8o. AUDHOSP Saúde Pública CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Marizélia Leão Moreira Assessoria de Informação e Qualificação de Produtos Diretoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Advertisements

- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
DADOS DE INTERNAÇÃO AIDS
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
Operadoras & Prestadores:
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
CNES onde tudo começa Histórico da implantação
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Qualificação da Saúde Suplementar
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
II SEMINÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR KYLZA ESTRELLA Outubro/2009.
Relacionamento de Bases de Dados na ANS
OFICINA ANS Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
Sumário Informação em Saúde e informação na saúde suplementar.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
O papel dos hospitais em um contexto de reestruturação
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Gestão da Saúde Pública
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Ambulatório Médico Especializado
Sistema de atenção suplementar no brasil
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
Informação em Saúde Informação em Saúde e informação na saúde suplementar. Relacionamento de banco de dados – técnicas de RECORD LINKAGE. Sistema de Informações.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Associação Brasileira
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Registro Eletrônico de Saúde - OTI/RIPSA - Brasília - 24/05/2012 Registro Eletrônico de Saúde Brasília, 24 de maio de 2012 Marizélia Leão Moreira GERPI.
7º Seminário FEMIPA – “Novos Rumos para a Saúde!! Financiamento, Custeio e Gestão 13 de novembro de º Seminário FEMIPA l - Curitiba (PR) - 13/11/
Transcrição da apresentação:

8o. AUDHOSP Saúde Pública CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Marizélia Leão Moreira Assessoria de Informação e Qualificação de Produtos Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar2 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Motivação A Comunicação de Internação Hospitalar foi criada para ampliar o processo de planejamento e regulação da assistência a saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira.

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar3 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Objeto internações hospitalares não informadas através da AIH (não financiadas pelo SUS). População Alvo todos os estabelecimentos de saúde privados situados em território nacional, integrantes ou não do Sistema Único de Saúde – SUS.

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar4 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Destaques do histórico de implantação 1999 – Portaria GM 221/ – Decreto Nº – filantropia 2005 – inclusão de novos campos e Resolução da ANS – CEBAS (PL 3021) Aprimoramento das rotinas de coleta, tratamento e disseminação dos dados (desde 2005)

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar5 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Comunicação de Internação Hospitalar Resolução Normativa RN julho/05 institui a CIH para o acompanhamento da assistência à saúde de beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar6 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Destaques sobre os dados coletados Hospital - CNES Indivíduo Atendimento tabelas SUS -procedimento e motivo de saída fonte de financiamento Declaração de Nascidos Vivos e de Óbito

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar7 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Tabela de Fonte de Remuneração 1 - PAGAMENTO POR CONVENIO PRIVADO 2 - PAGAMENTO PARTICULAR - PESSOA FÍSICA 3 - GRATUITO 4 - FINANCIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE 5 - FINANCIADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE 6 - PAGAMENTO POR CONVENIO PÚBLICO 8 - DPVAT 9 - PAGAMENTO PARTICULAR - PESSOA JURÍDICA

CIH – Comunicação de Internação Hospitalar

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar13 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar14 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Comunicações de internações hospitalares, por fonte de remuneração – 2008

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar15 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar % Hospitais 71% hospitais 65% CIH Envio da CIH, hospitais por Unidade Federada

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar16 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Organização dos dados no formato RD – AIH reduzida pesquisa pelo Tabwin integração com outras bases de dados - Método determinístico (CNES) - Método probabilistico (associação de registros)

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar17 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Hospital monitorar desempenho do serviço Gestor SUS planejar e monitorar a assistência hospitalar Agência Nacional de Saúde Suplementar monitorar a rede assistencial das Operadoras de Planos e Saúde

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar18 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar The Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) 2002, maio - Indicadores de Qualidade AHRQ (QIS) desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia 32 Indicadores de Qualidade de Pacientes Internados (IQIs)

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar19 CIH – Comunicação de Internação Hospitalar Limitações Cobertura e Qualidade dos dados Tabela de procedimentos - de várias fontes pagadoras para a do SUS Ajustes com as consistências aplicadas no SIH A não identificação unívoca da CIH (nº)

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar20 CNES onde tudo começa Descritores de dispersão de serviços de saúde procedimentos e serviços básicos urgência/emergência 24 horas rede assistencial

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar21 CNES onde tudo começa Ficha Técnica dos descritores de dispersão de serviços de saúde conceituação, método de cálculo, definições, parâmetro, meta, limitações e vieses, uso do indicador, ações esperadas para causar impacto no indicador e fonte das informações.

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar22 CNES onde tudo começa Fonte das informações para os indicadores de dispersão de rede MS/ANS – Sistema de Registro de Produtos MS/ANS – Sistema de Informações de Beneficiários MS/ DATASUS - CNES

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar23 CNES onde tudo começa Dispersão de serviços de saúde prestadores localizados no conjunto dos municípios que contemplem 90% dos beneficiários

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar24 CNES onde tudo começa Descritores de dispersão de procedimentos e serviços básicos Patologia clínica Anatomopatologia Eletrocardiograma Radiodiagnóstico Ultra-sonografia Fisioterapia

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar25 CNES onde tudo começa Dispersão de serviços de urgência e emergência 24 horas Municípios com beneficiários e rede não exclusiva SUS com o serviço Prestador hospitalar ou não hospitalar Municípios com mais de 300 beneficiários

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar26 CNES onde tudo começa Dispersão da Rede Assistencial Municípios com indicação de prestador hospitalar Municípios com previsão de cobertura assistencial indicados na área de atuação dos planos de assistência hospitalar

7º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar27 CNES onde tudo começa Descritores de dispersão de serviços de saúde procedimentos e serviços básicos urgência/emergência 24 horas rede assistencial

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar28 CNES – monitoramento da rede CNES e monitoramento da rede INDICADORTOTAL Rede de serviços básicos20% Rede de serviços de urgência/emergência14% Rede de serviços odontológicos28%

8º AUDHOSP - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar29 Caminhando rumo ao Sistema Único de Informação A Saúde no Brasil 2º Estágio1º Estágio3º Estágio