FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
M.R.U..
Advertisements

Física.
Mecânica.
MECÂNICA Mecânica Clássica Cinemática – Movimento em uma dimensão
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
CINEMÁTICA Velocidade.
Estudo dos Movimentos - MRU
Física.
O que você deve saber sobre
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Mecânica Cinemática escalar.
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Cinemática.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Professor: Diones Charles
Física.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Fizencadeando pensamentos
Cinemática Professor PH.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
AULA 1 CINEMÁTICA.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
CINEMÁTICA VETORIAL Capítulo 8 1ª Parte
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
MECÂNICA Estudo dos movimentos.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CURCEP 2014 MRUV FÍSICA A PROF.: BORBA.
Física ●A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. ●A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
GRANDEZAS CINEMÁTICAS Professor: Célio Normando.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda a natureza em geral, principalmente, as interações da matéria e energia, desde corpos infinitamente pequenos (mecânica quântica) até infinitamente grandes (Cosmologia). * Identifica e trabalha com as leis básicas que regem o universo. * Sendo uma ciência, utiliza o método científico, baseando-se na matemática e na lógica para a formulação de seus conceitos.

DIVISÕES DA FÍSICA Quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos. Clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia. Relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.

DIVISÃO TRADICIONAL Mecânica (cinemática, dinâmica, estática, hidrostática) Termologia (termometria, calorimetria, termodinâmica) Ondulatória Óptica Eletrologia (eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo) Física Moderna

2009: Ano Internacional da Astronomia (200 anos das observações de Galileu-Galilei)

CINEMÁTICA Parte da Física que estuda o movimento sem preocupar-se com as causas que deram origem ou interferem no movimento.

CINEMÁTICA: CONCEITOS Movimento: quando a posição entre o corpo e o referencial variar com o tempo. Repouso: quando a posição entre o corpo e o referencial não variar no decorrer do tempo. Trajetória: Velocidade escalar média: V = ΔS/Δt onde: ΔS = S – So (variação na posição do móvel: posição final – posição inicial) Δt (variação do tempo em que ocorreu o movimento)

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) Caracteriza-se por percorrer distâncias iguais em intervalos de tempos iguais, ou seja, o módulo do vetor velocidade é constante e diferente de zero. A aceleração do móvel é nula. Função utilizada no MRU: S = So + Vt S = posição final So = posição inicial V = velocidade do móvel t = tempo

Gráficos do MRU 1º: Posição x Tempo Movimento progressivo: Velocidade positiva, isto é, o móvel desloca-se no sentido positivo da trajetória. Movimento retrógrado: Velocidade negativa, isto é, o móvel desloca-se no sentido negativo da trajetória.

Gráficos do MRU 2º: Velocidade x Tempo

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) Movimento cuja velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo, isto é, varia de quantidades iguais em intervalos de tempos iguais. A aceleração do móvel é constante no decorrer do tempo e diferente de zero. O espaço percorrido aumenta proporcionalmente ao quadrado do tempo. Funções utilizadas no MRUV V = Vo + at / S = So + Vot + at2 V2 = Vo2 + 2aΔS (equação de Torricelli) a = ΔV/Δt

Gráficos do MRUV 1º: Posição x Tempo Concavidade voltada para cima = aceleração positiva Concavidade voltada para baixo = aceleração negativa

Gráficos do MRUV 2º: Velocidade x Tempo Velocidade e aceleração com sinais iguais = movimento acelerado Velocidade e aceleração com sinais diferentes = movimento retardado

Gráficos do MRUV 3º: Aceleração x Tempo

EXERCÍCIOS 1) A função horária de um carro que faz uma viagem entre duas cidades é dada por S = 100 + 20t. Determine em unidades do sistema internacional. a posição inicial; b) a velocidade; c) a posição final em 30 s.

2) Um carro partindo do repouso leva 5 s para alcançar a velocidade de 20 m/s, calcule sua aceleração média. 3) Um corpo realiza um movimento uniformemente variado segundo a equação horária S = - 2t + 4t2 Julgue os itens: A velocidade inicial do corpo é de –2 m/s. b) A aceleração do corpo é de 4 m/s². c) No instante t = 2 s o corpo estará na posição S = 20 m.