Comunicação verbal e não verbal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

Linguagem Corporal.
Oratória para Universitários
Oficina de Apresentação Oral
Como Preparar Seminários
O CUIDADO COM CORPO E VOZ
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
- REPRODUÇÃO AUTORIZADA -
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Dicas para uma boa ergonomia na Informática
Fundamentação Bíblica – Atos 17, 22-34
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
PARTO RECONHECIMENTO:
maneira de pensar e agir, atitude.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
RECURSO VERBAL A VOZ É A LIGAÇÃO ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS
Comunicação Empresarial
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Sinais de formação Sinais de apito; Vozes de comando; Sinais manuais.
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Ambiente de Estudo Preliminares
Comunicar em Público António Abernú.
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
O que é Comunicação?.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Entendendo a linguagem corporal
FALAR EM PÚBLICO.
QSH (Benomy, 2011) Questionário de suscetibilidade hipnótica Instruções Você vai receber 10 exercícios através dos quais vai poder obter resultados sobre.
TÉCNICAS DE ORATÓRIA Prof. Wendel Sandro de Paula Andrade
Sinais de formação Vozes de comando; Sinais de apito; Sinais manuais.
Comunicação.
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
Dicas para Apresentações
DEZ DICAS DE COMO FALAR EM PÚBLICO
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Metodologia e Redação Científica
VOZ HIGIENE VOCAL.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Tipos de Comunicação.
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS
Sinais de formação Vozes de comando; Sinais de apito; Sinais manuais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
FALANDO NA ESCOLA VIVENCIAL, ULTRÉYAS E CURSILHOS
Como Falar Bem em Público
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Como Preparar uma Apresentação. 22 Consiga todas as informações possíveis Tema Planejar.
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO EFICAZ DIRECIONADA AO MARKETING DO PROFISSIONAL CONTÁBIL Comunicação eficaz é uma das molas propulsoras do sucesso.
Conhecendo o aparelho Vocal
Atendimento ao Telefone
Bom dia.
Técnicas de Apresentação
Como se comunicar em seminários
ORATÓRIA.
Preparação para apresentação do TCC
Comunicação Verbal e Oratória
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2008.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Comunicação verbal e não verbal

Fala-me para que eu te veja! (Discurso grego)

Sistema de comunicação EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM Retroalimentação

“Quem não se comunica, se trumbica”... Chacrinha Informações... 70% da comunicação é não-verbal, ou seja, por meio de gestos, expressão facial e corporal, imagens, etc; Ao transmitir uma informação: 7% da atenção são para as palavras; 38% fica por conta da voz; 55% é expressão corporal; Como pode ver, a expressão corporal vale muito!

“Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário” “Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário”. (Provérbio japonês) Medo

Você tem medo de falar em público? Para superar este obstáculo, o primeiro passo é aprender a controlar o nervosismo. Você pode perceber o efeito do medo quando, involuntariamente, começa, por exemplo, fumar demasiadamente, roer as unhas, ficar inquieto com as pernas, perder a concentração diante de quem está falando com você, entre outros efeitos.

- Foque o pensamento no seu objetivo; - Imagine o seu sucesso; Controlando o medo... - Relaxe seu corpo; - Foque o pensamento no seu objetivo; - Imagine o seu sucesso;

Vamos praticar? Todo exercício é válido para aliviar a tensão. Por isso, vamos trabalhar a sua respiração. Essa atividade é fundamental para tornar a sua comunicação mais clara e entendível para o ouvinte.

Em posição ereta, coloque as mãos entrecruzadas atrás da nuca; Faça a inspiração na sua condição máxima, de preferência até o tempo de contar até 4 (mentalmente); Segure o ar contando, mentalmente, até 10 ou 15; expire até o tempo contado; Feita essa etapa, aguarde o tempo até 3, sem respirar, iniciando novamente o procedimento; Durante a respiração, vergue o corpo em direção aos joelhos ou até onde conseguir; O exercício poderá ser feito de início, 10 vezes, aumentando-se até 20 vezes, com intervalos de descanso de 5 a 10 minutos.

