11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa.

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Transcrição da apresentação:

11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa

Índice  Introdução  Questões-problema que queríamos investigar  Enquadramento no PDM  Trabalho de campo realizado  Síntese da informação colhida no trabalho de campo  Estratégias para superar os problemas identificados  Identificação dos locais em Braga com fortes potencialidades turísticas  Conclusões

Introdução  Escolhemos este tema numa tentativa de saber se estão a ser valorizados locais da cidade de Braga, com relevância para o turismo na cidade.  A cidade tem fortíssimas potencialidades ao nível do turismo de lazer, cultural, religioso e histórico que é necessário explorar.

Enquadramento do tema no PDM de Braga: Um dos domínios estratégicos na proposta de revisão do PDM de Braga é: “Braga, um concelho que queremos visitar”  Prevê-se transformar o turismo num fator de desenvolvimento e diversificação económica e  Incorporar estratégias de preservação e valorização do património cultural, natural e imaterial no processo de planificação turística;

Questões-problema que queríamos investigar:  As infraestruturas do turismo em Braga estão aptas a receber turistas de várias faixas etárias?  É disponibilizada informação turística suficiente?  Os turistas têm conhecimento da história da cidade?

Deslocamo-nos à Câmara Municipal de Braga para uma reunião com os engenheiros envolvidos no projeto de revisão do PDM. Trabalho de campo realizado - 1

Deslocámo-nos ao Posto de Turismo para sabermos o tipo de informação turística e mapas que são dados a quem visita a cidade. Trabalho de campo realizado - 2

Realizámos entrevistas a treze turistas estrangeiros Trabalho de campo realizado - 3

Deslocámo-nos a cinco hotéis em busca de informação. Trabalho de campo realizado - 4

Durante as entrevistas fizemos questão de acompanhar duas turistas à Sé de Braga, pois não sabiam a sua história ou antiguidade. Trabalho de campo realizado - 5

 A maioria dos turistas procura na internet a infor- mação sobre os principais locais a visitar na cidade;  A maioria das visitas à cidade é por referências familiares;  A duração da visita à cidade é curta (entre meio dia a um dia);  A maior parte dos estabelecimentos hoteleiros apenas fornece um mapa da cidade e nenhuma informação cultural, histórica ou gastronómica;  Os turistas tinham pouco conhecimento sobre os monumentos a visitar. O que concluímos na nossa pesquisa

 Dinamizar as zonas com maior interesse turístico, disponibilizando informação pertinente;  Criar percursos pedonais turísticos, com tempos de duração diferentes, para se adaptar às condições dos turistas;  Disponibilizar as informações turísticas sobre Braga noutros postos de turismo próximos (Porto, Guimarães, Viana do Castelo,…) Que estratégias para solucionar estes problemas?

Propostas de locaisa dinamizar turisticamente: Propostas de locais a dinamizar turisticamente: 1 - Sete Fontes

2 - Bom Jesus do Monte Propostas de locaisa dinamizar turisticamente: Propostas de locais a dinamizar turisticamente:

2 - Bom Jesus do Monte

Centro histórico da cidade Propostas de locaisa dinamizar turisticamente: Propostas de locais a dinamizar turisticamente:

Circuitos pedonais turísticos a promover (ver mapas)

 Após muita pesquisa e trabalho de campo, chegamos à conclusão de que as infraestruturas do turismo em Braga apresentam deficiências.  É necessário criar novos percursos de diferentes tipos/objetivos, entre religião, história, cultura e natureza. Conclusão

11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa