CURSO DE INTEGRAÇÃO PARA SERVIDORES INGRESSANTES NA PMSP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
11 PL de alteração da Lei nº 9.717/98 Principais Propostas Por Otoni Gonçalves Guimarães Foz do Iguaçu-PE, 07 de outubro de 2011.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
RESULTADOS PRELIMINARES RESTRIÇÕES/MELHORIAS SISTÊMICAS
PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Institui a Gratificação de Atividade
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL.
Divisão de Gestão de Tempo de Serviço e Informações – DERH 3
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Sistemática de Avaliação de Desempenho - AD
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Marcelo Ferreira (Coordenador CODIV)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
Forma de cálculo do Imposto de Renda
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
GOIÁS, 30 DE SETEMBRO DE DIAGNÓSTICO DA PREVIDÊNCIA DE MINAS GERAIS Falta de harmonia de regras e ausência de amparo pleno Desequilíbrio histórico.
FÓRUM ESTADUAL DE PERÍCIA MÉDICA E RECURSOS HUMANOS
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Previdência do setor público
TEMA 1 SISTEMA PREVIDENCIÁRIO NO BRASIL Marilúcia Martins Calçado
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2005 BRASÍLIA,
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Ciclo de Planejamento PPA.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Opção pelo Regime Tributário para Participantes do Novo Plano
SISTEMA PREVIDENCIÁRIO
Agenda Equipes Custo Pessoal.
LINK DISPONÍVEL NO SITE
Vitrine de Auditoras TCE-RJ REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES DAS PREFEITURAS Ricardo dos Santos Guedes (3ªCCP/SUP)
Marca do evento À DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL COMPETE “...planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas.
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
AULA 2015 Direito Previdenciário
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Elaboração do novo Estatuto do Servidor Municipal Revisão da Lei de Previdência Social Diretrizes do sistema de.
QUADRO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA, AGRONOMIA E GEOLOGIA APRESENTAÇÃO - QEAG (Lei nº , de 1º de abril de 2016) Abril de 2016 Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE INTEGRAÇÃO PARA SERVIDORES INGRESSANTES NA PMSP PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 CURSO DE INTEGRAÇÃO PARA SERVIDORES INGRESSANTES NA PMSP FOLHA DE PAGAMENTO Maria Helena Rocha DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DIRETORA msoares@prefeitura.sp.gov.br DERH-2 – SETEMBRO/2013

Decreto 53.494/2012 - Atribuições Gestão de Folha de Pagamento PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Decreto 53.494/2012 - Atribuições Gestão de Folha de Pagamento I - gerenciar e monitorar a folha de pagamento de pessoal; II - propor normas e gerenciar as ações relacionadas ao credenciamento de entidades para consignação em folha de pagamento; III - propor normas, capacitar, acompanhar e orientar os órgãos setoriais quanto aos direitos e vantagens dos servidores públicos municipais e demais matérias pertinentes à sua área de atuação; IV - gerir os cadastros inerentes às atividades de sua área de atuação no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências; V - realizar estudos visando a atualização e o aperfeiçoamento da legislação de pessoal na sua área de atuação; VI - realizar estudos com vistas à consolidação de normas e diretrizes gerais para o registro de informações nos sistemas informatizados da área de gestão de pessoas, relativamente aos eventos e matérias pertinentes à sua área de atuação; VII - promover estudos, criar indicadores e analisar as variações mensais da folha de pagamento de pessoal, elaborando relatórios gerenciais; VIII - adotar medidas pertinentes ao ressarcimento do erário público, bem como as decorrentes da inclusão, em folha de pagamento, de descontos obrigatórios e facultativos, bem como os decorrentes de cumprimento de decisões judiciais e os relativos a pensões alimentícias; IX - fornecer dados relativos a aposentadorias e às pensões regidas pelo Decreto Lei nº 289, de 1945, ao Instituto de Previdência Municipal de São Paulo - IPREM, até a conclusão das medidas previstas na Lei nº 13.973, de 12 de maio de 2.005, e alterações posteriores; X - adotar ações necessárias à manutenção, desenvolvimento, adequação, padronização e parametrização dos eventos relacionados à sua área de atuação nos sistemas informatizados de gestão de pessoas.

