LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretrizes da EJA - SEDU
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Prática de Ensino: Educação Básica
Sistemas de ensino: federal, estadual, municipal (Art. 8o)
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
Estrutura e organização do ensino no Brasil: aspectos legais e organizacionais Profa. Dra. Denise Silva Araújo.
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Prefeitura municipal de Imperatriz
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Ensino Fundamental E PUC-Campinas Profas.:
Organização Curricular
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
Lucas Fontoura Edson Junior Caio Pessoa João Romito Ivan Schmit
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Profa. Cristina Araújo de Farias
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Paralelo das principais Leis
LDB Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Lei de Diretrizes e Bases
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Professor Marcelo Garcia
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
O Ensino Fundamental e o Ensino Médio Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Curso de Licenciatura Política e Organização da Educação Básica.
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Transcrição da apresentação:

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906) Pontos Básicos LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)

Organograma

Disposições Gerais da Educação Básica Multi-organização: séries, períodos, ciclos, grupos não-seriados. Admite reclassificações. Adaptações climáticas e econômicas ao calendário escolar (sem reduzir os dias letivos). 800h/200d (excluindo os exames finais). Possibilita a organização por agrupamento diversificado para língua estrangeira e artes. Avaliação contínua e cumulativa (prevalecendo uma avaliação qualitativa). Aceleração para o atraso escolar. Recuperação paralela. 75% de freqüência (horas) para a aprovação. Históricos, declarações, diplomas: instituições de ensino. Não determina o quantitativo de alunos nas turmas. Currículo: língua portuguesa, matemática, mundo físico e natural, realidade social e política (ênfase no Brasil), artes, educação física (facultativo nos casos: jornada de 6 horas, maior de 30 anos, serviço militar, prole), história do Brasil (formação do povo brasileiro), língua estrangeira moderna, história e cultura afro-brasileira (podendo ser abordada em educação artística, literatura e história do Brasil). Adaptações à vida rural.

Educação Infantil Desenvolver os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família/comunidade. Creches (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 6 anos). Há avaliação sem caráter de promoção.

Ensino Fundamental Obrigatório, inicia-se aos 6 anos com 9 anos de duração. O Ciclo é facultativo. Índios: língua portuguesa e língua materna. EAD: complementação ou situação emergencial. Ensino religioso: matrícula facultativa. Jornada escolar mínima: 4 horas, salvo os casos de ensino noturno. Progressiva jornada integral.

Ensino Médio Duração mínima de 3 anos. 1 língua estrangeira moderna obrigatória (escolhida pela comunidade escolar) e outra de caráter optativo (dentro das possibilidades). Domínio da filosofia e sociologia. Poderá preparar para o exercício de profissões técnicas.

Educação Superior Oferece cursos seqüenciais, graduação, pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, Mestrado e Doutorado). Revalidação nas públicas dos diplomas estrangeiros. Quadro profissional: 1/3 Mestrado-Doutorado e 1/3 em regime integral. Autonomia administrativa e curricular. Cada colegiado nas públicas: 70% de docentes.

Modalidade: EJA Destinada aos que não tiveram acesso em idade própria. Fundamental: 15 anos Médio: 18 anos

Modalidade: Educação Especial Preferencialmente na rede regular. Apoio especializado no regular. Classe especial somente quando não for possível a integração. Inicia-se aos 0 anos. Adaptações: currículos, métodos, técnicas, recursos e organizações. Aceleração para os superdotados. Capacitação para professor do regular. Especialização para professor de atendimento especializado.

Profissionais da Educação Formação mínima para as séries iniciais: Normal. Demais: Graduação. ISE: programa de formação (complementação) pedagógica para as séries iniciais para portador de diploma superior. Mínimo de 300 horas de prática de ensino. Docência superior: prioritariamente Mestrado e Doutorado.

Exercícios de Fixação 1 – Segundo a nova LDB a educação é dever: da família, da União, do Estado e do Município da família e do Estado dos responsáveis e da União da família e dos profissionais de Educação 2 – Segundo à Lei 9394/96, a educação deve estar inspirada em princípios de: liberdade e nos ideais de solidariedade humana igualdade e trabalho igualdade e na prática sócio-econômica gratuidade e nos ideais de promoção humana

Exercícios de Fixação 3 – A freqüência mínima exigida na educação básica para aprovação é: a) nesse nível de aprendizagem, não se exige freqüência para aprovação b) 85% do total de horas letivas c) 75% do total de dias letivos d) 75% do total de horas letivas 4 – A educação básica nos níveis fundamental e médio deverá apresentar carga horária mínima anual de: a) 720 horas para os dois níveis b) 800 horas para os dois níveis c) 600 horas para os dois níveis d) 800 horas e 400 horas para cada nível

Concursos Anteriores 1. (Sorocaba, 2001) A educação básica, nos termos do artigo 21 da LDB, é formada. Pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Pela educação infantil e ensino fundamental apenas. Pelo ensino fundamental e ensino médio apenas. Pela educação infantil apenas. Pelo ensino fundamental apenas.

Concursos Anteriores 2. (Rezende, 2007) A Lei Federal nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 6º, estabelece que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores no Ensino Fundamental a partir dos: A) cinco anos de idade B) seis anos de idade C) sete anos de idade D) oito anos de idade E) dez anos de idade

Concursos Anteriores 3. (Pedro II, 2007) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto: A) valorização do profissional da educação escolar. B) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. C) valorização da experiência extra-escolar. D) singularidade de idéias e de concepções pedagógicas.