Mediação e Prática de Tutoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Desafio.
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
Interação com os Alunos
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
O Cenário Virtual.
Programa aluno pesquisador
Educação a Distância e Mediação On Line
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Educação no contexto do Trabalho
MARIA APARECIDA TRARBACH
Ajude – me!!.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Comunicação e Interação
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
SITUAÇÕES.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Mediação e Prática de Tutoria Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia rtarcia@unifesp.br

A Tecnologia está presente no cotidiano das pessoas Ela interfere, recria e transforma nossas vidas Causa angústias diante das novas possibilidades Incertezas diante do que ainda vamos experimentar Novos conceitos para compreender Tecnologias da Informação e da Comunicação, mundos virtuais, simultaneidade, instantaneidade Mudanças na forma do homem pensar e se relacionar motivando o surgimento de: novos códigos, novas culturas, nova linguagem

Relações interpessoais e construção de vínculos (1/2) aprender gera ansiedade e ameaças aprender significa “não saber” aprender significa mudança e transformação Para criar melhores condições de aprendizagem, é importante o aluno sentir: segurança e confiança apoio e cumplicidade parceria e afetividade

Relações interpessoais e construção de vínculos (2/2) O vínculo e a confiança são construídos A importância do respeito e da compreensão pelo outro A percepção de que o outro é diferente, apesar de apresentar tantas semelhanças A paciência e o respeito ao tempo de cada um: bom senso

Dimensão Pedagógica da Educação a Distância Separação física entre professor e aluno Autonomia do aluno no processo de aprendizagem Flexibilidade de horário e local de estudo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Uso de sistemas tecnológicos para entrega de material didático e para a interação Interação entre os estudantes, os tutores e os monitores (se for o caso) Encontros presenciais para atividades de aprendizagem e sessões de avaliações

Educação a distância – tempo de transição Superação das práticas relacionadas à transmissão do conhecimento Construção de práticas proponentes e viabilizadoras da construção do conhecimento coletivo e colaborativo, pertinente à solução de problemas reais Novo papel do professor – autor – tutor Formulador de problemas, provocador de situações, arquiteto de percursos, mobilizador das inteligências múltiplas e coletivas na experiência do conhecimento (SILVA, 2003) Importância dos materiais didáticos, mídias educativas, textos impressos, ambiente virtual de aprendizagem

Produção de Material Didático Concepção e produção do material didático = considera as especificidades dessa metodologia (abordagem) Ensino Presencial - retorno imediato, comunicação não mediada, possibilidade de alteração das estratégias e do processo, interação direta Ensino a Distância - retorno não imediato, comunicação mediada, dificuldade de alteração do material e do processo, material pronto previamente

Assumir os desafios O trabalho com EAD: é uma opção do professor, relacionada com a construção do seu perfil e identidade profissional exige aprendizagem, desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes está relacionado com a realização de pesquisas e produção de conhecimento abre novas possibilidades para o profissional no mercado educacional e corporativo é uma batalha que cada um trava consigo mesmo e se fortalece no coletivo

Perfil do estudante virtual Identificação do perfil do estudante a partir do contexto em que está inserido Estudantes adultos e com diferentes experiências e vivências Aprendizagem mais autônoma Construção da própria rotina de trabalho = responsabilidade Necessidade de acompanhamento e de ações incentivadoras Desenvolvimento de novas habilidades e competências relacionadas à aprendizagem = novo perfil de aluno universitário Criação de uma cultura de processos de aprendizagem mediados por tecnologia

Construção do Perfil do Estudante Virtual Nos processos a distância, os alunos deverão: construir e produzir conhecimentos; refletir de forma crítica e autônoma desenvolver autonomia de trabalho e intelectual organizar sua rotina de trabalho, seu material de estudo, administrar o tempo tomar decisões e fazer escolhas e assumir responsabilidades realizar leituras e atividades, colaborar e participar utilizar adequadamente os recursos tecnológicos

