DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO
MENSAGEM AOS ESTUDANTES: “SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA MINHA BRINCADEIRA DE DIZER VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES QUE TEIMO EM DIZER BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA PLATÉIA QUE SORRIA” CHAPLIN
DESCARTES – 1596 - 1649 . FUNDADOR DO RACIONALISMO MODERNO E DA MODERNA FILOSOFIA. .INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA METODOLÓGICA
RESUMO DO MÉTODO CARTESIANO: . INTUIÇÃO; . ANÁLISE; . SÍNTESE; .ENUMERAÇÃO COMPLETA
O CARTESIANISMO . INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE O MUNDO CULTURAL FRANCÊS E EUROPEU; . PRINCIPAIS SEGUIDORES: SPINOZA, MALEMBRANCHE, LEIBNIZ
PRINCIPAIS OBRAS: . DISCOURS DE LA MÉTODE; . MEDITATIONES DE PRIMA PHILOSOPHIA.
O EMPIRISMO PRINCIPAIS REPRESENTANTES: . BACON, HOBBES, LOCKE, BERKELEY, HUME
O EMPIRISMO . CONTRARIAMENTE AOS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO EMPIRISMO AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO ADQUIRIDAS POR NÓS PELA EXPERIÊNCIA
THOMAS HOBBES – 1588 - 1679 . NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, FILOSOFIA É A CIÊNCIA DOS CORPOS, QUE SE DIVIDEM EM CORPOS NATURAIS (FILOSOFIA DA NATUREZA) E CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO (FILOSOFIA POLÍTICA)
JOHN LOCKE – 1632-1704 . “QUEM NÃO QUISER SE EQUIVOCAR DEVE CONSTRUIR SUA HIPÓTESE, DERIVADA DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, SOBRE UM FATO, E NÃO SUPOR UM FATO DEVIDO A ESSA HIPÓTESE
JOHN LOCKE . UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DO EMPIRISMO, LOCKE AFIRMAVA QUE NÃO HAVIA NADA EM NOSSA MENTE QUE NÃO TIVESSE PASSADO ANTES PELOS NOSSOS SENTIDOS.
GEORGE BERKELEY 1685 -1753 . A EXISTÊNCIA DAS COISAS NADA MAIS É DO QUE A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DESSA EXISTÊNCIA. OU, EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: “SER É PERCEBER E SER PERCEBIDO”.
GEORGE BERKELEY . COMO HOMEM RELIGIOSO QUE ERA, DEFENDEU A “IMATERIALIDADE DO MUNDO”. . PARA EVITAR CAIR NO SOLIPSISMO (TEORIA SEGUNDO A QUAL TUDO QUE EXISTE NO MUNDO RESUME-SE AO EU E SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA) E NO TOTAL SUBJETIVISMO, BERKELEY DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE UMA MENTE CÓSMICA, REPRESENTADA POR DEUS
DAVID HUME 1711 - 1776 . A FORÇA DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DAS IDEIAS; . O COSTUME É, POIS, O GRANDE GUIA DA VIDA HUMANA. É O ÚNICO PRINCÍPIO QUE TORNA ÚTIL NOSSA EXPERIÊNCIA E NOS FAZ ESPERAR, NO FUTURO, UMA SÉRIE DE EVENTOS SEMELHANTES ÀQUELES QUE APAREÇERAM NO PASSADO
DAVID HUME NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PERCEBEMOS EM IMPRESSÕES E IDEIAS. AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS IMPRESSÕES
O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO CLASSE SOCIAL. PARALELAMENTE, O RACIONALISMO IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O RODEAVAM.
O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SUCESSO DA CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM NOVO MITO, A IDEIA DE PROGRESSO.
O ILUMINISMO
O ILUMINISMO
O ILUMINISMO
ILUMINISMO
A BURGUESIA E O ILUMINISMO CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO FRANCÊS), OS VALORES FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, TOLERÂNCIA, LIBERDADE E PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO:
A BURGUESIA E O ILUMINISMO IGUALDADE JURÍDICA – O ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. TODOS SERIAM CIDADÃOS COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
A BURGUESIA E O ILUMINISMO TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS PESSOAS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS DA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIA
A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES MONTESQUIEU (1689 -1755) JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU O ESPÍRITO DAS LEIS. NESSA OBRA, DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. DIZIA QUE: “A LEI É UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NATUREZA DAS COISAS”.
A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES VOLTAIRE (1694 – 1778) UM DOS MAIS FAMOSOS PENSADORES DO ILUMINISMO, COM SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE FEZ AO CLERO CATÓLICO, À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS.
VOLTAIRE EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA RESPEITADORA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM SOBERANO ESCLARECIDO.
VOLTAIRE TORNOU-SE MARCANTE SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA SEGUINTE CITAÇÃO: “POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS”.
ROUSSEAU ROUSSEAU (1712 -1778) FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS SOCIAIS. FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS EXCESSOS RACIONALISTAS.
ROUSSEAU ESCREVEU O CONTRATO SOCIAL, ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O SOBERANO DEVE CONDUZIR O ESTADO SEGUNDO A VONTADE GERAL DE SEU POVO, SEMPRE TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO BEM COMUM.
ROUSSEAU SOMENTE O ESTADO DE BASES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DE OFERECER A TODOS OS CIDADÃOS UM REGIME DE IGUALDADE JURÍDICA.
ROUSSEAU EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES OBRAS, DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, ROUSSEAU GLORIFICA OS VALORES DA VIDA NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A AVAREZA E OS VÍCIOS DA SOCIEDADE CIVILIZADA.
ROUSSEAU FAZ INÚMEROS ELOGIOS À LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU ESTADO NATURAL, CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO ARTIFICIALISMO DO HOMEM CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE NASCEU O MITO DO BOM SELVAGEM.
ADAM SMITH ADAM SMITH (1723 – 1790) FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO LIBERALISMO ECONÔMICO E AUTOR DO ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAÇÕES. CRITICOU A POLÍTICA MERCANTILISTA, BASEADA NA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA ECONÔMICA.
ADAM SMITH PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA E DA PROCURA DE MERCADO. SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA DOS PARTICULARES.
PRÓXIMO ENCONTRO: VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ O PENSAMENTO DE FOUCAULT. E AÍ, VAI ENCARAR??? SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!