Plasticidade Cerebral

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Transcrição da apresentação:

Plasticidade Cerebral

Plasticidade Cerebral

INTRODUÇÃO Contextualização do tema: o que dizem os especialistas Suzana Herculano Ph.D. em Neurociência pela Université Paris VI, bióloga, professora adjunta na UFRJ no departamento de anatomia Plasticidade do cérebro é a sua capacidade de reorganizar-se diante de uma determinada lesão ou surto. Além disso, tem a associação entre o aprendizado e uma subseqüente modificação cerebral.

INTRODUÇÃO Silvia Helena Cardoso Psicobióloga, com doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. Editora-chefe da Revista "Cérebro & Mente". Toda vez que você aprende alguma coisa ou adquire alguma experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento.

INTRODUÇÃO Ingrid Dragan Taricano Profa. Dra da UFRJ; Coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade de Santo Amaro-S.P. O termo plasticidade cerebral, é aplicável às situações em que determinadas estruturas cerebrais modificam-se de forma adaptativa às exigências de desempenho (cognitivo, motor, visual, auditivo, etc.).

Plasticidade X ambiente Remodelação da Conectividade Sináptica Manipulações Ambientais Estimulações Sensoriais Remodelação da Conectividade Sináptica Mudanças Fisiológicas Novas Tarefas

Plasticidade X ambiente

Como funciona o sistema nervoso ? O fenômeno da plasticidade é melhor compreendido através: Do conhecimento do neurônio

Como funciona o sistema nervoso ? Da natureza das conexões sinápticas

Como funciona o sistema nervoso? Organização funcional Da organização das áreas cerebrais

Como se da a plasticidade cerebral ? Teorias Alterações celulares: Brotamento Regeneração Brotamento colateral Ativação de sinapses latentes Supersensitividade de desenervação

Plasticidade e Reabilitação Hebert Viana, cantor - 40 anos Flávio Silvino, ator – 30 anos Alex Eduardo, webdesigner – 22 anos

Plasticidade cerebral e educação Construção da inteligência, quando se inicia ? Fatores que interferem na formação das conexões Idade Predisposição genética Alimentação Relações com o meio A importância dos estímulos nos primeiros anos de vida

Plasticidade cerebral e educação A importância do ambiente no aprendizado Estrutura familiar, afeto, bom senso Perfil da escola brasileira “Centro de formação ou simples depósitos” A criança não é só um cérebro

Plasticidade cerebral e educação Janelas de oportunidade Há períodos críticos para o aprendizado de determinadas habilidades Sempre é possível Síndrome de Down

Plasticidade cerebral Genética não é destino O papel do sono no desenvolvimento cerebral Equívocos Usamos apenas 10% da capacidade cerebral Quanto maior o número de sinapse melhor O cérebro é uma estrutura fixa no adulto Vídeo-game prejudica o desenvolvimento da criança

Considerações Finais Pessoas que sofrem lesão em parte do seu cérebro podem recuperar as funções perdidas A educação de crianças em um ambiente sensorialmente enriquecedor desde a mais tenra idade pode ter um impacto sobre suas capacidades cognitivas e de memória futuras As células nervosas crescem e se modificam em relação as experiências e ao aprendizado É essencial que se mantenha uma estimulação cerebral constante para que se assegure o armazenamento contínuo de novos conhecimentos.