UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inclusão Digital x Educação Digital
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Avaliação do projeto pedagógico:
A Educação Mediada pela Tecnologia
Programa aluno pesquisador
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Fabiano André Vergani
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
CIDADE DIGITAL.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Construindo o futuro do seu filho!
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PROJETO COMUNITÁRIO.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS DA EAD NO CONTEXTO AMAZÔNICO Ronaldo Costa Monteiro Silverio Sirotheau Socorro Castelo Branco.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
vídeo
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas Projeto Extensão: Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital Equipe: Coordenação do CEFORT: Luiz Carlos Cerquinho de Brito Coordenação Geral: Zeina Rebouças Corrêa Thomé Coordenação Pedagógica: Maria de Jesus Belém Apóio administrativo e tecnológico: Rosangela Castilho, Fernanda Gurgel e Ionei Carvalho

Inclusão social para nós? Incluir é dar condições, pensar estas condições, planejá-las e replanejá-las. Incluir alunos na escola e a escola no bairro, na cidade, no estado e no país é excluir o tempo de espera no qual muitos de nós estamos. De que precisam esses jovens para aprender? Como aprenderão melhor? Quem são seus pais? O que pensam? O que sabem? O que desejam? O que podemos criar na comunidade, para que alguns jovens possam beneficiar-se do processo de ensino?

Compromisso social e político da universidade pública Criar e manter estruturas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e temático que se volte para investigar os processos socioculturais, de relacionamentos familiares, ambientais e comunitários de formação e inserção no mundo do trabalho, desenvolvendo projetos e estabelecendo parcerias com programas que contribuam com a ampliação do universo de oportunidades de pessoas, hoje marginalizadas.

Inclusão Social e Digital Comunidades Atendidas Grande Vitória – 4º Distrito Policial Jorge Teixeira – Paróquia Sta. Maria Goretti

Curso oferecido: Introdução ao trabalho e inclusão digital Composição de turmas: através de processo seletivo; Grande Vitória: 1 turma matutino e 1 turma vespertino; Jorge Teixeira: 1 turma matutino e 1 turma vespertino; Total de atendidos em cada semestre: 60 adolescentes; Metodologia Utilizada: Cadernos / Planos de Aula / Diários de acompanhamento de freqüência.

Oficinas dos Módulos Fundamentos básicos de Informática; Editor de texto; Produção de texto. Relações Interpessoais; Editor de Apresentação; Cidadania e diversidade cultural; Esporte e Saúde; Planilha eletrônica; Fundamentos básicos de Internet; Navegando na Internet.

Objetivo e linhas de atuação do Projeto Contribuir com a formação para o trabalho de jovens/ adolescentes, disponibilizando os conteúdos à comunidade através de serviços e tecnologia de informação e comunicação virtual. 1ª - Concepção de um modelo tecnológico – infra-estrutura e organização interna e externa dos infocentros (laboratório associado à FACED); 2ª - Reengenharia da plataforma de aprendizagem Moodle (ações auto-organizadas geradas nos 2 infocentros; 3ª - Desenvolvimento da pesquisa relacionada aos programas sócio-educacionais, curriculares e de formação para o trabalho; 4ª - Investigação das condições contextuais, sócio-econômicas e ambientais e do desenvolvimento e implantação de programas comunitários, presenciais e à distância.

Infocentro Finalidade Infra-estrutura pedagógica e tecnológica, de produção e socialização do conhecimento, de fácil acesso aos sujeitos, constituindo-se em campo de pesquisa e desenvolvimento de projetos sociais, econômicos, educacionais e tecnológicos. Finalidade Favorecer a formação e o exercício da cidadania, através de ações de desenvolvimento curricular (escolar), comunitário e de formação para o trabalho, orientados pelos princípios da auto-organização e da sustentabilidade.

Comunidade de aprendizagem É uma comunidade humana organizada que constrói um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si própria, suas crianças, jovens e adultos, graças a um esforço endógeno, cooperativo e solidário, baseado em um diagnóstico, não apenas de suas carências, mas, sobretudo de suas forças para superar essas carências.

Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital Ambiente virtual de ensino e aprendizagem – AVEA http://www.cefort.ufam.edu.br