DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
DESS – Missão (Competência Legal) Realizar avaliações médico-periciais e ações de promoção à saúde dos servidores municipais 3
DESS – Estrutura Geral Estrutura física: 5 locais 1 prédio central 4 unidades em bairros estratégicos: Santo Amaro, São Miguel, Santana e HSPM Total de funcionários: 260 Equipe técnica e administrativa 4
DESS – Estrutura do Departamento Divisão de Perícia Médica Divisão de Promoção à Saúde Divisão de Epidemiologia e Informação Divisão de Apoio à Gestão Assessoria Jurídica Assessoria Técnica 5
DESS – Equipe Técnica Médicos clínicos e especialistas em medicina do trabalho, psiquiatria, ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, pneumologia, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular, endocrinologia, neurologia Enfermeiros e auxiliares de enfermagem Fisioterapeutas Psicólogos Terapeuta Ocupacional 6
DESS – Equipe Técnica Fonoaudiólogos Educadores de saúde Engenheiro e Arquiteto Advogada Assistentes Sociais Pedagogos 7
DESS – Divisão de Perícia Médica Normatiza e executa toda atividade pericial da PMSP Avaliações periciais – Presenciais / Documentais / Domiciliares Exames médicos para ingresso (admissionais) Licenças médicas para tratamento de saúde do servidor, de familiares e dependentes Licença-gestante para servidoras Licença médica decorrente de acidente do trabalho ou doença profissional Avaliação de capacidade laborativa 8
DESS – Divisão de Perícia Médica Elabora estudos e protocolos técnicos para aposentadoria por invalidez, isenção de imposto de renda, nas diversas especialidades Avaliação pericial para os casos de: Acidente e doença do trabalho Readaptação funcional Aposentadoria por invalidez Isenção de imposto de renda, pensão mensal e salário-família 9
DESS – Divisão de Promoção à Saúde Exames médicos periódicos - detecta precocemente os agravos à saúde relacionados ou não ao trabalho, através da análise dos exames clínicos e subsidiários e os riscos a que estão expostos os servidores, nas diversas atividades exercidas Avaliação ambiental de riscos e Educação em saúde Exames audiométrico e fonoaudiológico Ações de enfermagem: coleta de sangue, medição de pressão arterial, peso e altura, dosagem de glicemia por tiras reagentes, avaliação de acuidade visual 10
DESS – Divisão de Promoção à Saúde – Avaliação nas unidades de trabalho – avaliação ambiental e compatibilidade funcional - base para concessão de adicional de Insalubridade/Periculosidade Avaliação de acidentes graves e/ou fatais Assessoria: brigadas de combate a incêndios e elaboração de mapas de risco Curso de Formação para membros das CIPAs Curso de Preparação para a Aposentadoria Ações educativas sobre saúde e ambiente de trabalho: palestras e cursos 11
DESS – Divisão de Promoção à Saúde – GOT Grupo de Orientação Terapêutica em Saúde Mental Objetivo: prevenir, amenizar ou impedir o agravamento de transtornos mentais e dos transtornos pós-traumáticos Demanda: espontânea, com encaminhamento interno e externo Atendimento – equipe multidisciplinar: individual e em grupo 12
DESS – Divisão de Promoção à Saúde – COAP Centro de Orientação e Aperfeiçoamento Profissional - COAP Objetivo: Atender e orientar os servidores públicos municipais, especialmente os readaptados e desenvolver ações de prevenção a novas readaptações funcionais Atendimento – equipe multidisciplinar - individual e em grupo, além de visitas às unidades Capacitação de Interlocutores Projeto de Reinserção, em conjunto com o Grupo de Orientação Terapêutica em Saúde Mental – GOT, dirigidos aos servidores em licença médica por tempo prolongado, visando favorecer e facilitar tanto seu retorno às atividades de trabalho quanto o relacionamento com os gestores 13
DESS – Divisão de Epidemiologia e Informação Equipe de parametrização e suporte do SIGPEC Elaboração de material informativo para manuais, informes, portal Organização dos prontuários médicos Gerenciamento da rede informatizada do departamento (prédio central e unidades descentralizadas) Gerenciamento da recepção 14
DESS – Divisão de Epidemiologia e Informação Suporte às URH’s e SUGESP’s Serviço de atendimento ao usuário - SAU Documentação médica e registro Divulgação de boletins epidemiológicos Elaboração e atualização do manual de procedimentos 15
DESS – Divisão de Apoio à Gestão Vigilância Limpeza e Manutenção Material Contratos Protocolo 16
DESS – Projetos e Programas Implantação de serviços de saúde para o servidor municipal – Plano de Metas - AGENDA 2012 – Meta 223 Implantação do prontuário eletrônico (SIGPEC) Programa municipal de saúde vocal Programa de atenção a servidores municipais usuários de álcool e outras drogas (GIT A&D) Estímulo à atividade física – “Agita Sampa Servidor” 17
DESS – Projetos e Programas Inclusão do servidor readaptado Seminário Municipal de Saúde do Servidor Treinamento e atualização médico pericial Prevenção e monitoramento de licenças médicas de longa duração Análise dos casos de readaptação funcional definitivas Comissão de Ética Médica Comissão de Prontuários 18