Português e Redação Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Advertisements

Documentos Digitais Aula 6.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 4
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Ciência, Saúde e Esporte
PRODUZIR UMA CARTA NO VESTIBULAR
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
OFÍCIO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gerenciamento da Integração
Discilpina: Nutrição de Plantas
CONCEPÇÕES TEÓRICAS ATUAIS
Qualidade na Comunicação Escrita
Tópicos Especiais em Comunicação II
Metodologia Da Pesquisa
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Comunicação Empresarial
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Resenha Produção de texto.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social VII DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”Gradução ou Ensino Médio/Técnico” Nome Completo do autor 1 ¹;
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”ESCREVER A MODALIDADE DE ACORDO COM O REGULAMENTO” Nome Completo do autor 1 ¹; Nome Completo do autor 2 ² ; etc. Instituto.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
REDAÇÃO OFICIAL documentos Profa. Mirian Ferrazzi
A carta do leitor.
A estrutura do artigo científico e outros
Professora Aline Duarte
LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Procedimentos Técnicos de Elaboração de Artigos Científico-Acadêmicos
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
Criar uma empresa fictícia;
Revisão das Normas da ABNT
Escrita e Práticas Comunicativas
Requerimento Ordem de Serviço.
O que é Portaria? Portaria é um ato administrativo praticado pelos chefes de entidades e órgãos públicos, mediante o qual são emitidas determinações gerais.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Produção de Artigo Acadêmico
CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL
REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Alex Vigliazzi – Botucatu, Botão utilizado para recebimento ao documento tramitado para seção/departamento, já recebido fisicamente Botão utilizado.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.
#vaidarcerto :).  Comumente nos deparamos com fatos sociais relacionados a um grupo de pessoas que se unem em prol de uma reivindicação pautando-se por.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
Belo Horizonte, agosto 2009 CAPACITAÇÃO PARA COMISSÕES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO RECURSO S.
Produção de Documentos Profissionais
Redação técnica ou científica
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
FORMAS DE TRATAMENTO O tratamento Vossa Excelência (por extenso) é usado para: - O Presidente e Vice-Presidente da República - O Presidente do Supremo.
Transcrição da apresentação:

Português e Redação Empresarial Profa. Marina Kataoka Abril/2010

1. Para início de conversa Retomada das atividades; Retomada do exercício da aula passada; Sistematização das características do gênero textual ofício.

2. Atividade Que gênero textual é esse? Qual o objetivo desse gênero textual? Que situação de comunicação faz parte desse gênero? Quem são os interlocutores envolvidos? Que elementos paratextuais observamos nesse gênero? Esses elementos são importantes para a classificação desse gênero textual? Por quê? Que tempo verbal predomina nesse gênero? Esse tempo é cronológico? Por quê?

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XIX – Camaçari Oficio n° 172/2008 - DCHT Camaçari, 10 de novembro de 2008. Prezado Senhor, Vimos por meio deste, solicitar a Vossa Senhoria autorização para os funcionários abaixo relacionados possam fazer a carteira para utilizar o ônibus que faz o roteiro para UNEB/Camaçari. 1. Ana Lívia Carvalho– RG: 14050572-10  2. Caio Filipe Albuquerque – RG: 00128511-31 3. Lins Vasconcelos– RG: 09971845-66 Certos da compreensão e apoio de Vossa Senhoria, aproveitamos a oportunidade para renovar nossos votos de elevada estima e alta consideração. Atenciosamente, Josete Bispo R. Oliveira Diretora em Exercício UNEB/DCHT – Campus XIX Cadastro 74.437.352-3 Port. nº 2589/2008 Ilmo. Sr. Dilvani Gomes  MD Diretor de Transporte da Prefeitura de Camaçari Camaçari – Bahia

3. Gênero textual ofício O ofício é uma correspondência oficial e externa, enviada normalmente a funcionários ou autoridades públicas, sendo o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular.

O conteúdo do ofício é matéria administrativa, mas pode vincular também matéria de caráter social, oriunda do relacionamento da autoridade em virtude de seu cargo ou função. O modelo analisado trata-se de um oficio encaminhado pela diretora em exercício do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia ao diretor de transporte da Prefeitura de Camaçari. Neste modelo, observam-se as características pertinentes para que o documento seja reconhecido como um ofício, tais como tipo e número de expediente seguido da sigla do órgão que emite; local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita; destinatário; e o texto. 

Partindo para a análise da sua estrutura ou arquitetura global, o ofício aplica-se a qualquer tipo de comunicação revestida de certa solenidade e de uso em circunstâncias especiais; em sua estrutura verifica-se um discurso direto com modalidade retórica descritiva e procedimental. Para Zanotto, as modalidades retóricas constituem as estruturas e funções textuais, podendo ser: narrativa, descritiva, argumentativa e procedimental. 

3. Arquitetura global do texto A estrutura geral dos gêneros de texto é constituída por elementos textuais e paratextuais. Os elementos textuais são a essência do texto global e são responsáveis pelos propósitos comunicativos principais. Abrangem do primeiro ao último parágrafo do enunciado textual.

Os elementos paratextuais são os que contribuem para formar o sentido global do texto, ou seja, informações que acompanham uma obra e que contribuem para a motivação da sua aquisição ou leitura. Existem elementos paratextuais pré- textuais e pós-textuais. Os pré-textuais são os que precedem o texto; Os pós-textuais são os que complementam e finalizam o texto.

* Aprofundando a compreensão Os elementos paratextuais pré textuais no ofício adotado foram: o timbre (elemento identificador); número do ofício, nome da instituição e cidade (elementos localizadores); local e data (o mês em minúsculo); invocação ou vocativo (o título do destinatário aparece seguido de dois pontos, vírgula ou sem pontuação),.

Já os elementos paratextuais pós textuais são: 1)frase de fechamento (enriquecendo o pedido com votos de apoio e estima), fórmula de respeito tal como: Atenciosamente ou Respeitosamente (enfatizando a cordialidade do texto); 2) assinatura com o nome e função do signatário. 

Resumidamente, o quadro da estrutura global do ofício: 1) Elementos paratextuais pré textuais: Timbre (identificador); número do ofício e cidade (localizador); local e data; vocativo. 2) Elementos Textuais: Movimento retórico procedimental (propósito comunicativo).

3) Elementos paratextuais pós textuais: Frase de fechamento; fórmula de respeito, assinatura e em alguns ofícios tem-se rodapé com endereço, nº de fax e tefefone de contato da instituição e email (no caso do ofício adotado não há esse contextualizador)

Mesmo numa época de inovações tecnológicas da informação, o ofício é muito utilizado por instituições, empresas e órgãos públicos. Esse gênero de texto que circula com função específica, para uma pessoa ou público específico e com características próprias, é um documento oficial para agilizar e formalizar a integração comunicativa, seguindo um parâmetro técnico, mantendo assim contatos profissionais.