Uma Perspectiva Histórica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL EE Prof Henrique Morato Matão - SP
Advertisements

Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Bem-vindos!.
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Gestão e Organização do Ensino Superior (2002/2006) Criada pela Lei n° 6.034/69 e Decreto n° /70.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Trabalho de sociologia
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
produtos & serviços SERVIÇOS Website
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Universidade Federal de Pernambuco
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Pesquisa e Prática em Educação
Aplicando novas ferramentas
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
RESUMO O Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Nordeste - ERECO é um dos eventos mais tradicionais.
E.E Dom José de Camargo Barros Trabalho de Filosofia 2ºBimestre 2012
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
REQUISITOS BÁSICOS PARA UMA BOA PESQUISA E SUA DIFUSÃO
Escola de Gestores: um olhar sobre os recursos humanos no âmbito dos Referenciais de Qualidade da EaD Fernanda A. C. Campos Jussara B. Q. Paschoalino Inajara.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Políticas e Gestão Democrática da Educação
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Cristina Helena Almeida de Carvalho
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada
Descobrindo o profissional de Pedagogia
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Aula inaugural – pós-graduação Currículo Lattes DISCIPLINA: MÉTODOS DE PESQUISA I PROFª LEILA RABELLO DE OLIVEIRA 22/03/2005 FACULDADE SANTA MARINA.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Reconhecimento do curso de Psicologia
Prof. Daniela Reis.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Transcrição da apresentação:

Uma Perspectiva Histórica

USP - Origens Fundada em 1934 pelo interventor Armando Sales de Oliveira; Objetivo: formar uma nova elite que contribuísse para as melhorias do governo e do país; Influências: mundo acadêmico francês. Interventor Armando Sales de Oliveira

USP - Origens A USP surgiu da união entre as atuais FFLCH (na época, FFCL), Poli, ESALQ, Medicina, Direito, Farmácia e Odontologia (que na época eram juntas); A partir dos anos 60, a universidade foi gradualmente sendo transferida para a Cidade Universitária. Prédio da Física, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em 1938 IF, Hoje

Linha do Tempo 1941. Obtenção de área no Butantã para a instalação do campus universitário. 1948. Fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 1827. Fundação da Faculdade de Direito. 1934. USP inicia suas atividades. 1943. Inauguração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

1970. Criação do IF, do IME e do IQ. Linha do Tempo 1968. O governo federal promulga o AI-5. A USP vive as tensões e centraliza grande parte do movimento estudantil da época. Ocorre uma batalha campal entre estudantes da USP e do Mackenzie. 1956. A Cidade Universitária recebe o nome de Armando de Salles Oliveira. 1970. Criação do IF, do IME e do IQ. 1963. Criação do Museu de Arte Contemporânea e incorporação do Museu Paulista à USP. 1969. Ocorre uma reforma universitária que modifica o nome de algumas unidades e determina a criação de outras, entre elas está a mudança da FFCL para FFLCH.

1976. Criação do Hospital Universitário. Linha do Tempo 1972. Poli constrói o 1° computador brasileiro, apelidado de Patinho Feio 1976. Criação do Hospital Universitário. 1973. Estudante Alexandre Vannucchi Leme é morto por policiais do DOI-Codi. 1979. Sancionada a lei de anistia a presos políticos. Alguns docentes e alunos da USP estão entre as pessoas que retornam ao Brasil.

Linha do Tempo 1984. A campanha por eleições diretas para a Presidência da República – Diretas Já – mobiliza a sociedade brasileira. Entre os líderes do movimento, estão professores e ex-alunos da USP, como Fernando Henrique Cardoso, Ulysses Guimarães, Mário Covas e outros. 1988. A Resolução nº 3461, de 7 de outubro de 1988, estabelece o atual Estatuto da USP.

Reforma Educacional de 71 Pontos principais da reforma: Disciplinas como Filosofia desapareceram da grade curricular; Outras foram aglutinadas (História e Geografia formaram "Estudos Sociais"); Criação do curso de Educação Moral e Cívica.

E como a USP se envolveu? Criação de um curso de extensão universitário acerca de ensino de Filosofia no secundário; Maioria dos inscritos eram professores de outros cursos, como de Estudos Sociais. Trecho retirado de [1]

E hoje em dia? Após quase 40 anos, em 02 de julho de 2008, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do Ensino Médio de todo o país com a entrada em vigor da Lei nº 11.684.

Reforma de 68 Concepção norte-americana; Educação + desenvolvimento econômico; Universidade e setor produtivo; Sistema departamental; Expansão do ensino superior; Dimensão mais técnica.

Modelo Alemão Formação geral e humanista; Pesquisa; Autonomia relativa; Idealista e não-pragmática; Concepção liberal e elitista.

Modelo Americano Atual Diferente do Brasil, não há vestibulares; Os alunos montam um currículo que é enviado para as universidades; Atividades extracurriculares contam como “pontos extras”; A graduação é dividida em quatro anos. Nos dois primeiros, os alunos têm aulas de conhecimentos gerais. Apenas a partir do terceiro ano eles tem aulas específicas em suas áreas.

Bibliografia Revista: Websites: (Acesso em 13/03/2013) [1]CHAUÍ, M. S. A Reforma do Ensino, Revista Discurso, Nº08, Departamento de Filosofia da USP, 1978, p. 158 [2]PAULA, M.F.C. USP e UFRJ: a influência das concepções alemã e francesa em suas fundações, Tempo soc. vol.14 no.2 São Paulo Oct. 2002. Websites: (Acesso em 13/03/2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_da_Maria_Ant%C3%B4nia http://portal.mec.gov.br/index.php?id=12143&option=com_content&task=view http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm http://noticias.universia.com.br/mobilidade-academica/noticia/2005/04/27/483804/funcionamento-do-sistema-ensino-superior-americano.html http://www5.usp.br/institucional/a-usp/historia/linha-do-tempo/ Imagens: (Acesso em 13/03/2013) http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/files/2009/01/comicio-diretas-ae.jpg http://saudadesampa.nafoto.net/images/photo20130220163708.jpg http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_23/usp_files/mariaantXmack.jpg http://pauloteixeira13.com.br/wp-content/uploads/2013/02/alexandre-vive-3.jpg http://2.bp.blogspot.com/-lNZJD_uDLZk/UDqTJMUjOXI/AAAAAAAAAtE/HDbxJEbNyR4/s1600/33+anos+da+lei+de+anistia.jpg http://4.bp.blogspot.com/_9-20WcrQVD8/SpaW2h7xouI/AAAAAAAABLo/sWVnBSQ-_1E/s400/Cartaz+de+Campanha+para+o+III+Encontro+Nacional+das+Entidades+de+Anistia.+1979.jpg http://web.if.usp.br/ifusp/sites/default/files/images/IFUSP.JPG http://www.armandomoraesdelmanto.com.br/imagem/esc3.jpg http://www.imagens.usp.br/wp-content/uploads/20101020_11.jpg