Testes de usabilidade e Estudos de Campo

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Transcrição da apresentação:

Testes de usabilidade e Estudos de Campo O que e quando observar Como observar Como coletar Como analisar

Você costuma observar os usuários? Como você observa? Que tipo de atitude têm você e os usuários durante a observação? Como você melhoraria sua observação se fizesse isso uma segunda vez?

O que e quando observar depende de vários fatores Objetivos Questionamentos Questões práticas Questões éticas O que e quando observar definirá a abordagem

Abordagens para observação Observação “rápida e suja” Em qualque lugar e a qualquer hora Pode se unir a um grupo por um curto período de tempo Informais

Toques, cliques e conversas Tempo e frequência Ambiente controlado Testes de usabilidade Vídeos e logs Toques, cliques e conversas Tempo e frequência Ambiente controlado Estudos de campo Observadores estão em qualquer posição do espectro de imersão O observador influencia os dados de várias formas Como espectador Como participante Como etnógrafo

COMO OBSERVAR Os testes de usabilidade e os estudos de campo possuem as mesmas ferramentas com modos diferentes de uso Testes de usabilidade É necessário verificar a configuração e os equipamentos Computador, câmeras, mouse, mobilidade, sensores É necessário que sejam feitos testes antecipados É necessário um formulário de consentimento, roteiro e adequação de conforto ao usuário

Técnicas dos testes de usabilidade Pensar em “voz alta” (think-aloud) Informalidade e mais de um participante Uso de softwares para “logar” a atividade Testes de campo (o maior é o do Windows 95) Mockups “Can you break this?” (erros fatais) Teste de usabilidade competitiva (com a versão anterior)

Estudos de campo Uso de frameworks. Por exemplo: A pessoa – quem está usando a tecnologia O local – onde a tecnologia está sendo utilizada A coisa – o que está sendo feito Antes de ir à campo: Estabelecer a meta do estudo e as perguntas Selecionar um framework Decidir como registrar os eventos Estar preparado para rever anotações Ajustar o foco de estudo de acordo com o que observa Pensar a aceitação e a confiança de quem observa Cuidado com questões sensíveis ao usuário Considerar o trabalho em equipe Considerar a revisão de anotações Planejar a situação sob diferentes perspectivas

Observação participativa e etnografia Pode ser física ou virtual (on-line) Pode ser iniciada com um problema teórico ou não Deve ser usado um framework ou checklist Podem ser usadas entrevistas retrospectivas Deve se usada uma abordagem holística Quando devo parar de observar? Ao obedecer um cronograma Quando não estiver mais aprendendo coisas novas Quando padrões de comportamento ficam repetitivos Quando já se ouviu os principais stakeholders

Técnicas de coleta são usadas separadamente ou em combinações COMO COLETAR Técnicas de coleta são usadas separadamente ou em combinações Anotações e câmera fixa Gravação em áudio e câmera fixa Vídeo Diários Logs Deve-se informar o que está sendo observado mesmo que o usuário não note como está ocorrendo a coleta?

Instrumento de coleta para aplicações móveis

Dados qualitativos interpretados para “contar a história” COMO ANALISAR Dados qualitativos interpretados para “contar a história” Dados qualitativos categorizados com técnicas como as de análise de conteúdo Dados quantitativos coletados a partir dos logs das interações e dos vídeos Apresentados como valores, tabelas, quadros, gráficos etc