Necessidades do Estudante Virtual Acompanhamento constante por parte do tutor Orientações práticas sobre atitudes e postura do estudante virtual Retorno e devolutiva das atividades = definição de parâmetros Incentivo para a aprendizagem e para a participação Orientações frequentes: relacionadas ao conteúdo ao processo de educação a distância

Tutor Tutor: o que protege, ampara (Michaelis) A tutoria foi utilizada como método de ensino nas Universidades, no século XV. Era utilizada como uma orientação de caráter religioso aos estudantes, com o objetivo de infundir a fé e a conduta moral No século XX, o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo sentido que incorporou aos atuais programas de educação a distância (Sá, 1998)

Construção do Perfil do Tutor: novas competências Competência Teórica - específica da área Competência Técnica - específica da área Competência Tecnológica – uso do AVA e seus recursos Competência Pedagógica - formação docente Competência em Educação a Distância: uso das diferentes linguagens Visão interdisciplinar e sistêmica Visão e competência de pesquisa Gestão de processos e de situações de aprendizagem

Paralelo entre as Funções do Professor e do Tutor (1/3) EDUCAÇÃO PRESENCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Conduzida pelo Professor Acompanhada pelo tutor Predomínio de exposições durante todo o tempo da aula Atendimento ao aluno, situações individualizadas ou em grupo, situações em que o tutor mais ouve/lê do que fala/escreve Processo centrado no professor Processo centrado no aluno Adaptação de Sá, Iranita. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social.Fortaleza,CEC, 1998:47. 14

Paralelo entre as Funções do Professor e do Tutor 2/3 EDUCAÇÃO PRESENCIAL             EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Processo como fonte central de informação Processo com fontes/ mídias diversificadas de informações Convivência em um mesmo ambiente físico, de professores e alunos, durante toda a situação de ensino Interatividade entre aluno e tutor, com uso de diferentes ferramentas de interação e comunicação, inclusive “momentos presenciais” Ritmo de processo definido pelo professor Ritmo do processo determinado pelo aluno a partir de seus próprios parâmetros Adaptação de Sá, Iranita. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social.Fortaleza,CEC, 1998:47. 15

Paralelo entre as Funções do Professor e do Tutor 3/3 EDUCAÇÃO PRESENCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Contato “face a face” entre professor e aluno Múltiplas formas de contato, inclusive a “face a face” Elaboração, controle e correção das avaliações pelo professor Avaliação de acordo com parâmetros definidos e auto-correção (gabaritos) Atendimento em horários rígidos horários de orientação e sala de aula e realizado pelo professor Atendimento em horários flexíveis, lugares distintos, meios diversos e realizado pelo tutor Adaptação de Sá, Iranita. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social.Fortaleza,CEC, 1998:47. 16

Papel do Tutor Estabelecer a relação entre a instituição/curso e o aluno Enriquecer o processo de aprendizagem do aluno, utilizando seu conhecimento e sua experiência Facilitar a construção do conhecimento por meio da reflexão e da troca e compartilhamento de informações Estabelecer relações de empatia com os alunos de modo a construir vínculos Tornar o processo mais personalizado: perfil do aluno Adaptação de Gutiérrez,F e Pietro D.A mediação Pedagógica: educação a distância alternativa, 1994. 17

Fluxograma da Tutoria

Atribuições do Tutor Apoiar e orientar o estudante em ambiente virtual Promover a interação entre tutor-estudante, estudante-estudantes Responder aos e-mails/mensagens no menor prazo possível Orientar os estudantes sobre o desenvolvimento das atividades Estimular a participação dos estudantes Promover e incentivar a interação entre os participantes do curso Desenvolver atividades de sistematização e avaliação Dar retorno de atividades e de avaliações

Perfil e Conduta Ética dos Tutores colaborativo, pró-ativo, responsável, espírito de trabalho em equipe, dialógico, solidário, criativo, honesto, aberto, responde prontamente, respeitoso, flexível, encoraja os alunos, é presente Conduta Ética: seriedade, sigilo, bom senso, rigor científico, respeito com relação a equipe de trabalho, respeito aos professores e alunos e respeito com o material, utilização dos recursos do ambiente apenas para tutoria

