Introdução à disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Operações Semestre 201/2
Advertisements

CONTROLE E SERVOMECANISMO
Controle de Processos por Computador
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Análise de Resposta em Freqüência Diagramas Polares. 8. 5
Projeto de Sistemas de Controle - Método do Lugar das Raízes. 7. 1
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Introdução aos Sistemas de Controle
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 8
Projeto de Sistemas de Controle - Método do Lugar das Raízes. 7. 1
Sistemas Realimentados Introdução
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
Projeto de Controladores pelo Método do Lugar das Raízes
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
1.a. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. CONTROLE DE PROCESSO SISTEMAS I
1. SISTEMAS LINEARES E NÃO-LINEARES
1. SISTEMA DE DADOS AMOSTRADOS
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 2000/2001.
2/2013 Prof. EMILSON ROCHA DE OLIVEIRA
ELETRÔNICA Prof. Marcelo de Oliveira Rosa. Eletrônica Conteúdo Materiais semicondutores Diodos Transistores BJT Transistores JFET, MOSFET Amplificadores.
Cap 6 – Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente
Características de sistemas de controle
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 6: Estabilidade – Critério de Routh
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 2 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução aos Sistemas de Controle
Análise Dinâmica Linear
Análise da resposta em freqüência FONTE: bode(50,[ ]) 50
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 3 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução Disciplina: Sistemas de Controle (Laboratório) - ET76H
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Administração de Operações Semestre 2013/2 PROF. MARCOS PRIMO DCA sala D-24;
Aula 8 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teorica 4: Diagrama de Blocos
Aula 4 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução a Engenharia de Alimentos
Sistemas Operacionais
Conteudo: Sistemas com resposta inversa
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
Laboratório: Álgebra de Diagrama de Blocos
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Controle Digital Prof. Flávio Vidal, MSc..
2/2014 Prof. EMILSON ROCHA DE OLIVEIRA
Projeto de sistemas de controle pelo Método do Lugar das Raízes
Sistemas Operacionais de Rede
Sistemas Operacionais
Sistema de controle com compensação em retroação
Sistemas de Informações Gerenciais
USJT – Universidade São Judas Tadeu
Organização Normas e Qualidade
Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo.
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
DIAGRAMAS DE BODE. 2 Análise de Resposta em Freqüência 1. Introdução 1.2. Diagramas de Bode 1.3. Construção do Diagrama de Bode com o Matlab Livro Texto:
Transcrição da apresentação:

Introdução à disciplina Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H Prof. Ismael Chiamenti 2014/2 Introdução à disciplina

INTRODUÇÃO / CONTEÚDO OBJETIVO: Compreender, analisar e projetar sistemas de controle contínuos utilizando métodos clássicos e modernos. Conceitos básicos de sistemas de controle; Sistemas em malha aberta e malha fechada; Simplificação de diagrama de blocos; Funções de transferência ; Modelo na forma de variáveis de estado; Caracterização da resposta de sistemas de primeira ordem, segunda ordem e ordem superior; Erro de estado estacionário; Estabilidade; Introdução a controladores PID; Sintonia de controladores PID; Método do lugar das raízes; Projeto PID via método do lugar das raízes; Resposta em frequência; Margens de ganho e fase e estabilidade relativa; Projeto de controlador por avanço e atraso de fase; Controlabilidade e Observabilidade.

INTRODUÇÃO / BIBLIOGRAFIA 1. NISE, Normam S. Engenharia de sistemas de controle. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2009. 2. OGATA, Katsuhiko. Engenharia de controle moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, c2003. 3. DORF, Richard C.; BISHOP, Robert H. Sistemas de controle modernos. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

INTRODUÇÃO / AVALIAÇÃO MP: média entre as duas maiores notas do conjunto P1, P2 e P3. A1 e A2: avaliação escrita, com nota da prova composta pela nota da avaliação mais exercícios realizados em sala de aula ao longo de todo o semestre (E); P3: Prova substitutiva (TODA MATÉRIA DO SEMESTRE) (não considera E); NL: nota do laboratório (resolução de atividades em classe e extraclasse); APS: lista de exercícios e/ou projeto (dependendo do avanço do semestre); Segunda chamada (TODA MATÉRIA DO SEMESTRE) deverão ter o aval da coordenação para realização da prova.

