Métodos Quantitativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Advertisements

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Dados qualitativos e dados quantitativos
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
COVARIÁVEIS Revisão de Variáveis Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
Primeiros Conceitos de Estatística
Métodos Quantitativos
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PREVISÃO DE CUSTOS Prof Samir Silveira.
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Pesquisa HOSS, Osni.
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
CONCEITOS BÁSICOS.
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Estatística Descritiva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Introdução à Estatística
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Introdução à Estatística
REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE DADOS DISCRETOS
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
III - Amostragem Prof. Herondino.
Conceitos Básicos – Variável, Dados e População
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Aula 03 – Bioestatística Professora: Dra.Alexandra Braga.
Estatística.
Estatística Básica usando o
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Grupo de Estudo de Metodologia e Ferramentas de Pesquisa SPSS Análise dos usos do tempo Zoop NVIVO.
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Distribuição de freqüências
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Transcrição da apresentação:

Métodos Quantitativos Prof Samir Silveira

Aula 01: Introdução a Estatística

Conceitos Resumidamente, podemos dizer que a estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Os resultados podem ser utilizados para tomada de decisões, planejamento ou formulações de soluções

Conceitos A Estatística basicamente se divide em 3 partes, a saber: Estatística Descritiva: Essa parte da Estatística utiliza números para descrever fatos. Compreende a coleta, a organização, o resumo e, em geral, a simplificação de informações que podem ser muito complexas. Probabilidade: É utilizada para analisar situações que envolvem o acaso. Inferência: Diz respeito a coleta, redução, análise e interpretação de dados amostrais, a partir do que, tira-se conclusões sobre a população na qual os dados (amostra) foram obtidos.

Conceitos

Conceitos

Estatística Descritiva A Estatística Descritiva é compostas pelos seguintes passos Formulação do problema Planejamento e Coleta de dados Críticas dos dados Apresentação dos dados Análise

Estatística Descritiva A formulação do problema consistem em definir qual o objetivo que se pretende ao analisar uma população/amostra. Neste ponto é imprescindível saber qual é o objetivo do estudo

Estatística Descritiva Após a definição do problema a ser estudado, é necessário estabelecer o planejamento da pesquisa Forma da coleta dos dados; Cronograma das atividades; Custos envolvidos; Exame das informações disponíveis; Delimitação da amostra, etc.

Estatística Descritiva O próximo passo então é a coleta de dados, que consiste na busca ou reunião dos dados das variáveis, que compõe o fenômeno a ser estudado. A coleta de dados pode ser realizada direta ou indiretamente. Ela é direta quando os dados são obtidos diretamente da fonte e é indireta quando dos dados obtidos provêm da coleta direta.Os valores assim obtidos são denominados de dados secundários, como por exemplo, o cálculo do tempo de vida médio, obtido através de tabelas publicadas pelo IBGE. Quanto ao tempo, a coleta pode ser classificada em: Contínua: quando realizada permanentemente. Periódica: quando é feita de tempos em tempos. Ocasional: quando efetuada sem época preestabelecida.

Estatística Descritiva A coleta dos dados se desdobra em dois essenciais conceitos: População e Amostra POPULAÇÃO: todos os possíveis consumidores Amostra: um subconjunto dos consumidores inferência amostragem

Estatística Descritiva População: é um conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum. A população pode ser finita ou infinita, dependendo do número de elementos. Na prática, quando uma população é finita, com um número grande de elementos, considera-se como população infinita. Amostra:considerando-se a impossibilidade, na maioria das vezes, do tratamento de todos os elementos da população, retiramos uma parcela da população, denominada amostra.

Estatística Descritiva PESQUISA POPULAÇÃO Febre aviária ??? Acidente de trabalho de uma empresa Treinamento de resistência física desportiva Fiscalização de velocidade em rodovias Intenção de votos A população pode ser constituída por pessoas, animais, minerais, vegetais, etc.

