Serial Analysis of Gene Expression (SAGE)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração da diversidade de anticorpos
Advertisements

Interações Antígeno-Anticorpo
Estudos de expressão gênica: análise e quantificação de RNA
PROCESSAMENTO DO RNA Biologia Molecular
Amplificação (clonagem) dos genes e seu armazenamento
BIBLIOTECAS DE DNA ou BANCOS DE DNA FABIANA SEIXAS
TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.
Genoma funcional: identificar genes diferencialmente expressos
Construção de uma Biblioteca
Universidade Federal de Viçosa
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
Seqüenciamento parcial de transcritos
Uso da bioinformática na análise genômica
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE MICROBIANA
Transcrição.
Replicação do DNA Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos
Clonagem Gênica 1-Introduçao 2-Estratégia geral de clonagem gênica
Construção de Biblioteca Gênica
Prof. Odir A. Dellagostin
TRANSCRIÇÃO processo pelo qual são sintetizados todos os RNAs da célula Cópia de uma região específica do DNA = RNA m reflete o estado fisiológico da.
Anotação de SAGE Tags Rodrigo Martins Brandão.
CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA
Introdução à expressão gênica
Expressão gênica através de ensaios com PCR Quantitativo em Tempo Real
Seqüenciamento parcial de transcritos
Yeast vectors for integration at the HO locus
Imunogenética - Temas que serão tratados (plano de aula)
Genômica É a caracterização de genomas inteiros. Tenta compreender a organização molecular e as informações que ela traz.
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Métodos de Análise de Expressão Gênica
Controle da Expressão Gênica em Eucariotos
Genômica funcional e metagenômica
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Tecnologia do DNA recombinante
Expressão Gênica em Oócitos e Embriões
Análise de genomas e transcriptomas

Genômica e Proteômica 1) Genômica Estrutural O que é Genômica ?
ENZIMAS DE RESTRIÇÃO O interesse por estas enzimas de restrição aumentou em 1973 quando se percebeu que elas poderiam ser usadas para fragmentar o DNA.
Replicação, transcrição e tradução
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
MANIPULAÇÃO DO DNA in vitro: DNA- recombinante e PCR
ENGENHARIA GENÉTICA.
Construção de bibliotecas de cDNA
Engenharia do DNA María Julia Barison
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Biologia Molecular Básica e Aplicada
Dept. Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
Coordenadora de estágio: Margarida Santana
Wendt, S. N. ; Mazza, M. C. ; Quoirin, M. G. ; Sousa, V. A
Extração de DNA e RNA Enzimas de Restrição
TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Seqüenciamento e genômica
LINE 1 (L1) - Long interspersed nuclear element
PCR em Tempo Real RT- PCR em Tempo Real PCR quantitativo.
Tecnologia do DNA recombinante I:
Serial Analysis of Gene Expression - SAGE
Duplicação, replicação ou síntese do DNA
Transcrição.
Tecnologia do DNA recombinante
Avaliação da diversidade microbiana
RT-PCR em Tempo Real Especificidade Sensibilidade Reproductibilidade
Projeto de Doutorado Direto e Resultados Parciais
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
biotecnologia Fingerprint – impressão digital genética
Reação em cadeia da polimerase
Vetores de entrada para clonagem gênica Os plasmídios devem possuir uma região designada origem de replicação (ORI), que é essencial para a sua replicação.
PCR Polymerase Chain Reaction
Transcrição da apresentação:

Serial Analysis of Gene Expression (SAGE) Greice Andreotti De Molfetta, PhD

SAGE Vantagens: Sistema aberto – todos os transcritos podem ser identificados; Acuracia na detecção dos transcritos; Banco de dados digital; Informação quantitativa e qualitativa; Desvantagens: Caracterização de novos transcritos é computacionalmente complicada a partir de sequencias pequenas (tags); Especificidade da Tag (aumentou para 21 bp); Existência de transcritos que não contem o sítio da enzima NlaIII; Sensitividade baixa da detecçao de variantes de splicing alternativo;

TAGS TAGS ou ETIQUETAS: Seqüências pequenas mas exclusivas de um determinado gene. NÃO SE REPETEM EM OUTROS GENES 10 pares de bases Banco de dados grande e validado AAAAAAAAA CATG

TAGS TAGS de 10 pb - identificam unicamente um transcrito; TAGS ligados uns aos outros facilitam clonagem e seqüenciamento de todos os transcritos da amostra; Análise: os tags são separados e identificados através de seus sítios de reconhecimento CATG; Velculescu et al, 1995

SAGE e Tags Baseando-se na existência das tags e na sua identificação: Análise em série ( Grande escala): Identificação de um número maior de genes Transcriptoma completo de um organismo Custo e tempo menores Quantificação da expressão gênica (contagem dos tags)

DITAGS Localizado entre as sequências “CATG” Ditags apresentam 20-26 pb entre cada sequencia “CATG” Descartar os ditags duplicados - incluindo aqueles da fita reversa da PCR Descartar as sequênicas “linker” Contabilizar a ocorrencia de cada tag

Como é um resultado de SAGE?