O principal instrumento da comunicação é a voz. Um tom sonoro, agradável, leve e claro faz com que o público prenda a sua atenção, consequentemente, resulta em uma satisfatória recepção da mensagem.

Recomendações para fazer bom uso de sua voz. Mantenha o corpo ereto; A garganta deverá manter-se aberta e “limpa”, por isso, boceje ou engula antes de falar; A voz aguda é causada por tensão muscular, portanto, antes de iniciar a fala, tente relaxar a musculatura; 20 ou 30 minutos antes de iniciar a fala, coloque duas pitadas de sal ou chupe um limão aquecido, assim sua voz ficará mais clara; Mantenha o som de sua voz moderado. Não grite, não cochiche; Cuidado para que o tom de sua voz não caia no final de cada frase; Fale olhando sempre para o seu público; Potencialize as mensagens mais importantes, variando a intensidade da voz; Ao falar, não esteja em jejum, mas evite estar de estômago cheio; Evite beber água enquanto falar.

Dicção: É articular as palavras de forma clara e entendível, pronunciá-las com distinção entre vogais e consoantes. Trabalhando bem a dicção é possível ser compreendido, mesmo falando em voz baixa.

Dicção: A – Pronunciar todas as sílabas. Exemplo: “Levar” em vez de “levá”. “Fizemos” em vez de “fizemô”. “Não é” em vez de “né”. B – Pronunciar freqüentemente os sons que tem mais dificuldade. Exemplo: o “erre” mais acentuado. C – Exercitar a pronúncia com a leitura de textos em voz alta .

Sinal enfático Frase: Você abriu a lata? Você abriu a lata? Resposta sugerida: “sim, eu”. Resposta sugerida: “sim, abri”. Resposta sugerida: “sim, foi a lata”.

EXPRESSÃO CORPORAL A voz, a palavra e a expressão corporal juntas são responsáveis pela transmissão da mensagem ao público.

Atitudes Negativas Exercício com os braços e mãos: - Colocar atrás, nas costas; - Manter os braços cruzados; - Colocar as mãos no bolso, apoiar sobre a mesa; - Coçar a cabeça, Mexer no relógio; - Balançar, repetidamente, o lápis ou a caneta. Exercício com as pernas: - Fazer movimentos repetitivos; - Abrir ou fechar as pernas; - Apoiá-las alternadamente. Exercício com a postura: - Ombros para frente, transmitindo impressão de derrotado; - Expor “ar” de superioridade.

Atitudes Positivas Exercício com os braços e mãos: - Gesticule, pausadamente; - Gesticule as mãos acima da linha da cintura; - Faça os movimentos a partir dos ombros. Exercício com as pernas: - Firme o tronco, seguramente, sobre as duas pernas; - Estabeleça seu ritmo ao andar, nem muito rápido, nem lento demais. Exercício com a postura: - Tenha sincronismo com a voz, a mensagem e o corpo; - Olhe para o público; - Ressalte a fisionomia ao expressar uma informação.

Apresentação... Higiene Vestuário Transmitir uma aparência limpa e saudável é apresentar-se respeitosamente ao seu público. Por isso, cuidado com a sua apresentação física: cabelo, maquiagem (no caso das mulheres), barba aparada (no caso dos homens), unhas tratadas, entre outros. Vestuário Esteja certo de que você deverá aparecer mais do que a roupa, portanto, seja discreto, faça a opção por cores neutras e modelos recatados. O objetivo, neste caso, é transmitir uma postura equilibrada.

Algumas Dicas... A – Ouça sempre! Preste muita atenção à linguagem usada pela pessoa que está falando. Fique atento para captar todas as informações passadas na mensagem, certamente, elas poderão fazer parte do seu vocabulário; B – A leitura, sem dúvidas, é a maior fonte de abastecimento. Bons livros, jornais e dicionário são fortes aliados na captura de novos vocabulários; C – Em caso de dúvidas sobre uma palavra desconhecida, anote-a para que posteriormente possa consultar o seu significado. Assim você poderá usá-la em uma próxima ocasião.

Obrigado pela presença!