Folha de Pagamento SIGPEC URH e SUGESP Leis, Decretos, Pareceres e as Legislações Federais e Estaduais URH e SUGESP CONTABILIZÇÃO , FINANCEIRO DA FOLHA DE PAGAMENTO SIGPEC CIA PRODAM Folha de Pagamento INTEGRAÇÕES DOS SISTEMAS DE “FRONTEIRAS” PRODUTOS DE FOLHA CADASTROS FREQUÊNCIA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 CONCEITOS BASICOS Remuneração: Compreendem todas as rubricas de pagamento de caráter indenizatório incluindo os valores pagos em atrasos de qualquer natureza. Remuneração Bruta: Soma da remuneração do mês e das demais rubricas que compõem a remuneração mensal. Remuneração do mês: Compreende todas as rubricas que compõem a remuneração do servidor dentro do mês de competência, inclusive benefícios (auxílio-refeição, auxílio-transporte e vale alimentação). Descontos Previstos em Lei: Imposto de Renda, RPPS/IPREM, RGPS, Pensão Alimentícia, determinações Judiciais . Descontos Facultativos: Mediante autorização expressa do servidor, são elas: as consignações de Entidades Sindicais e de Classes, companhias de seguros/previdências, empréstimo pessoal e cooperativas de consumo.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Benefícios ANTECIPAÇÃO DE 50% DO 13º SALÁRIO Corresponde a antecipação de 50% do 13º salário no mês de aniversário do servidor ativo, aposentado ou pensionista. No mês de Junho poderá ser antecipado para os aniversariantes do segundo semestre. SALÁRIO-FAMÍLIA Benefício concedido aos servidores municipais, ou inativos, que possuem alimentário sob sua guarda ou sustento e que receba remuneração, iguais ou inferiores aos limites estabelecidos para a concessão desse benefício pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS. SALÁRIO-ESPOSA Benefício concedido ao servidor através de requerimento padronizado VALE ALIMENTAÇÃO Benefício mensalmente aos servidores públicos, cuja remuneração mensal bruta não ultrapasse o valor equivalente a 5 (cinco) salários mínimos vigentes à época de sua concessão. AUXÍLIO-REFEIÇÃO Auxílio pago em pecúnia, com a finalidade de custear a alimentação do servidor durante sua jornada de trabalho.   AUXÍLIO-TRANSPORTE Benefício pecuniário mensal ao custeio parcial das despesas efetivas realizadas pelos servidores municipais, no deslocamento "residência-trabalho" e vice-versa.

Regimes Previdenciários no Município PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Regimes Previdenciários no Município Lei 13.973/05 - Para os servidores do RPPS a alíquota de desconto corresponde a 11% da totalidade da remuneração ( cargo Efetivo, acrescidos de vantagens pecuniárias , além dos adicionais de caráter individuais, vantagens pessoais e permanentes ). Poderá integrar a base de contribuição, gratificações de local de trabalho, por opção do servidor. Para os servidores vinculados ao RGPS – aplica-se a tabela vigente do INSS

Gratificações Especificas – por carreira PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Gratificações Especificas – por carreira Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas, Especialista em desenvolvimento Urbano – Lei 14.600 de  27/11/2007 - Rubrica Pagamento 185. Especialista em Meio Ambiente- Lei 14.873 de 05/01/2009 - Rubrica de Pagamento - 196 Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social- Lei 15.159, de 14/05/2011 Rubrica de Pagamento -201 Nível Básico e Nível Médio - Gratificação de Atividade – Lei 15.364, de 25/03/2012- Rubrica de Pagamento - 206 Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas - Lei 15.389, de 01/07/2011 Rubrica de Pagamento 228  70% da referência inicial das respectivas carreiras, sendo: até 15% = resultado da avaliação de desempenho individual até 20% = resultado da avaliação de desempenho institucional até 25% = alcance de metas e resultado por área de atuação 10% = títulos; *Ingressantes – recebem o percentual de 50% , correspondente ao percentual estabelecido na Legislação.  

