuo de Serviços) Esse volume trata de como aprimorar o serviço que já está implementado.

ITIL (PONTO DE PARTIDA) Entre novembro de 2004 e fevereiro de 2005, foi realizada uma pesquisa de sondagem onde foram entrevistadas 19 empresas que passaram pela implantação de ITIL.

ITIL (PONTO DE PARTIDA)

ITIL (PONTO DE PARTIDA) Podemos observar que no topo do ranking aparece o Gerenciamento de Incidentes, que lida com a resolução imediata da indisponibilidade de serviços. De acordo com [DUBIE 2005] esta colocação não é surpreendente, considerando que faz parte do contexto imediato de construção de um processo estruturado para reação a crises, gerenciar incidentes. Por isso faz sentido ser o ponto de partida.

Evolução do COBIT. Fonte: Adaptado de [TIEXAMES 2009] COBIT (HISTÓRICO) Foi criado para atender a necessidade da TI é um framework de controle compreensivo para o negócio, gerência, auditores, e eliminar as disparidades de controles e guias de avaliação. Missão: Pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto de objetivos de controle para tecnologia que seja embasado, atual, internacional e aceito em geral para o uso do dia-a-dia de gerentes de negócio e auditores” [ITGI 2007] Evolução do COBIT. Fonte: Adaptado de [TIEXAMES 2009]

COBIT (REGULAMENTAÇÃO) O órgão oficial: ISACA (Information Systems Audit and Control Association), responsável por atualizar as versões e emitir os certificados pelo mundo. Brasil: IT Partners, Big Five Consulting World Pass Direitos Autorais: ITGI – IT Governance Institute

COBIT (ESTRUTURA V4.1) Suas dimensões são:

COBIT (ESTRUTURA V4.1) Processos de TI: Critérios de Informação: Esta primeira dimensão do cubo ilustra os processos que agrupam as principais atividades de TI, o que facilita o gerenciamento dos recursos de TI para atender as necessidades do negócio. Critérios de Informação: Requisitos de Qualidade Requisitos de Segurança Requisitos de Confiança Recursos de TI: Esses recursos são gerenciados pelos processos de TI para fornecer informação que a organização precisa para alcançar seus objetivos.

COBIT (PONTO DE PARTIDA) Um ponto de partida para que as organizações interessadas em aplicar o modelo de governança do COBIT pode ser encontrado Management que é o modelo de maturidade com níveis de 0 (Não existente) a 5 (Otimizado) onde em cada nível existe uma descrição de como devem estar dispostos os processos para alcançá-los.

Modelo de Maturidade do COBIT. Fonte: Adaptado de [ITGI 2007].

Modelo de Maturidade Genérico do COBIT. Fonte: Adaptado do [ITGI 2007].

ITIL COBIT O foco primário da metodologia ITIL é possibilitar que área de TI seja mais efetiva e proativa, satisfazendo assim clientes e usuários [ITSMF 2008]. Focado no estudo da Governança em TIC. é mais focado no gerenciamento de Serviços. fornece um framework que cobre todas as atividades de TI Não possui método de implantação. Não contém um mapa detalhado dos processos. Não fornece instruções de trabalho. ajuda a vincular as melhores práticas do ITIL aos requisitos de negócio e aos responsáveis do processo de TI Está num nível mais genérico que o ITIL. Não define padrões de implementação, nem passos, técnicas ou procedimentos para aplicação. O COBIT e o ITIL não são mutuamente exclusivos e podem ser combinados para uma boa Governança de TI, controle e melhores práticas para o gerenciamento de TI.