Estatística Descritiva A amostra é o subconjunto da população, ou seja, é um conjunto de elementos extraídos da população. Exemplos que podem ser aplicados: Qualidade de produtos produzidos intenção de voto declaração de imposto de renda verificação da concentração de poluentes no ar.

Estatística Descritiva Objetivando a eliminação dos erros capazes de provocar futuros enganos de apresentação e análise, procede-se a uma revisão crítica dos dados, suprimindo os valores estranhos ao levantamento, classificando e categorizando as variáveis, verificando arredondamentos e aproximações, etc.

Estatística Descritiva As Variáveis são as características que podem ser observadas (ou medidas) em cada elemento da população, ou, ainda, é um conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Na população caracterizada pelos funcionários de uma empresa, podemos definir variáveis como: tempo de serviço, idade, estado civil, sexo, etc.

Estatística Descritiva As variáveis pode ser: Qualitativa: Quando expressa uma qualidade ou atributo. Ex.: Sexo, Cor de pele, Estado Civil, Cidade Natal, Fruta Preferida, etc. Dica: A maneira mais prática de identificar a variável qualitativa: quando é feita uma pergunta na pesquisa e a resposta é expressa por meio de “palavras” Quantitativa: Quando os valores são expressos por números. Ex.: Idade, Salário, Notas da avaliação, Número de Sinistros Dica: A maneira mais prática de identificar a variável quantitativa: quando é feita uma pergunta na pesquisa e a resposta é expressa em “valores numéricos” A variável quantitativa pode ser Contínua: assume inúmeros valores numéricos entre dois limites, ou seja, pode assumir valores decimais. Discreta: assume apenas os valores de um conjunto enumerável, ou seja, pode assumir apenas valores inteiros.

Estatística Descritiva Exemplo de Variável Qualitativa Sexo Educação Estado Civil Religião Cor de olhos Faixa etária Uma variável qualitativa esta ligada a qualidade do indivíduo pesquisado.

Estatística Descritiva Exemplo de Variável Quantitativa Peso Idade Número de filhos Estatura Salário Uma variável quantitativaa esta Ligada a contagem ou mensuração. Uma variável quantitativa pode ser discreta ou contínua.

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Exemplo: O gerente de um restaurante pesquisou a preferência de seus clientes sobre a fruta a ser servida após a refeição. A fruta preferida, a partir de uma amostra de 50 clientes, foi o mamão. Identifique: POPULAÇÃO? NUMERO DE ELEMENTOS DA AMOSTRA? TIPO DE VARIÁVEL?

Estatística Descritiva Exemplo: O gerente de um restaurante pesquisou a preferência de seus clientes sobre a fruta a ser servida após a refeição. A fruta preferida, a partir de uma amostra de 50 clientes, foi o mamão. Identifique: POPULAÇÃO? NUMERO DE ELEMENTOS DA AMOSTRA? TIPO DE VARIÁVEL?

Estatística Descritiva Arredondamento de dados: A norma NBR 5891 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece as regras fixas de arredondamento na numeração decimal, em uso na atualidade. Essas regras estão de acordo com a Resolução 886/66 do IBGE. Quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 0,1,2,3 ou 4, fica inalterado o último algarismo a permanecer. Exemplo: 76,23 passa a 76,2. Quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 6, 7, 8 ou 9, aumenta-se de uma unidade o algarismo a permanecer. Exemplo: 23,68 passa a 23,7. Quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 5, há duas soluções: Se após o algarismo 5 tiver qualquer número diferente de 0, aumenta-se em uma unidade o algarismo que antecede o 5. Exemplo: 5,353 passa a 5,4. - Se o 5 for o último algarismo ou se ao 5 só se seguirem zeros, o último algarismo a ser conservado só será aumentado de uma unidade se for ímpar.Exemplos: 34,75 passa a 34,8; Se for par, permanece inalterado, 43,85 passa a 43,8