INTRODUÇÃO APROVAÇÃO: Média final maior ou igual a 6,0. Frequência acima de 75%. Contatos para dúvidas - Email: ismael.utfpr@gmail.com Local: DAELT/UTFPR ou LABORATÓRIO FOTON Favor agendar sempre, por email, para evitar desencontros nos horários fora dos “PALUNO”. OBS. NO MAPA DO PROFESSOR, PALUNO SÃO OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS E P INDICA ATIVIDADES DE PESQUISA E ADMINISTRATIVAS OU DE AUXÍLIO ADMINISTRATIVO. PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULAS – DATA DAS PROVAS: https://paginapessoal.utfpr.edu.br/chiamenti Conduta na sala: - Tolerância máxima de atraso de 15 minutos; - Não atender celular na sala ; - Celular em modo silencioso.

INTRODUÇÃO / HOJE Conceitos básicos de sistemas de controle; Sistemas em malha aberta e malha fechada; Simplificação de diagrama de blocos; Funções de transferência ; Modelo na forma de variáveis de estado; Caracterização da resposta de sistemas de primeira ordem, segunda ordem e ordem superior; Erro de estado estacionário; Estabilidade; Introdução a controladores PID; Sintonia de controladores PID; Método do lugar das raízes; Projeto PID via método do lugar das raízes; Resposta em frequência; Margens de ganho e fase e estabilidade relativa; Projeto de controlador por avanço e atraso de fase; Controlabilidade e Observabilidade.

INTRODUÇÃO Relógio de água de Ktesibius (Grécia 285-? A.E.C.)

INTRODUÇÃO Primeiro controlador automático aplicado em um processo é atribuído a James Watt (Matemático e Engenheiro escocês – 1736 -1819).

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO James Clerk Maxwell (Físico e Matemático britânico – 1831-1879). Formulou a teoria de controle usando uma equação diferencial. Início do uso extensivo da matemática na teoria e nos sistemas de controle.

INTRODUÇÃO Controle clássico: constituído, principalmente, pelas técnicas de resposta em frequência e do lugar das raízes. Aplicação limitada à sistemas com somente uma entrada e uma saída (SISO) Controle moderno (1960) : utiliza técnicas de análise e síntese através de variáveis de estado, com aplicação em sistemas com múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO). 1960 a 1980: controle ótimo 1980 até hoje: controle robusto (previsão de variações entre o modelo e a planta real), controle de H∞ (otimização matemática).

INTRODUÇÃO Exemplos: sistema de controle de vazão

INTRODUÇÃO Exemplos: sistema de levitação magnética

INTRODUÇÃO Exemplos: sistema de controle de temperatura

INTRODUÇÃO Exemplos: sistema de controle de posição

DIAGRAMA DE BLOCOS Diagrama de blocos é uma representação simbólica da relação entre a resposta e a entrada de um dado sistema. No interior do bloco há, geralmente, o nome de um elemento, ou um símbolo de uma operação matemática, etc. As operações de soma e subtração são representadas por um círculo, chamado de ponto de soma, exemplos: Para empregar a mesma variável como uma entrada para mais de um bloco, é usado um ponto de tomada, ou de ramificação, exemplos:

DIAGRAMA DE BLOCOS: MALHA FECHADA r: sinal de entrada ou de referência; c: saída controlada; b: sinal de realimentação (retroação, feedback); e: sinal atuante ou erro; m: variável manipulada.

DIAGRAMA DE BLOCOS: MALHA FECHADA

DIAGRAMA DE BLOCOS: MALHA ABERTA Exemplo: torradeira, máquina de lavar roupas. Nos sistemas de malha aberta, a saída não tem efeito sobre a ação de controle. Conhecido como sistema feedforward.

MALHA ABERTA OU FECHADA ? Por meio da utilização de um sistema de controle de malha fechada, pode-se projetar um sistema de controle imune, teoricamente, a distúrbios e variações de parâmetros da planta; O sistema de controle de malha aberta é mais fácil de ser construído, visto que grande parte das plantas é estável em malha aberta. Em sistemas onde é conhecida a relação entre a entrada e a saída, e ainda verifica-se a ausência de distúrbio, é aconselhável a utilização de um sistema de controle de malha aberta; Geralmente, os projetos de sistemas em malha fechada são mais caros que malha aberta, sendo a que a combinação entre sistemas de controle de malha aberta e malha fechada apresenta melhores resultados do que quando utilizados separadamente.

PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE Um projeto de controle deve ser estável, esta é a exigência fundamental; Um projeto de sistema de controle também deve ter uma estabilidade relativa razoável; Por fim, espera-se do projeto de sistema de controle, reduzir ou eliminar o sinal de erro de estado (regime) estacionário. Atividade (A)