POTENCIAL PARA O SEGURO NO ESTADO DE GOIAS : VAMOS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES ? Claudio R. Contador Dezembro de 2005
Roteiro : Tendências do seguro no Brasil A experiência internacional na intermediação Corretagem : como melhorar ? - Desafios da tecnologia - Atualização - Internet O potencial de Goiás : os nichos de consumo
TENDÊNCIAS POLÍTICO-SOCIAIS
PRINCIPAIS MUDANÇAS : O poder de decisão pertence cada vez mais ao consumidor e cada vez menos ao produtor (seguradora) Sem reformas e melhoria da qualificação profissional, o mercado de seguros cresce pouco no Brasil Novas oportunidades : a inclusão social, produtos populares Novos canais de distribuição (Internet, bancassurance, mala direta, postos de vendas) A globalização é inevitável
CORRETOR versus AGENTE O Corretor no Brasil : Corretor NÃO é vendedor de seguros !!!!! É o comprador de coberturas em nome do segurado O corretor é o representante do segurado Proibição de vínculo ou relacionamento de subordinação com seguradoras (Art.17, Lei 4594/64) Profissão regulamentada Exigência de certificação e licença oficial Existência de sindicatos Criação do Conselho Federal de Corretores
CORRETOR versus AGENTE O Agente : Representante de uma seguradora Pode ser independente ou associado Profissão ainda não regulamentada Não exige certificação e licença oficial Nenhuma pessoa é um agente ! A pessoa está operando como um agente (“bico”).
(participação dos agentes em queda) Canais de distribuição nos EUA, % (participação dos agentes em queda) Vida e saúde “Property & causalty 1999 2003 2007* Agentes cativos 56,5 49,1 45 44,0 40,1 38 Agentes independentes 26,8 23,3 21 35,5 31,9 30 Mala direta 9,4 9,5 9 2,8 3,9 3 Bancos 2,9 6,0 8 9,2 14,9 14 Internet 0,9 8,6 13 0,5 Outros 3,5 4 7,0 6,3 6 Fonte : DataMonitor (EUA) * Previsão
As forças do sucesso de um corretor: Boa formação, atualização constante Empenho e dedicação Respeito ao consumidor Integração total com tecnologia Ética como princípio
Oportunidades e desafios da tecnologia
O CUSTO DA TECNOLOGIA: Preço Memória CPU, 1990=1 Ano Custo pass./Km aéreo, US$ 90 Chamada NY- Londres, US$ 90 1930 1960 1980 1990 2005 0,68 0,24 0,10 0,08 0,05 244,65 45,86 4,80 3,32 1,20 ... 125,00 3,62 1,00 0,08
TECNOLOGIA VERSUS EMPREGO: DIFERENÇAS DE CUSTO NO BRASIL ~ ~
OS EFEITOS DA INTERNET O custo médio de uma transação direta entre empresas, feita pessoalmente, era de US$ 277,00 em 2000. Pela Internet (B2B), custava em 2000 apenas US$ 0,98, em média. Em 2005, a previsão é de que o custo B2B caia para US$ 0,05, em média.
E mais... Em 1986, a capacidade máxima de um HD num micro pessoal era de 2 Mb. Num mini-computador LABO era de 10-20 Mb. Em 2000, a capacidade de um HD num micro pessoal variava entre 1 a 4 Gb. Em 2007, esta capacidade deve atingir 800 Gb, pelo menos. (InfoExame, março de 2004, p.28) Em 2010, a capacidade normal será acima de 30 Tb (terabites). O processamento será seis vezes mais rápido que em 2004.
AINDA NO BRASIL... Um profissional no setor de serviços financeiros em 1999 (RJ) produzia, na média, tanto quanto 8 profissionais em 1989 e quanto 13 profissionais em 1980. No mesmo período, a escolaridade média formal pouco aumentou : de 8,1 anos para 9,3 anos. A nova tecnologia foi absorvida com treinamento próprio ou interno, dentro das próprias empresas.
NO MERCADO DE SEGURO... No setor de seguros, o aumento da produtividade está sendo ainda maior ! O aumento da produtividade ao nível de corretores é maior do que nos produtores. No Seguro, Previdência Privada, e Capitalização, o presente já é tecnológico. Os novos profissionais terão que ser complementares com a tecnologia !
Os canais de distribuição : corretor especializado “agente” Internet tele-seguro mala direta Formas mais baratas, mas com menor vínculo com o cliente
SETORES RELACIONADOS COM SEGURO POTENCIAL DE CONSUMO EM GOIÁS, SETORES RELACIONADOS COM SEGURO
A arrecadação dos mercados de seguro, previdência privada e capitalização de Goias (exclusive DF) deve atingir R$ 660 milhões em 2005.
Goiás e Brasil, % de mercados
Existe um enorme potencial a ser explorado Existe um enorme potencial a ser explorado ! Vamos identificar alguns nichos com muitas oportunidades !
Por exemplo: em apenas seis produtos, que podem ser acoplados com o seguro, o potencial de consumo de Goiás é de R$ 10 bilhões ! Vejamos as grandes oportunidades não exploradas pelo seguro !!!!
Potencial de consumo em Goiás Aberto por região
Aproveitem estas informações e conquistem novos clientes ! Usem a persistência, a criatividade, a ética, e muito esforço produtivo. Tenham muito sucesso em 2006 ! E muito importante : busquem maior qualificação e novos conhecimentos !
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO ! FIM DA APRESENTAÇÃO MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO !