PIPPA Programa de Integração Professores Pais e Alunos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Programa aluno pesquisador
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Fundamentação Teórica
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Missão da empresa Prover soluções diferenciadas que facilitem as relações pessoais e profissionais.
Programa de Integração Professores Pais e Alunos
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Informações sobre o Teleduc
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PIPPA Programa de Integração de Professores, Pais e Alunos.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Comunidade de Aprendizagem
Programa de Integração Professores Pais e Alunos
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Capítulo 1 A administração hoje.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Programa de Integração Professores Pais e Alunos
• Manejo – Formação – Professor.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Participação da Família no Ambiente Escolar
Soluções para universidades corporativas
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
Transcrição da apresentação:

PIPPA Programa de Integração Professores Pais e Alunos

Missão da empresa Prover soluções diferenciadas que automatizem e facilitem as relações pessoais e profissionais. “ ”

Roteiro  Motivação  Cenário Atual  Concorrentes  Nossa Solução  Nosso Cenário  Matriz de Valores  Tecnologia  Plano de Iteração  Show Test

Motivação “Um país é feito de homens e livros.” (Monteiro Lobato) Acrescentamos que é feito, também, de oportunidades. O que poderíamos fazer para criar mais oportunidades para a vida de uma pessoa?

Incentivar o ensino colaborativo!

Ensino colaborativo “Um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceiros equivalentes, engajados num processo conjunto de tomada de decisão, trabalhando em direção a um objetivo comum.” O que é colaboração?  (Friend e Cook, 1990) : interação entre parceiros equivalentes tomada de decisão objetivo comum

Ensino colaborativo Existência de um objetivo comum; Equivalência entre participantes; Participação de todos; Compartilhamento de responsabilidades; Compartilhamento de recursos; Voluntarismo. Condições necessárias para que ocorra:  (Friend e Cook, 1990) :

Ensino colaborativo “Esta colaboração, no entanto, é mais do que a mera participação dos pais nos eventos e atividades da escola. Esta se refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais. Pais e educadores trabalhando juntos, com o objetivo comum de promover o desenvolvimento dos alunos.” O que é?  (Christenson, Rounds e Franklin, 1992) : Esta colaboração refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais

Ensino colaborativo “o envolvimento dos pais na escola mostra aos alunos que o aprendizado formal e o bom desempenho escolar são importantes, resultando em um ambiente escolar positivo, conduzindo ao aprendizado.” “com o envolvimento dos pais na escola, os conflitos da escola com os familiares tendem a se reduzir, melhorando ainda mais o ambiente escolar.” envolvimento dos pais na escola Bom para a escola?  (Comer, 1984): em um ambiente escolar positivo resulta os conflitos tendem a se reduzir

Ensino colaborativo “demonstra que o aprendizado escolar é estimulado quando as experiências em casa e na escola são conectadas e coordenadas de forma a virem ao encontro das necessidades dos alunos.” “Os efeitos positivos nos alunos incluem melhora do rendimento escolar” “diminuição das faltas e repetências e redução dos problemas de comportamento.”  (Fantini, 1983): Bom para o aluno?  (Walberg, Bole, & Waxman, 1980; Henderson,1987):  (Comer, 1980):

Ensino colaborativo “pais que estão envolvidos na escolaridade dos filhos desenvolvem uma atitude mais positiva com relação a escola e com relação a si mesmos, se tornam mais ativos na sua comunidade e tendem a melhorar seu relacionamento com os filhos.” Bom para os pais?  (Becher, 1984): paisenvolvidos na escolaridade desenvolvem atitude positiva escola si mesmos comunidade melhorar seu relacionamento com os filhos ativos

Motivação Como podemos atingir o ensino colaborativo?

Motivação Ampliaremos o envolvimento familiar com a escola.

Cenário Atual

... ?

Será que não existe algo como um sistema de Gerenciamento Escolar Online? Cenário Atual

Kindergarten Management System Sistema web que possui quatro módulos (administração, alunos, professores e pais). Voltado para a administração de uma escola com algumas funções destinadas a pais e alunos. Características: Notificações Comunicação Privacidade Informalidade Hierarquia Comunicados enviados pela escola para os pais Facilidade na comunicação entre Escola Famíla Baixa Informalidade entre os usuários quebra barreiras na comunicação Baixa hierarquia entre os usuários evita inferiorização de alguma parte Privacidade do(a) pai/ aluno/ escola

Sistema Web difundido em 50 países com foco em gerenciamentos estatísticos. Atende também museus e outras instituições que necessitam de gerenciamento de pessoas. Notificações Comunicação Privacidade Informalidade Hierarquia Spiral Universe Management System Características:

Notificações Comunicação Privacidade Informalidade Hierarquia Dreamschool Sistema web voltado para o gerenciamento financeiro (dos pais) e pedagógico. Contém Uma visão pro estudante onde ele e seus pais podem ver os afazeres. Características:

Constatações  Necessidade de um maior acompanhamento na educação do aluno por parte dos pais;  Necessidade de discussão entre pais;  Falta de inserção dos pais na comunidade escolar e de apoio ao ensino colaborativo;

Constatações  Necessidade de discussão entre professores;  Pouca comunicação dos pais com os professores;  Dificuldade na comunicação PAIS  Professores

Como prover apoio ao ensino colaborativo?  Comunicação facilitada;  Poucos níveis hierarquicos;  Aproxima os envolvidos; Enfim, quebrar as barreiras na inserção dos pais na comunidade escolar.

Redes Sociais  Comunicação facilitada;  Poucos níveis hierarquicos;  Aproxima os envolvidos; Enfim, quebrardo as barreiras na inserção dos pais na comunidade escolar.

TGI/Ibope apontou que hoje os brasileiros investem 34% do tempo em blogs ou redes sociais; Redes Sociais “Podemos citar, como uma das mais destacadas modalidades de utilização das TICs, a formação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) mediante a organização de Comunidades de Aprendizagem (ORELLANA, 2002) e de Redes Sociais (MARTINHO, 2004) Retirado do livro: “Algumas vias para Entretecer o Pensar e o Agir” Programa Agrinho – SENAR - PR

Nossa Solução

 Notificações  Envio de s;  Envio de SMS;  Envio de mensagens pessoais.  Privacidade  Mensagens pessoais são privadas;  Uma escola não vê as informações da outra.

Nossa Solução  Informalidade  Redes sociais tornam as relações mais estreitas;  Ambiente usual e amigável, incentivando a participação de todos;  Rede de amigos.  Hierarquia  Todos os usuários têm acesso as mesmas funcionalidades, exceto as funcionalidades específicas do tipo do usuário.

Nossa Solução  Comunicação  Fóruns para cada tipo de usuário;  Comunicação geral sobre a comunidade escolar com relação a assuntos concernentes ao tipo do usuário.  Fórum geral;  Comunicação geral sobre a comunidade escolar com relação a assuntos concernentes a todos.  Mensagens privativas;  Comunicação com assuntos específicos um a um.  SMS, ;  Ocorrências urgentes de aviso.  Chat  Reuniões e discussões mais complexas.

Nossa Solução  Custo  Zero;  Sem necessidade de mudanças de sistema.

Rede social escolar na web, com equivalência entre participantes (professores, pais e alunos). Com o objetivo final de estimular o ensino colaborativo, além das ferramentas tradicionais, fornecemos a inédita comunicação entre pais. Notificações Comunicação Privacidade Informalidade Hierarquia Nossa Solução Características:

Nosso Cenário !

Temos embasamento? Como realizar o ensino colaborativo? – Informalidade nas relações: “Informações mandadas freqüentemente e de maneira informal são normalmente bastante efetivas no sentido de estabelecerem um bom relacionamento entre os pais e a escola.” (Swap, 1992) – Incentivo por parte da escola: “A escola, portanto, deve ter o cuidado de não mandar mensagens subliminares que desencorajem a participação dos pais, mas em contrapartida, esforçar- se para envolvê-los (Krasnow, 1990).

Temos embasamento? Como realizar o ensino colaborativo? – Informalidade nas relações: “Informações mandadas freqüentemente e de maneira informal são normalmente bastante efetivas no sentido de estabelecerem um bom relacionamento entre os pais e a escola.” (Swap, 1992) – Incentivo por parte da escola: “A escola, portanto, deve ter o cuidado de não mandar mensagens subliminares que desencorajem a participação dos pais, mas em contrapartida, esforçar- se para envolvê-los (Krasnow, 1990). Informações mandadas frequentemente informal efetivas estabelecerem relacionamento escola cuidado desencorajem pais envolvê-los

Nós perguntamos! Fonte: 61 pais entrevistados com filhos matriculados em escolas

Nós perguntamos!

a

Tecnologia Camada de Visão Camada de Dados Camada de Controle

Objetivos da Iteração Definiçao final da tecnologia e treinamento básico da equipe; Casos de uso mencionados no plano de iteração(fazer uma única rede social básica, onde os usuários possam se relacionar de forma simplória com autenticação de entrada); Boletim, mensagem pessoal por notificação e fórum.

Entregas Release 1 Release 2 Rede social sem hierarquiaHierarquia da rede Compartilhamento de Arquivos Calendário Envio de OcorrênciasGráficos Comparativos de Rendimento BoletimFórums Obs.: Se houver disponibilidade da equipe, também entregaremos no release 2 a ferramenta de Gerenciamento Financeiro dos Pais e/ou a ferramenta de chat entre usuários. Estamos querendo negociar a não entrega do envio de ocorrências via SMS por acharmos que esse caso de uso difere muito dos outros, o que levaria a uma separação não satisfatória dos casos de uso para o nosso release.

Show Test

Dúvidas