“Quem vai garantir o futuro?”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Escola e Família: quais são suas competências?
A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
O Aluno.
O Aluno a Distância.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Sistema Seriado de Avaliação SSA
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Programa Ler e Escrever
Você sabia que… …a educação é uma prática social e portanto ela sempre existiu…
Perfil do Profissional
Currículo oficial de São Paulo
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Talentos para Inovação
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Construindo o futuro do seu filho!
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
MERCADO DE TRABALHO.
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Prof.ª Irislane Figueiredo
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Projeto: Conta que eu conto
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.
Por que o jornal na escola?
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Estudo da Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
O projeto TOTH O projeto TOTH nasceu da percepção que muitos pais estão com dificuldades em encontrar na cidade um colégio com mentalidade inovadora.
DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL ATUAL Esclarecendo um pouco mais...
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

“Quem vai garantir o futuro?” www.ricardoorsini.com orsini.palestras@terra.com.br

Sinal dos tempos Ontem Hoje

Ferramentas de ontem

Ferramentas de hoje

Hoje, qual escola você escolheria para seu filho? Uma Escola que prepare para a vida e o Mercado recebeu 67% das citações recebeu 72% das citações recebeu 74% das citações recebeu 78% das citações

O que os pais esperam da escola? Outros aspectos da pesquisa O principal aspecto mencionado pelos pais como característica de uma Escola forte foi: professor qualificado – com 42% das citações. Preparar o aluno para o futuro, recebeu 70% das citações no que diz respeito ao papel da escola em preparar o aluno, seja para: passar no vestibular, entrar no mercado de trabalho e prepará-lo para a vida. Outras citações: Programa Pedagógica - 54%; Preocupação com os Professores - 53%; Infra-estrutura - 23%; Matéria - 15%. Oferecer palestras para Pais, Alunos e Professores com temas atuais, recebeu 72% das citações - da Ed. Infantil ao Ensino Médio.

O que pensam os alunos do EM / Rede Pública -SP Pesquisa em 2008 ouviu 880 estudantes sobre o EM O que você esperava ao entrar no Ensino Médio?

Cenário de uma década no Brasil nunca visto Descoberta de petróleo na camada do Pré-sal. A Copa do Mundo em 2014 no Brasil. As Olimpíadas em 2016 no Brasil. Infra-estrutura: Trem Bala, Aeroportos, Hotéis etc Investimentos de R$ 17 trilhões de reais nos próximos 10 anos no Brasil. PIB Brasileiro em 2012 foi superior a R$ 3 trilhões.

O Brasil decola, diz “The Economist” Revista vê agora risco da arrogância A revista afirma que o Brasil entrou em cena no palco mundial, e vai se tornar a quinta maior economia do mundo em até 2014. O País está passando por seu melhor momento desde que um grupo de navegadores portugueses chegou às costas brasileiras, em 1500. O Brasil já havia sido democrático antes, havia tido crescimento econômico e baixa inflação, mas nunca essas 3 coisas ao mesmo tempo.

Áreas de trabalho com muito futuro O mercado de trabalho sinaliza 14 áreas com enormes perspectivas Hotelaria 14° Comércio exterior 13° Segurança pessoal e corporativa 12° Direito 11° Medicina 10° Telecomunicações 9° Marketing 8° E-marketing 7° Logística 6° Relações Internacionais e Públicas 5° Turismo 4° Ecologia e meio ambiente 3° Educação Telecomunicação ampliará as fronteiras do ensino 2° Engenharia genética Manipulação do DNA, Células - tronco e Transgênicos prometem ser o grande desafio científico e ético do século XXI 1°

Assim...vai mal !!! Avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2004. Prova respondida por 250 mil jovens, todos na faixa dos 15 anos. Do Brasil participaram 4.400 alunos (rede pública e privada).

Razões para as normas cultas da escrita

Vestibular da Fuvest cobra muita leitura e interpretação A Fuvest deve aumentar mais que em 2012, o número de questões interdisciplinares. A medida vai exigir ainda mais a capacidade de leitura e interpretação dos candidatos. Muitos alunos erram questões não por falta de conhecimento científico, mas por dificuldade em interpretação de texto. Interpretação também no inglês - falar uma língua estrangeira não é o mais importante para ter um bom desempenho na prova. Ter vocabulário e conseguir entender os textos é o primeiro passo para se dar bem na prova.

Um país que não lê O hábito da leitura vem de casa O Brasil tem índices humilhantes de leitura. E o problema não está no preço do livro. Está na Família e na Escola. Mesmo as raras bibliotecas de qualidade, como a Mário de Andrade, em São Paulo, não têm filas na porta nem mesas lotadas. Dados da Câmara Brasileira do Livro - cada brasileiro lê o equivalente a 1,8 livro por ano. Enquanto que em países como França e Estados Unidos, onde cada pessoa lê de 5 a 7 livros por ano.