SAGE 1- Obtenção do RNAm (poli-A); 2- Síntese do cDNA com o uso de oligo (dt) biotinilado; 3- Ligação do cDNA (cauda poliA) à partículas magnéticas revestidas com Streptavidina; 4- Clivagem com uma enzima de ancoragem (NlaIII) que reconheça 4 pb (CATG); 5- Ligação de adaptadores (contendo um sítio de reconhecimento para a enzima de etiquetagem, e sítios para os primers A e B) aos cDNAs; 6- Clivagem com a enzima de etiquetagem (TE) (BsmF1), uma enzima do tipo 2 que reconhece o sítio do Adaptador (adjacente ao cDNA) clivando aproximadamente 14 pares de bases adiante, liberando um tag específico para o cDNA; 7- Ligação dos tags para formação de ditags; 8- Amplificação dos ditags por PCR com os primers A e B; 9- Isolamento dos ditags utilizando a enzima de ancoragem para retirada dos adaptadores; 10- Recuperação dos ditags; 11- Formação dos concatâmeros pela ligação dos ditags; 12- Clonagem e seqüenciamento dos concatâmeros, que formam a biblioteca de SAGE.

SAGE Esquema da abordagem experimental adotada pela técnica de SAGE (figura obtida do protocolo original, disponível em www.sagenet.org).

SAGE Extração RNA : 1 2 3 28 S 18 S 4 S

SAGE Síntese da dupla fita. A) Representação esquemática da síntese da dupla fita de cDNA; B) RT-PCR: linhas 1 e 2 são amplificações com, GAPD da amostra linhagem granulocítica (1) e amostra da linhagem ertitrocitária (2); linhas 3 e 4 são amplificações com EEF1A1 da amostra linhagem granulocítica (3) e amostra da linhagem eritrocitária.

SAGE Digestão com a enzima Nla III. Representação esquemática da digestão em seguida da captura da região de interesse. B) PCR usando “primers” específicos para GAPDH (linha 2) e EEF1A1 (linha 4). Após a digestão, um sítio de ligação do primer GAPDH é perdido (linha 3), enquanto os sítios para EEF1A1 continuam intactos (linha 5).

SAGE Ligação do adaptador nos “pools” A (linhagem granulocítica) e B (linhagem eritróide). A) representação esquemática da ligação. B) PCR usando “primers” específicos de cada adaptador e para o gene EEF1A1. As linhas 1 e 3 correspondem ao produto de PCR com o conjunto de “primers” correto, DTP-1 com o “pool” A e DTP-2 com o “pool” B. As linhas 2 e 4 correspondem ao produto de PCR com o conjunto de “primers” trocados

SAGE Formação dos “tags”. A) representação esquemática da clivagem com BsmFI. B) Produto da amplificação para verificar a eficiência da digestão. Linhas 1 e 3, e linhas 2 e 4 representam amplificação do “pool” A e B antes e depois da digestão, respectivamente.

SAGE Ligação e expansão dos “ditags”. A) Representação esquemática. B) Amplificação dos “ditags” nas diluições 1:20 (1), 1:40 (2), 1:80 (3); controle positivo (4), controle negativo sem ligase (5) e branco (6). C) Produtos precipitados da amplificação em grande escala com a diluição 1:120.

SAGE Digestão e purificação dos “ditags”. A) Representação esquemática da digestão com NlaIII para liberação dos “ditags”. B) Gel de poliacrilamida com os fragmentos resultantes da digestão enzimática. O fragmento de 26 pb foi purificado para a formação dos concatâmeros.

SAGE Ligação dos “ditags” e formação dos concatâmeros. A) Representação esquemática. B) Gel de poliacrilamida com o perfil de fragmentos de concatâmeros; o marcador é utilizado para orientar no isolamento dos fragmentos a serem clonados.

SAGE

SAGE total de tags sequenciadas: 60.000 10.633 2.191 9.230 2.040 2.224 Est. Vermelho Normal Est. Branco 10.633 2.191 9.230 2.040 2.224 15.809 4.234

Genes + expressos estímulo branco