8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Advertisements

Ministério da Saúde Coordenação Geral de Regulação e Avaliação TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO – TFD 01 de Julho 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
FPO-Magnético.
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação Avaliação e Controle Coordenação Geral dos Sistemas de Informação - CGSI TABELA.
POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO
Sistema de Informações
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
Processamento SIA/SUS
Contribuição da Tecnologia da Informação
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
TABELA UNIFICADA – SISTEMAS, FLUXO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÃO.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
VII CONGRESSO NACIONAL DE AUDITORIA EM SAÚDE E QUALIDADE DA GESTÃO E DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR setembro de 2008 Ministério da Saúde Secretaria Executiva.
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
Ministério da Saúde CIHA Julho 2011
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Ministério da Saúde SISRCA
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Oficina de Apoio Técnico aos Municípios
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DRAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
SEMINÁRIO: CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
SISRCA MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO NOVEMBRO/2012 BRASÍLIA/DF Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação.
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
ORIENTAÇÕES PARA O FATURAMENTO COM A TABELA DIFERENCIADA DA CIRURGIA ELETIVA 2012 SALVADOR-BA DEZEMBRO/2013.
CURSO: FATURAMENTO SUS PARA AUDITORES EM SAÚDE
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL DO SUS SETEMBRO/09

Sistema de Informações Atualmente contempla: SIA/SUS Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS Atualmente contempla: 2206 procedimentos

SIA/SUS HISTÓRICO DO SIA 1993 – IMPLANTAÇÃO DADOS CONSOLIDADOS 1998 – IMPLANTAÇAÕ DAS APAC 2006 – IMPLANTAÇÃO NOVA FPO(PORTARIA SAS/MS N. 496/2006 ) 2008 – IMPLANTAÇÃO TABELA UNIFICADA IMPLANTAÇÃO BPA I – Novo BPA

SIA/SUS CONCEITO – É O SISTEMA PARA SE REGISTRAR TODOS OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NOS PACIENTES ATENDIDOS PELO SUS, EM REGIME OU MODALIDADE AMBULATORIAL, POR COMPETÊNCIA. RESPONSBILIDADE – TODOS OS PRESTADORES DO SUS ATRAVÉS DE SEUS SETORES DE SAME – SETOR DE ARQUIVO MÉDICO E ESTATÍSTICA. OBJETIVO – CONHECER A MORBIDADE E MORTALIDADE AMBULATORIAL, CONCENTRAÇÃO DE CONSULTAS, PERCENTUAIS DE EXAMES DE ROTINA E DE ALTA COMPLEXIDADE, QUANTITATIVO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO, ACOMPANHAR OS INDICADORES DE SAÚDE.

FPO MAGNÉTICO IMPORTANTE: OBSERVAR O RESULTADO DA PPI PARA PROGRAMAR NO SEU LIMITE DE RECURSOS. OBSERVAR AS METAS ESTABELECIDAS NOS CONTRATOS DE METAS NO ATO DA PROGRAMAÇÃO. OS VALORES BRUTOS DA PRODUÇÃO NÃO SÃO NECESSARIAMENTE PARA PAGAMENTO. OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO AMBULATÓRIO DEVEM TER CHS AMBULATORIAL NO CNES. TODOS OS ESTABELECIMENTOS DEVEM TER PROGRAMAÇÃO PARA TODOS OS PROCEDIMENTOS

SIA/SUS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:  IMPORTAR CADASTRO(CNES), PROGRAMAÇÃO(FPO) E PRODUÇÃO(BPA E APAC);  PROCESSAR A PRODUÇÃO AMBULATORIAL;  GERAR RELATÓRIOS GERENCIAIS, FINANCEIROS E ARQUIVOS FINANCEIROS E DE REMESSA.

SIA/SUS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES: A programação dos procedimentos tem por objetivo garantir a oferta de serviços aos usuários do SUS, levando em conta: - A necessidade da população (parâmetros de cobertura) - A capacidade instalada da unidade (recursos humanos e equipamentos registrados no CNES) - A disponibilidade de recursos financeiros do gestor para a cobertura do que está sendo programado.

SISTEMAS ENVOLVIDOS SCNES - FPO - DE_PARA BPA - APAC SIA - VERSIA TRANSMISSOR

SIA/SUS Pode-se dizer que o SIA/SUS interage de maneira direta com vários sistemas de Apoio/Base a fim de completar o ciclo de processamento de uma competência

APAC/SUS Fluxo do Atendimento Ambulatorial – aplicativo de captação do atendimento (APAC)

BREVES CONSIDERAÇÕES

TABELA UNIFICADA SIGTAP A implantação da Tabela Unificada do SUS em Janeiro de 2008 é a base atual de todo o sistema de informação do Ministério da Saúde, e o SIGTAP é o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS http://sigtap.datasus.gov.br

Cadastramento Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde Consiste no processo de identificação dos usuários do SUS e seus domicílios de residência através da emissão do número de CNS - Cartão Nacional de Saúde mantendo a vinculação de cada usuário à residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva http://cadweb.datasus.gov.br/PortalCNS/default.asp

- SIA - PARA SUPORTE AOS SISTEMAS SIASUS@LISTAS.DATASUS.GOV.BR Equipe de Atendimento do DATASUS/RJ: Fones: (21) 3985-7292 / 3985-7084 / 3985-7842 PARA DÚVIDAS NOS CONCEITOS CGSI@SAUDE.GOV.BR TÉCNICOS:NEREIDE, EMÍLIA, SUZETE, RAFAEL, DORIANE. FONES: (61) 3306.8419/3306.8425/3306.8423 16

Virgínia Lucas Consultora Técnica – CGSI/DRAC/SAS/MS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO-CGSI Coordenação CGSI: Luzia Santana de Sousa Apresentação: Virgínia Lucas Consultora Técnica – CGSI/DRAC/SAS/MS cgsi@saude.gov.br 17