Identificar as necessidades e dificuldades dos participantes Responsabilidades no desempenho da função de Tutor 01/02 Estar capacitado para assumir a tutoria do curso proposto Identificar as necessidades e dificuldades dos participantes Dialogar com todos Incentivar sempre a participação de todos e em todas as situações de aprendizagem propostas Incentivar o trabalho e a participação no curso Ser polido na linguagem

Responsabilidades no desempenho da função de Tutor 02/02 Ser paciente Construir relações com os participantes Motivar a construção de relações entre os participantes Expor de forma clara suas idéias Responder no menor período de tempo possível Orientar o aluno na construção de sua rotina de trabalho e hábitos de estudos

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 01/03 A interação, via Internet, impõe o uso da máquina como mediador A interação, via Internet, caracteriza-se pela assincronia Assincronia na interação e elaboração antecipada dos elementos de comunicação implicam certo distanciamento entre o aluno e o professor A linguagem constitui uma estratégia de atenuação dessa distância e, nesse sentido, pode se tornar também um meio de estimular a interação em ambientes virtuais de aprendizagem

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 02/03 No ambiente virtual de aprendizagem, a interação se dá, na maioria das vezes, por meio da palavra escrita Na interação a distância, é preciso ser claros, mas não ser distante É preciso ser concisos, mas as informações não podem ser omitidas Na interação a distância, deve-se utilizar a linguagem como instrumento de atenuação da distância imposta pela máquina. Importante ser polido, gentil.

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 03/03 Regras para a polidez: faça com que seu interlocutor se sinta bem; seja amável não imponha sua vontade ao intelocutor indique opções

Exemplos de Mensagens 01/06 Mensagem para incentivar a participação dos alunos Olá, Fulano Agradecemos pelas suas valiosas contribuições. Elas estão enriquecendo muito o desenvolvimento da disciplina. Continue sempre assim, participando ativamente do fórum e realizando as atividades no prazo! Um grande abraço, Ass. Tutor

Exemplos de Mensagens 02/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do aluno fantasma Olá, Fulano, Estamos quase terminando a primeira unidade de nossa disciplina ainda não tivemos nenhuma manifestação sua. Lembre-se de que sua participação é muito importante; o bom andamento de nossa disciplina depende dela. Realize as atividades, participe do fórum. Se você teve algum problema de acesso ao ambiente, não deixe de nos comunicar. Contamos com sua participação no curso. Contamos com a sua participação. Um grande abraço, Ass. Tutor UAB / UNIFESP – Capacitação dos tutores do Curso de Informática em Saúde – 29 e 30/07/09

Exemplos de Mensagens 03/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do aluno ausente: Olá, Fulano, Estamos sentindo a sua falta. Você estava participando ativamente do curso e, de repente se ausentou. Está com algum problema de acesso no ambiente? Se o motivo de sua ausência for esse, não deixe de entrar em contato com o suporte técnico. O pessoal do suporte está preparado para auxiliá-lo com esse tipo de problema. Lembre-se de que sua participação é muito importante; o bom andamento de nossa disciplina depende dela. Realize as atividades, participe do fórum. Contamos com sua participação novamente no curso. Um grande abraço, Ass. Tutor

Exemplos de Mensagens 04/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do aluno ausente: Olá, Fulano, Você recebeu nossa mensagem do dia XXXX? Estranhamos que você não tenha se manifestado. Continuamos sentindo a sua ausência no curso. Você está realmente fazendo falta. Sua participação é mesmo muito importante. Realize as atividades, participe do fórum; ainda há tempo para recuperar os conteúdos. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato. Estamos contando com sua participação. Contamos com você no curso de verdade. Aguardamos o seu retorno. Um grande abraço, Ass. Tutor

Exemplos de Mensagens 05/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do aluno com erros de acesso a atividade Olá, Fulano Notei que você interrompeu a execução das atividades no ambiente e não realizou todos os exercícios previstos. Já liberei a atividade, para que você realize o que está faltando. Se o motivo de sua interrupção não foi problema de conexão, isto é, se você encontrou alguma dificuldade de compreensão dos conteúdos ou das próprias questões, por favor, escreva-me apresentando suas dúvidas. Estou aqui para auxiliá-lo no que for necessário. Você sabe que a atividade vale pontos em sua média, por isso é interessante que você a realize plenamente. Fico aguardando seu retorno. Um grande abraço, Ass. Tutor

