RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relações de Convívio Solidário
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Oficina Brincando com sucata
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
TEMPO LIVRE, SEMILAZER RECREAÇÃO, LAZER
LAZER E RECREAÇÃO – DIFERENÇA ENTRE OS CONCEITOS
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Direito humano a alimentação adequada
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO e seus sentidos
INFORMÁTICA.
Habilidades em Comunicação V
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
A escolha do plano de benefícios
Escola Superior de Guerra
Projeto de Integração :
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
O SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Daniil B. Elkonin Psicologia do jogo.
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
LAZER E ATIVIDADE FÍSICA
Os Recursos do Consumidor
PEAD Ludicidade e Educação
RECRE - AÇÃO HOSPITA - L AR Vânia Maria Cretucci.
Formação Técnica em Informática
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Pluralismo diversidade de interesses e de opiniões na sociedade presença de múltiplas associações voluntárias - participação não obrigatória → escolha.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Conscientização e Responsabilidade em Rotary
Aula 07 – Ensino Fundamental II
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Mario Benedetti.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Animação Sociocultural
LAZER E RECREAÇÃO Profª Carmen Lucia Dalano.
LAZER Ver televisão, jogar videogame, conversar com os amigos — seja ao vivo, por telefone ou pela Internet —, ouvir música, ler, sair para dançar, praticar.
Deficiência Mental Leve
LAZER Direito Social.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Compreender que Deus é nosso médico, é o remédio em si mesmo, capaz de potencializar a ação de todos os conselhos que nos foram dados.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Trabalho realizado por: Ana Vilalva nº21 1º ASC Ana Peixe nº1 1ºASC.
O BRINCAR: Uma exposição teórica Winnicott
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
P SICOLOGIA P OSITIVA B EM -E STAR Profª Drª Evanisa Helena Maio de Brum Profª Msª Letícia Wilke Franco Martins.
LAZER: NECESSIDADE E MANIFESTAÇÃO HUMANA. Prof. Ms. Vagner Custódio
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1998, com o objetivo de organizar a oferta e a demanda do trabalho voluntário em Curitiba.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento integral das pessoas, promovendo a sua participação individual e coletiva em ações que melhorem a qualidade de vida, a preservação da natureza e a afirmação dos valores essenciais da humanidade” (CUTRERA, 1.990)

RECREAÇÃO Recrear-se, divertir-se, criar condições para algo mais. Socializar-se, conhecer-se e conhecer o outro. Através da recreação descobrir e motivar-se para as tarefas do dia a dia. Momento lúdico. Trabalho inclusivo – (dependendo do Prof.).

RECREAÇÃO Importância histórica – Higienista Coadjuvante ao processo educativo para o alcance da melhor forma de recuperação das forças para o retorno ao trabalho e principalmente aos estudos .

LÚDICO O lúdico se refere, ou tem caráter de brinquedo, divertimento. É a realidade essencial dos primeiros passos e das primeiras ações do bebê, como foi da espécie humana em seus primórdios.

É o brincar com magia, é a vida da criança, é a brincadeira; podemos dizer que o lúdico nada mais é que a alegria e satisfação. A realidade infantil é constituída a partir da magia. O jogo, as brincadeiras e o faz de conta, para as crianças são como um sonho para os adultos.

LAZER Conquistas trabalhistas da déc. de 30 do séc. passado. Com a limitação da jornada de trabalho e com a introdução das férias, descanso remunerado, o trabalhador obteve um tempo livre destinados a tarefas que não fossem o trabalho.

LAZER Nessas horas de tempo disponível, difundiu-se a idéia de horas de lazer, que deveriam ser preenchidas com atividades recreativas consideradas saudáveis – lícitas. Déc. 70 Francês Joffre Dumazedier formulou proposições teóricas pautadas em pesquisas realizadas na França.

CARÁTER LIBERATÓRIO O lazer é liberação de obrigações institucionais (profissionais, familiares, socioespirituais e sociopolíticas) e resulta numa livre escolha.

CARÁTER DESINTERESSADO O lazer não está, fundamentalmente submetido a fim algum, seja lucrativo, profissional, utilitário, ideológico, material, social, político ou sócio espiritual.

CARÁTER HEDONÍSTICO É marcado pela busca de um estado de satisfação, tomado como um fim em si (isso me interessa). Essa busca pelo prazer, felicidade, alegria é de natureza hedonística e representa a condição primeira do lazer.

CARÁTER PESSOAL As funções do lazer (descanso, divertimento e desenvolvimento da personalidade) respondem às necessidades do indivíduo, em face das obrigações primárias impostas pela sociedade.

LAZER PARA DUMAZEDIER (...) um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais e sociais.