Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
Peer Instruction Metodologia do Peer Instruction (numa tradução livre, “instrução entre pares”): entendimento e aplicabilidade dos conceitos, utilizando-se a discussão entre os alunos.
Parametrização dos procedimentos Instrumentos de sondagem (questionário sobre Hábitos de Estudo e Perfil Socioeconômico); Avaliação diagnóstica; Relatórios periódicos.
1 – Leitura prévia: Preparação antes da aula:
2 – Questionamento prévio: Questões pré-aula:
3 – Breve explanação sobre o conteúdo: “A atenção cresceu consideravelmente”, de acordo com os professores.
4 – Resposta dos alunos aos questionamentos conceituais: Questões durante a aula:
Dados Objetivos: 6 professores aplicadores; 1 professor supervisor que orienta e trata cientificamente os dados da aplicação; 540 alunos envolvidos; 11 classes; Três cursos: Direito, História, Pedagogia.
Limites: Atraso no horário de chegada dos alunos à classe. Profusão de perguntas no horário da explanação do professor, aumentando o tempo da explanação. Aplicação da metodologia na última série do curso: alunos têm certo receio de revelar suas opções de resposta aos questionamentos.