VALORES . Cargo Referencia Inicial Valor PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 VALORES . Cargo Referencia Inicial Valor   ESP DESENVOLVIMENTO URBANO NÍVEL I S1 1857,26 Gratificação Desempenho de Atividade Valor inicial da carreira corresponde a 50% do percentual estabelecido na legislação. 650,04 Salário Esposa 3,39 Vale Alimentação 257,12 Auxílio Refeição 13,43 Salário Família Faixas Salariais de até valor devido 0,01 646,24 33,14 646,25 971,33 23,35 971,34

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Tabela dos valores vigentes a partir de Janeiro/2013 do Imposto de Renda

LEI 8989/79 – artigos 96 e 97 DECRETO Nº 48.138, de 13/02/2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 DÉBITOS SERVIDORES MUNICIPAIS LEGISLAÇÕES LEI 8989/79 – artigos 96 e 97 DECRETO Nº 48.138, de 13/02/2007 DECRETO Nº 50.052, de 02/10/2008 DECRETO Nº 52.609, de 31/08/2011 PORTARIA Nº 146/2011

IMPOSTO DE RENDA, DIRF E RAIS PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 IMPOSTO DE RENDA, DIRF E RAIS O Imposto de Renda é cobrado mensalmente em folha de pagamento e no ano seguinte o contribuinte deverá preparar uma declaração de ajuste anual, conforme instruções da Secretaria da Receita Federal. Base de cálculo é a somatória dos vencimentos brutos, deduzindo benefícios, ajudas custo, RGPS, RPPS, Pensão Alimentícia, dependentes, recebimentos indevidos, excesso sobre limite legal e descontos de faltas, suspensões e quaisquer outros descontos que impliquem em não recebimento efetivo de valores, aplicando -se então a tabela de I.R observando-se as alíquotas de acordo com a faixa salarial menos a parcela a deduzir. DIRF transmitida anualmente a Receita Federal de acordo com as Instruções Normativa da SRF. As novas alterações propostas I.N’s da RFB n.º 1.127, 1145 e 1.170 de 2011, já estão adequadas na folha de Pagamento. RAIS - todos os empregadores são obrigados a entregar, no prazo estipulado por cronograma de entrega do MTE, a RAIS devidamente preenchida, com as informações referentes a cada um de seus empregados

Aposentadoria – Breve Resumo PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Aposentadoria – Breve Resumo Na Constituição Federal de 1988 (artigo 40) na sua redação original: Aposentadorias Voluntarias com proventos integrais: 35 anos de serviço ( homem) e 30 anos para a mulher. REGRAS DE APOSENTADORIAS- Disposições contidas nas EMENDAS CONSTITUCIONAIS As reformas da Previdência foram sendo implantadas através das Emendas Constitucionais, EC nº 20/1998 , EC nº 41/2003, EC nº 47 /2005 e a EC 70/12 . Na PMSP temos as seguintes legislações das quais regulamentaram a forma de contribuição e o cálculo nos proventos: Lei nº 13.973/2005 – Introduz o Regime Próprio de Previdência Social do Município – RPPS; Decreto nº 46.860/2005 – Regulamenta a Lei nº 13.973/2005 Decreto nº 46.861/2005 – Aposentadoria e Pensões Decreto nº 49.721/2008 - Introduz modificações no Decreto nº 46.860/2005 e no Decreto nº 46.861/2005. Decreto nº 50.729/2009 - Dispõe sobre a opção pela inclusão ou exclusão das parcelas remuneratórias na base de contribuição previdenciária do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS Portarias : 74/SMG.G/2009, 32/SEMPLA/2012 e 151/SEMPLA/2012

Modelo Holerite PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Modelo Holerite

Dados: Nome, Cargo, Registro Funcional, Lotação, Agência e Conta PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 Modelo Holerite 1 2 3 4 5 Dados: Nome, Cargo, Registro Funcional, Lotação, Agência e Conta Vencimentos: Rubrica/descrição/Referencia/Informação/Valor Descontos: Rubrica/descrição/Referencia/Informação/Valor Valor Liquido = resultado a ser creditado Mensagens

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO – DERH-2 www.prefeitura.sp.gov.br/beneficios www.prefeitura.sp.gov.br/consignacoes www.prefeitura.sp.gov.br/gratifica www.prefeitura.sp.gov.br/holerite msoares@prefeitura.sp.gov.br semplacogepderh2@prefeitura.sp.gov.br semplacogepresponde@prefeitura.sp.gov.br DERH-2 – NOVEMBRO/2012