Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Plano Nacional de Formação
Projetos de Aprendizagem
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
1. Público-alvo Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em 2003, havia nas cidades brasileiras cerca de de jovens.
PROJOVEM URBANO É uma das modalidades do ProJovem Foi construído tendo como referência o processo de avaliação do “ProJovem original” Sistema de Monitoramento.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria da Educação e Cultura
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Coordenação Nacional do Projovem Urbano
Organização dos Tempos e Espaços
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prefeitura municipal de Imperatriz
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Recursos humanos e materiais
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Oficina de Apropriação de Resultados
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Políticas Públicas – conceitos
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Comissão de EJA de Alagoas
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Plano de Gestão da Escola
Atividade complementar 04 e 05
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PROJOVEM URBANO PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO (PPI)
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Ministério da Educação. A visão do MEC sobre o papel da liderança nos centros educativos Monica Gardelli Franco SEB- MEC.
Formação continuada 4º Encontro
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano? Combina Avaliação Externa Avaliação Formativa

Avaliação Formativa Processual Participativa Contribui para Planejamento Apoio aos alunos Verificar alcance de objetivos Contribui para

Quais são os instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem? Avaliação Formativa Provas Fichas (Agenda) Exame Nacional Externo do 1º e do 2º Ciclos

Instrumentos PROVAS DAS UNIDADES FORMATIVAS 6 provas: uma ao final de cada Unidade Formativa Correção e pontuação lançada no sistema pela coordenação local Correção com apoio do Guia de Estudo FICHAS DO CRA 1: Ciências Humanas 2: Língua Portuguesa 3: Inglês 4: Matemática 5: Ciências da Natureza 6: Qualificação Profissional 7: POP 8: Participação Cidadã 9: PLA 10: Sínteses Interdisciplinares 11: Habilidades Básicas Pontos lançados no sistema pela coordenação local EXAME NACIONAL EXTERNO DOS 1º e 2ª CICLOS Avalia os componentes curriculares Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas ao final dos dois primeiros ciclos Correção e pontuação lançada no sistema pelo Caed/UFJF

Quais são as atribuições da Coordenação Local? A) Provas das Unidades Formativas Organizar as provas a partir do banco de questões enviados pela Coordenação Nacional Aplicar, corrigir as provas e lançar os pontos no sistema informatizado do ProJovem Urbano Organizar e oferecer a 2ª chamada B) Fichas de Avaliação Distribuir o CRA aos POs de cada turma Monitorar o rodízio do CRA entre os educadores Prever os momentos de preenchimento das fichas 10 e 11 Monitorar o repasse dos pontos do CRA para o diário de avaliação e recolher os diários ao final de cada UF

A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas Avaliação Externa A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno Alunos cadastrados pela Coordenação Local

Como é o Sistema de Distribuição de Pontos? UF Avaliação Formativa Avaliação Final Total Geral Provas Fichas Prova 1º Ciclo Prova 2º Ciclo Subtotal Exame Final UF I Pontos 42 110   1100 2200 UF II Pontos Total Pontos 1º Ciclo 84 220 100 404 UF III Pontos UF IV Pontos Total Pontos 2º Ciclo UF V Pontos 36 UF VI Pontos Total Pontos 3º Ciclo 72 292 Total Pontos Geral 240 660

Quais são os certificados oferecidos aos alunos e quais são os critérios de certificação? Certificação de conclusão do ensino fundamental Pontuação necessária: mínimo de 1.100 pontos (50%) na soma dos resultados da avaliação formativa e do exame final nacional externo Freqüência: mínimo de 75% de freqüência às aulas B) Certificação de Qualificação Profissional Pontuação necessária: mínimo de 72 pontos (50%) na Qualificação Profissional

Quais os encaminhamentos esperados da Coordenação local para viabilizar a certificação dos alunos do programa? Definir as Instituições Certificadoras entre as escolas de sua rede. A mesma escola (estadual ou municipal) poderá oferecer a certificação do ensino fundamental e da qualificação profissional B) Manter em dia a documentação do aluno C) Ter em mãos o histórico escolar do aluno (O histórico deverá ser impresso do sistema) D) Preencher os certificados (a Coordenação Nacional produz modelos padronizados de certificados e encaminha para os entes federados)

O que é o SMA? Subsistema de Monitoramento B) Subsistema de Supervisão C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos D) Subsistema de Avaliação do Programa

A) Subsistema de Monitoramento Gerenciamento por sistema informatizado do Caed Matrícula Freqüência Entrega de Atividades Movimentação de alunos monitoramento.projovem@planalto.gov.br

B) Subsistema de Supervisão Matrícula Formação Inicial e Continuada Gestores Locais Condições de oferta nos núcleos Qualificação Profissional Presença educadores e alunos

C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno

D) Subsistema de Avaliação do Programa Metodologia: qualitativa e quantitativa Relação entre efetividade e implementação PPI – ação pedagógica, material didático e práticas docentes Formação: educadores e gestores Modelo de gestão: perfil e práticas Egressos Custos Condições de oferta (supervisão) Contrapartidas municipais/estaduais QP e PC Perfil dos atendidos Aprendizagem: medidas e causas Permanência X Evasão: medidas e causas Educadores: perfil e práticas

Antes do início das aulas Avaliação Externa de Alunos Linha do tempo do SMA Antes do início das aulas Ciclo 1 Ciclo 2 Ciclo 3 Supervisão da Matrícula e da Formação Inicial Supervisão Avaliação do Programa Avaliação Externa de Alunos avaliacao.supervisaoprojovem@planalto.gov.br