Instrutor: Nilo Menezes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-INFORMÁTICA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

Pseudo-código: sintaxe
Python: Variáveis, I/O e IF
Introdução à Programação Engenharia da Computação
Nilo Menezes – Lógica de Programação –
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Operadores Aritméticos
Introdução a Programação Renata Freire
LINGUAGEM C.
Programação para Engenharia I
Tópicos Preliminares na Linguagem C
LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
Instrutor: Nilo Menezes
Lógica de Programação Módulo II
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Raiz Quadrada Exata de Números Inteiros
O Portal do Estudante de Computação
Aula 03 Revisão de Expressões Comando de Seleção
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Foi criada há 22 anos, por Guido Van Rossum Por que aprender Python?
Aula 5 - Operadores, Expressões e Funções Matemáticas
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Linguagem de Programação I Parte III
ASSUNTO 7: Operãções com números inteiros (SUBTRAÇÃO)
Material Didático Unificado.
FTIN Formação Técnica em Informática
Construção de Algoritmos AULA 03
Entrada e saída.
Fábio de Oliveira Borges
Introdução a aplicativos Java
Professor Mário Dantas
Expressões e Instrução de Atribuição
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
PROGRAMAÇÃO I Dados Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
Aula 6 - Estruturas de Controle
Rafael Lucio, Desenvolvedor Jr Padrão Informática e Assessor de TI Secretaria Municipal da Saúde;
Operações com Monômios e Polinômios.
Conceitos Básicos Luis Antonio Tavares
Tipos de Dados Operadores
Expressões: operadores aritméticos
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Programação Funcional
JAVA Sintaxe.
Variáveis e Operadores
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem C.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados.
Uma variável é uma posição (um local) da memória do computador, capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem"
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 3 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
Introdução à Programação Engenharia da Computação Aula Prática 3 Funções Monitoria
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Profa. Maria Augusta Constante Puget
ICC – 4.1. Aritmética Binária
JAVASCRIPT Programação Web. O que é  E uma linguagem interpretada que e executada na maquina do cliente  Não esta associada ao framework java  Não.
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
Programação estruturada unidade 2
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Prof. Tertuliano Operadores Variáveis em C++.
Variáveis, expressões e comandos Dilvan Moreira. Lembrando …  Instalação normal (para utilizar no PC com Windows) 
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++. Sumário „ Estrutura Condicional Simples „ Estrutura Condicional Composta „ Estrutura Condicional Simples.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Recursividade, Entrada pelo teclado e Funções com retorno Dilvan Moreira.
Transcrição da apresentação:

Instrutor: Nilo Menezes Lógica de Programação Instrutor: Nilo Menezes

Python e Lógica Fica mais difícil separar Python de Lógica Introdução ao IDLE Digitando programas

Expressões Lógicas Em Python, os operadores relacionais são iguais aos aprendidos em Lógica, exceto pelo fato de estarem escritos em inglês. Lembre-se sempre em minúsculas. Lógica Python Não not E and Ou or

Operadores Relacionais > Maior == Igualdade < Menor <> Diferente <= Menor ou igual != Diferente >= Maior ou igual

Operadores Aritméticos * Multiplicação / Divisão + Adição - Subtração ** Exponenciação

Escrevendo print “Alô mundo!” Imprime Alô mundo! na tela print “O valor de %d x % d é %d” % (3,4,12) Neste exemplo, %d é como uma lacuna onde preencheremos em ordem. O 3 para o primeiro, 4 para o segundo e 12 para o terceiro.

Escrevendo %d só funciona para valores inteiros %s deve ser utilizado para valores literais print “Seu nome é %s” % (“José”) Veja que o % aqui é usado apenas para separar a mensagem com máscara dos valores que serão utilizados entre parênteses.

print “Seu nome é %s e você tem %d anos” % (“José”, 18) Escrevendo print “Seu nome é %s e você tem %d anos” % (“José”, 18) Seu nome é José e você tem 18 anos

Lendo A leitura em Python é especial: C = raw_input(“Digite o valor de C”) Digite o valor de C será impresso antes de pedir a digitação do valor. raw_input sempre retorna um valor literal

Lendo Valores inteiros: tamanho = input(“Digite o tamanho:”) Ou Tamanho = int (raw_input(“Digite o tamanho:”)) Conversão de tipo

Tipos Utiliza-se a função type para saber o tipo de uma expressão. print type(1) <type int> print type(2.0) <type ‘float’> print type(“Alô”) <type ‘str’>

Bloco a repetir enquanto A<5 Repetição Lógica Python A=1 enquanto A<5: escreva A A=A+1 while A<5: print A Bloco a repetir enquanto A<5

Repetição O bloco será repetido enquanto a condição for verdadeira. Após a última linha do bloco, a execução volta para a linha do while onde a condição será novamente avaliada.

Repetição INÍCIO A = 1 Não A < 5 Sim A A = A +1 FIM

Definindo funções Você pode definir ou criar suas próprias funções. def quadrado(a,b,c,d): p = a while p<c: ponto(p,b) ponto(p,d) p=p+1 p = b while p<d: ponto(a,p) ponto(c,p) Esta linha define o nome da nova função e quais parâmetros ela recebe

Definindo Funções quadrado(10,8,20,15) quadrado(a,b,c,d) Seria o mesmo que: a = 10 b = 8 c = 20 d = 15

Cores Em Python, utiliza-se RGB (Red, Green, Blue) para definirmos as cores. (255, 0, 0) Vermelho (0, 255, 0) Verde (0, 0, 255) Azul (255,255,0) Amarelo (255,255,255) Branco (0,0,0) Preto

Condições O “se” da lógica vira if e o senão else. Lógica Python se a>b: escreva a senão: escreva b if a>b: print a else: print b

Condições A>B Verdadeiro A Falso B

O utilitário de desenho Pegue no site: http://www.nilo.pro.br/python De aula 3, grave os arquivos tela.py e graficos.py Tela.py é o programa gráfico em si. Execute-o. Um janela com grade deve aparecer

Graficos.py Este módulo possui uma série de funções que podem ser utilizadas em seus programas. Abra-o no IDLE. Execute com F5 Digite: ponto(1,1) Um ponto vermelho deve aparecer na tela

Graficos.py ponto(x,y) Exibe um ponto na cor atual na coluna x e linha y cor(r,g,b) Altera a cor atual para a definida por r,g,b

Graficos.py Limpa() Limpa todos os pontos Limpa(t) Limpa todos os pontos, redefinindo o gradeado para t x t

Graficos.py inicializa() Estabelece a comunicação com a tela de desenho. Deve ser o dado antes de qualquer outro comando de desenho finaliza() Termina a comunicação com a tela de desenho

Usando o utilitário Usar a linha de comando é muito interessante no início, mas gravar seu desenho se torna cada vez mais importante O utilitário gráfico pode ser utilizado eu seus programas Python e não apenas pelo interpretador

Usando o utilitário Crie um novo programa em Python e digite: from graficos import * inicializa() limpa(32) cor(255,255,0) ponto(1,1) finaliza()

Exercício 1 Crie uma função que desenhe a partir de uma coordenada (x,y): Uma árvore Uma casa Um sol

Exercício 2 Faça um programa que desenhe uma paisagem com as funções do exercício anterior. Utilize mais de uma árvore e mais de uma casa em uma tela de 64x64 pontos.