Reunião de Gestores da Embrapa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

BENCHMARKING.
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Novembro / 2011 Normatização do Dado Geográfico no Âmbito do Departamento de Engenharia Ambiental - DEA.E Departamento de Engenharia Ambiental – DEA.E.
A Nova Política Industrial do RS
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
O Estado e o BNDES no apoio à
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Informes da Diretoria Executiva de Administração e Finanças
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Embrapa Agrossilvipastoril
EMBRAPA COCAIS: Processo de Instalação Valdemício Ferreira de Sousa
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DO ACRE
Profissionais integrados
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa
Estratégia de Planejamento do Projeto
PLENÁRIA FINAL.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
O Desenvolvimento de SIG’s na Eletrobrás – Situação Atual e Tendências Apresentado por: Renato de Siqueira Macedo Centrais Elétricas Brasileiras S.A. -
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Síntese - Principais Pontos Seminário Técnico - CAR Brasília-DF - 22 e 23/09/11.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
Marcelo Gomes dos Santos
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Treinamento do SINERCOM
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
Apresentação MI OMEGA Engenharia w w w . m i o m e g a . c o m . b r.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Reunião de Gestores da Embrapa Projeto Especial - 9 Fortalecimento da infraestrutura de campos experimentais e de laboratórios Vander Roberto Bisinoto Embrapa/DPS novembro/2012

O Contexto “A implantação de melhorias de gestão nos processos de produção da Embrapa requer informações precisas e disponibilização de infraestrutura para apoio cuja modernidade seja compatível com os novos desafios que se descortinam. A excelência operacional da Empresa será, cada vez mais, medida pela sua capacidade de produzir inovações de forma transversal, integrada e sinérgica e os investimentos em infraestrutura de campos experimentais e laboratórios não podem mais seguir a lógica do passado, baseada em operação excessivamente disciplinar e vertical. Assim, estudos diagnósticos de laboratórios e de campos experimentais necessitam ser atualizados, para orientação de ajustes em estruturas, metodologias e gestão, com especial ênfase na qualidade e relevância dos resultados da Empresa. Especial atenção deve ser dada a ações de gestão ambiental e diretrizes para sua implantação nas Unidades e campos experimentais, com cuidadosa avaliação dos impactos do novo Código Florestal, seguida de ações para superação das fragilidades das fazendas e campos experimentais da Empresa ante os requerimentos da nova Lei” (Lopes, 2012).

Objetivo Geral Modernizar, adequar e otimizar a infraestrutura de campos experimentais e laboratórios das Unidades da Embrapa com ênfase na qualidade e relevância dos resultados da Empresa, seguindo as normas aplicáveis e orientando-se pelas diretrizes da Gestão Ambiental e do Código Florestal

Objetivos Específicos Atualizar os diagnósticos sobre a situação dos laboratórios e campos experimentais – revisitar e atualizar os levantamentos/Conhecer a Embrapa Adequar a infraestrutura dos campos experimentais à legislação e normas ambientais, incluindo o novo Código Florestal – regularização fundiária e ambiental Adequar a infraestrutura de laboratórios para se obter a excelência operacional com ênfase na qualidade e relevância dos resultados da Embrapa – gestão da qualidade – processos e métodos analíticos Modernizar, adequar e otimizar a infraestrutura física de edificações, laboratórios, campo experimental, máquinas agrícolas, equipamentos analíticos e semoventes. Integração das estruturas por sistemas inteligentes em apoio aos processos e métodos desenvolvidos pela empresa – mapeamento, modernização, instrumentação, automação e integração através de sistemas - TICs Implementar a Gestão Ambiental de acordo com as Diretrizes Institucionais delineadas no documento "Diretrizes Para Implantação de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa“ – manter a gestão ambiental ativa nas Unidades

Avanços/Realizações Levantamento Topográfico Georreferenciado das Áreas da Embrapa (164 propriedades com aproximadamente 125.000 ha) Certificação junto ao INCRA (129 processos protocolados; 9 certificados) Averbação de Reserva Legal (em fase de definição) Diagnóstico Ambiental (realizado em 25 propriedades - em fase de compatibilização dos resultados para a análise das UDs) Diagnóstico de eficiência energética (realizado em 22 UDs - em fase de disponibilização para as UDs priorizarem as intervenções) Implantação: 34 Gerelab; 25 Grecamp; 08 Gerelixo; 27 Sistemas de tratamento de efluentes; 65 toneladas de remoção de passivo ambiental ; 05 Trilhas ecológicas 1830 Veículos;

Principais Desafios Mapeamento dos prédios e instalações (denominação, utilização, finalidade, área, com os respectivos projetos digitais) Catalogar os equipamentos analíticos (descrição, tipo de análise, capacidade analítica, localização/Laboratório, etc.) Catalogar as máquinas e implementos agrícolas Catalogar os processos e métodos analíticos – POPs Implantar a Gestão de Qualidade nos Labs – Comitê Gestor da Qualidade Compartilhar e integrar as estruturas de pesquisas Elaborar o Plano de Investimento a partir do Planejamento Estratégico da Infraestrutura

Principais Desafios (cont.) Estabelecer e implantar um sistema de segurança inteligente para os CEs Qualificar e quantificar os semoventes necessários para as pesquisas Concluir a regularização fundiária das propriedades da Embrapa Estabelecer o programa de desmibolização das áreas inservíveis para a pesquisa Atender as exigências legais de Gestão Ambiental e do Código Florestal Instrumentação/automação de equipamentos científicos e máquinas agrícolas instalados nos CEs Desenvolver e implantar um sistema integrado de informações (dados , mapas, imagens,etc.)

Mapa de Uso do Solo Produzindo a Ferramenta para Acompanhamento Contínuo dos Dados de Campo Posicionamento geográfico dos experimentos em áreas específicas (área de estudo de fertilidade e nutrição de plantas, área de melhoramento genético, áreas de sistemas integrados, áreas de restauração vegetal), área administrativa, estradas, áreas de irrigação, galpões, currais, casas de morador, áreas de restauração, dutos de água, linhas de energia elétrica e de fibra ótica. Histórico de Uso do Solo - Georreferenciado.

Mapa de Uso do Solo

Planejamento Geral do imóvel rural da Embrapa Agrossilvipastoril

Planejamento das edificações e vitrine de tecnologias da Embrapa Agrossilvipastoril

Reunião de Gestores da Embrapa Vander Roberto Bisinoto Obrigado Vander Roberto Bisinoto vander.roberto@embrapa.br (55 61 3448-4105)