Exemplos de Mensagens 06/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do aluno não participativo Olá, Fulano Estamos quase terminando a segunda unidade de nossa disciplina e ainda não identificamos sua participação no fórum de discussões. Lembre-se de que sua participação no fórum, refletindo e discutindo os conteúdos conosco pode se dar até o dia XXXXX. Estamos contando com sua participação; ela é muito importante para o bom desenvolvimento da disciplina. Um grande abraço, Ass. Tutor

Sanando Problemas 01/04 Imagine que, durante um curso em AVA, você receba a seguinte mensagem de um aluno: Este curso está uma porcaria, eu não consigo entender nada do que vocês explicam, não estou conseguindo fazer os exercícios, as perguntas estão mal formuladas e não concordo com as suas avaliações. Aliás, o material nem é interessante Miguel

Sanando Problemas Olá, Miguel 02/04 Olá, Miguel Expressar sua opinião sobre o andamento do curso, é muito importante. Gostaríamos de saber quais pontos exatamente não ficaram claros para você. Para melhorarmos nosso curso, pedimos sua colaboração. Envie-nos sugestões de ações que você acredita que são úteis para facilitar o estudo e torná-lo mais motivador. Aguardamos seu contato ! Tutor

Sanando Problemas Prezado Miguel, 03/04 Prezado Miguel, achamos importante sua contribuição para o desenvolvimento do curso, pois as críticas construtivas são sempre bem-vindas.  Você poderia ser um pouco mais específico nas suas dúvidas para que nós possamos ajudá-lo? Aguardamos suas sugestões para que possamos melhorar o curso. Afinal, todos queremos que ele seja um sucesso. Atenciosamente, Tutor

Sanando Problemas Caro Miguel, 04/04 Caro Miguel, Em atenção a sua reclamação sugiro que você faça uma relação indicando quais são as suas dificuldades sobre o conteúdo e exercícios aplicados, apontando o que não está claro,  para que junto possamos esclarecer e se necessário modificar o modo como a  a disciplina é aplicada.   Sugiro também que utilize as ferramentas disponíveis no AVA como os fóruns, e-mail e bate-papo para compartilhar suas dúvidas e sugestões com outros integrantes do curso que podem ter as mesmas dificuldades, posibilitando nesta interação compreender melhor as propostas do curso. Aguardo seu retorno, Um abraço, Tutor

Analisando Casos – tutor presencial 01/06 CASO ARMANDO  Armando nunca frequentou um curso a distância e não tem nenhuma experiência com o acesso à internet, mas é aluno do nosso curso e tem muita vontade para aprender. Em uma das tarefas, foi solicitado o envio de arquivo em formato .doc, oriente quais são os passos necessários para o aluno enviar o arquivo.  

Analisando Casos - tutor presencial 02/06 CASO VITTÓRIO Vittório, não tem acesso à internet em outro local então vai diariamente ao polo para acompanhar o curso e realizar as tarefas. Em uma das tarefas o aluno encontra muitas dificuldades, e pergunta ao tutor presencial se poderia lhe responder as questões para ele. O que o tutor deve responder ao aluno?  

Analisando Casos - tutor presencial 03/06 CASO NORMA A aluna Norma está grávida de 8 meses e vai ao polo pedir orientações se poderá se ausentar do curso durante a licença maternidade. Qual seriam as informações necessárias para ela?,  

Analisando Casos – Karina 04/06    Karina, estudante do curso, conta que acaba de mudar de emprego, mas pretende continuar no curso, apesar das dificuldades, pois o novo trabalho lhe exigirá muita dedicação. Durante 2 semanas ela participa de forma eficiente de todas as atividades. A partir daí, a estudante desaparece do ambiente virtual, deixando muito trabalho acumulado. O tutor a distância entra em contato com o polo, mas ninguém tem notícias de Karina. Passados dois meses,ela retoma o contato com o tutor a distância para tentar recuperar as tarefas perdidas, que inclusive já foram avaliadas. Nesse momento, uma das disciplina já está fechada, e ela foi considerada reprovada.

