Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Oficina Brincando com sucata
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Resgatando a nossa Cultura
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Programa Especial de Treinamento
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização dos Tempos e Espaços
Programas sociais para a infância
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PROJETO COMUNITÁRIO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Paralelo das principais Leis
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
PROJETO.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
CETREMI.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão

Curso de Formação de Brinquedista Construção Moral Cidadania Compreensão das emoções Afetividade Qualidade das interações Socialização Resgate do lúdico como patrimônio História e Cultura Ensaio de representações simbólico-culturais Pensamento e Linguagem Liberdade de movimento Criatividade e imaginação

Brinquedoteca – significado na formação profissional Organização e manutenção de um espaço lúdico e saudável que respeite a infância Compreensão do desenvolvimento humano Conhecimento e reflexões a respeito da infância na atualidade Construção e testagem de brinquedos e jogos Elaboração e execução de projetos pedagógicos infantis Articulação entre conhecimentos científicos e produção de novos conhecimentos através de pesquisas

PESQUISA Para que exista um acompanhamento sistemático das crianças, é acordado entre a Universidade e as instituições, a ida e organização do mesmo grupo de crianças na brinquedoteca, sempre no mesmo dia e no mesmo horário. Estes grupos são acompanhados pelos brinquedistas (mínimo de dois e preferencialmente três).Os brinquedistas se revezam entre observar e mediar as brincadeiras das crianças. No final do semestre devem fazer um relatório em um modelo de artigo cientifico orientado pela coordenadora.

EXTENSÃO São crianças de escolas ou creches públicas ou comunitárias que tem acesso a este serviço da universidade sendo acompanhadas sistematicamente por profissionais em formação que tem como orientação oferecer momentos de qualidade para as crianças, respeitando seu direito de brincar, a liberdade de escolha da atividade e um olhar atento por meio de um roteiro que enfatiza vários aspectos do desenvolvimento. O curso de Formação de brinquedista é oferecido gratuitamente aos alunos de vários cursos da Estácio e as professoras das escolas ou creches comunitárias e públicas.

Campus da Universidade Estácio de Sá em que o projeto está sendo desenvolvido Recreio (escola municipal Perola Byington - creche privada Ladybug) Niterói (creche comunitária Rosalda Paim) Rebouças (dentro do campus da universidade - atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom) Méier (laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)

Recreio - Campus Barra World (Escola Municipal Pérola Byington – creche privada Ladybug)

Campus Niterói – creche comunitária Rosalda Paim

Rebouças (dentro do campus da universidade – atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom)

Méier - Campus Millôr Fernandes (laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)

Ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo projeto em 2009.1 Recreio (Barra World) Duas novas parcerias em duas instituições escolares diferentes: Escola Municipal Pérola Byington e Creche Escola Ladybug Niterói Atendimento de 280 crianças de 2 a 5 anos de idade, moradoras das comunidades do centro de Niterói. Auxilio no trabalho das educadoras - as brinquedistas que participaram do projeto, no final do semestre em uma reunião com as professoras e a coordenadora pedagógica mostraram através de seus registros, detalhes dos comportamentos das crianças.

Méier (Millôr Fernandes) Através da produção do laboratório, em comemoração ao dia 28 de maio (Dia Internacional do Brincar) oferecemos atividades lúdicas para as 500 crianças do Educandário São José e distribuímos os brinquedos construídos no laboratório. Também participamos da festa junina do educandário com uma quadrilha e um casamento na roça interpretado pela equipe de brinquedistas. Rebouças Através da parceria com o curso de Nutrição foi possível fazer a avaliação nutricional de todas as crianças e oferecer atividades lúdicas através de brincadeiras e jogos infantis que têm como tema a alimentação saudável. Também realizamos a festa junina desta creche com o apoio do campus e a comunidade. Criamos um novo serviço através da parceria com o curso de Letras que permitiu o estágio de dois alunos. Eles ofereceram apoio escolar para jovens de 8 a 15 anos, através dos jogos da brinquedoteca. Este serviço irá continuar neste semestre.

Além dos serviços semanais também realizamos: Atividades lúdicas no morro do Turano através de jogos de sucata da brinquedoteca em um evento da prefeitura a respeito do meio ambiente. Oferecemos resgates de brincadeiras tradicionais na praça Afonso Pena em parceria com a Fundação Bradesco.

O que é meu é de todos, e o que é de todos também é meu.