O novo idioma falado em Harvard No coração de Harvard se fala português. Vem de uma sala de aula em um dos mais suntuosos prédios no chamado Harvard Yard, o ponto principal do campus da mais conceituada universidade do mundo. É a aula de Nicolau Sevcenko, professor da Universidade de São Paulo (USP), que ensina cultura e história do Brasil em Harvard. Ele fala de Juscelino Kubitschek, Jango, Lina Bo Bardi, traça o cenário brasileiro nos anos 50 e 60. Em outra disciplina que leciona às segundas-feiras, discute modernismo, bossa-nova e chega à história contemporânea.

Jovens executivos migram da Espanha em busca de trabalho no Brasil O desempenho do Brasil no cenário global em contrapartida à crise que assola a economia da Espanha tem estimulado muitos profissionais espanhóis a aprender o português. O objetivo é turbinar o currículo e com isso abrir a possibilidade de emprego em terras brasileiras. Atualmente, mais de 1 milhão de espanhóis estão estudando o nosso idioma

As habilidades que mais fazem falta Após receberem uma boa educação universitária

Finlândia: Um exemplo a ser seguido No ranking mundial de qualidade da educação em que o Brasil aparece nas piores posições, o grande destaque positivo tem sido a Finlândia. Os estudantes da Finlândia obtiveram as melhores notas nos 3 testes do Pisa. A maior e mais respeitada avaliação internacional do ensino, promovida pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na Finlândia – Pais, Alunos e Escola têm direitos e deveres bem definidos que reforçam o envolvimento de todos – pode ajudar o Brasil a encontrar saídas para o problema da indisciplina.

Indisciplina não é crime, é falta de conhecimento Punição não resolve. Indisciplina não é crime, é falta de conhecimento. O sistema finlandês ensina que há três pontos que fazem a diferença: Preparar melhor o professor Envolver a Família na educação Entender que cada aluno é uma pessoa que precisa ser tratada de forma individualizada. Na Finlândia, mesmo os pais sendo em grande proporção separados, sempre participam de forma intensa nas atividades escolares O Pisa aponta entre as razões para o bom resultado do sistema finlandês a alta qualificação dos professores, a educação personalizada e o papel das mães na motivação das crianças para aprender.

A Educação apagando velhos hábitos Escrevendo um novo projeto Educação e o trabalho – Ontem e hoje A inovação na Educação deve ocorrer por duas razões: Formar cidadãos mais esclarecidos Preparar estes jovens para o mundo do trabalho

A hora de mostrar habilidades Educação & Mercado de Trabalho Porta de entrada para o Mercado de Trabalho www.inep.gov.br

A hora de mostrar habilidades Quem tem as 5 competências se dá bem 1 – Dominar linguagens: língua portuguesa, fazer uso das linguagens matemática, artística e científica 2 – Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento ( fenômenos naturais, tecnológicos, etc) 3 – Enfrentar situações – problema: selecionar, organizar e interpretar dados 4 – Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas 5 – Elaborar proposta: recorrer aos conhecimentos obtidos para elaboração de proposta

Os 3 passos na agenda do aluno Preparação para o Ensino Superior Primeiro passo: ter os 3 “Es” Segundo passo: possuir muita Informação O aluno possuir o hábito da leitura de jornais, revistas e livros Terceiro passo: exercitar a Cidadania e fazer Cursos extras Participar de: Palestras, Seminários, Cursos extras e atividades de Responsabilidade Social (ONGs ou na Escola)

Habilidades indispensáveis COMPETÊNCIAS Habilidades indispensáveis Para o primeiro estágio ou emprego

Criatividade, Inovação, Ousadia & Mudança Criatividade é a palavra de ordem hoje do mercado. A criatividade na Educação gera Professores mais estimulados e alunos mais competentes. Professores mais estimulados e alunos mais competentes geram projetos de qualidade. Projetos de qualidade geram mais alunos na Escola. Mais alunos na Escola geram mais receita para novos projetos.

Agilidade, Produtividade & Planejamento O foco da educação no século XX era o de preparar a maioria das pessoas para um emprego só, com garantias e segurança até que a aposentadoria chegasse. Hoje, tudo mudou.

Agilidade, Produtividade & Planejamento Pare para pensar. O que você faz na sua carreira ou na sua Escola que está aliada ao futuro? O que você pode fazer para pensar digitalmente diante deste cenário? Estamos sendo analógicos ou digitais?

Desafios do mundo contemporâneo A força de uma escola Desafios de um Projeto Pedagógico competente: Produzir alunos mais capazes para o mundo. Cidadãos comprometidos com a ética e a responsabilidade social. Alunos com mais habilidades e motivados com a Educação. Atender aos desejos dos pais e dos alunos. Atender às necessidades do Brasil, nesta década.

Quem vai garantir o futuro do Brasil?

Quem vai garantir o futuro do Brasil? “Se você deseja 1 ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quer 10 anos de prosperidade, cultive árvores. Se você deseja 100 anos de prosperidade, cultive gente” Ditado Chinês

MUITO OBRIGADO A TODOS www.ricardoorsini.com orsini.palestras@terra.com.br