Analisando Casos – Karina     Ela explica que o trabalho novo exige, ainda mais, que ela conclua o curso de Especialização e pede encarecidamente para que sua situação seja revista. Considerando também que Karina sempre foi uma aluna aplicada e que, caso conclua o curso, ela será a única especialista na área em seu município, vamos discutir: 1. O que vocês acham que pode ser feito agora? É possível tomar uma decisão isolada neste caso? 2. Que outros atores estão envolvidos nessa questão e qual deve ser o encaminhamento a cada um deles? 3. Que recursos (regimentos, documentos) você tem a disposição para argumentar sobre este caso? É justo conduzir esta situação apenas com o argumento legal? 4.O que poderia ter sido feito para evitar essa situação? 5. Qual é o papel do tutor a distância nesses casos?

Analisando Casos – Arnaldo 05/06 Arnaldo é um aluno mediano, porém muito assíduo, disciplinado e participativo. Possui altas expectativas em relação a seu desempenho. Como feedback de sua última tarefa, recebeu nota 6,0 e a seguinte mensagem do tutor a distância: "Arnaldo, seja mais esforçado da próxima vez." Vamos discutir juntos: 1.Como você acha que Arnaldo se sentiu? 2. Por que vocês acham que o tutor respondeu dessa maneira? O que ele deveria ter sido feito? 3. Como o tutor a distância pode se organizar para evitar dar respostas mecânicas?

Analisando Casos – João 06/06 João é um aluno errático. Mais velho, já tem muita experiência na área de estudo do curso, embora não tenha ainda o conhecimento teórico. Aparece uma vez por semana, participa pouco dos fóruns, mas sempre entrega suas tarefas em dia. Aparentemente, estuda offline e só se conecta para postar tarefas, que são sempre muito ricas em relatos de experiências. Na última tarefa, que exigia mais leitura e análise de conceitos teóricos, João enviou um trabalho que, por suas características de redação, suscitou a dúvida de que seria plágio. Dito e feito: o tutor colocou seu texto no Google e detectou o plágio.

Analisando Casos – João Vamos discutir juntos: 1. Por que João fez uma coisa dessas? 2. Faz diferença saber porque ele fez isso? Por quê? O encaminhamento deve ser diferente dependendo do aluno? 3. Que atores devem ser envolvidos em uma situação com essa? 4. Que argumentos você teria para conversar com o João? 5. A atitude deve ser arbitrária ou dialogada? Como? Por que? Ele deve ter uma sanção? Qual?

Agradecemos sua atenção!! Desejamos sucesso a todos e a cada um diante dos novos desafios e das inúmeras descobertas! Um abraço Rita Maria rtarcia@unifesp.br

Bibliografia ARCOVERDE, R. e CABRAL, A. L. T. (2004). Linguagem e navegabilidade: uma leitura crítica de três sites de ensino de Língua Portuguesa In: Collins, H e Ferreira, A. (org.) Relatos de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Línguas na Internet. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 185-212. FRAGALE FILHO, R. (org.) Educação a distância: análise dos Parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003. LAUFER, R. e SCAVETTA, D. (s/d). Texto, hipertexto, hipermedia. Porto: RÉS-Editora Ltda. LÉVY, P. Cibelcultura.São Paulo:Editora 34, 2000. SILVA, M. org.) Educação online teorias, práticas, legislação,formaçãocorporativa. São Paulo: Loyla,2003.

Bibliografia SÁ, I. M. A. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social. Fortaleza: C.E.C., 1998. PRATT, K & PALLOFF, R.M. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002 ______________________. O aluno virtual um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004 MACHADO, L.D. & MACHADO, E.de C. O papel da tutoria em ambientes de ead. http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm, acesso em 30 de agosto de 2009. http://www.abed.org.br/congresso2004/apr/TCA2022.pps, acesso em 29 de agosto de 2009.