Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Advertisements

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
SepNet - Sistema Eletrônico de Protocolo
Metodologias de Controle de Tempo em Transações Assinadas Digitalmente
II SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL
ENCONTRO DE TRABALHO REGISTRAL CIVIL - MARCIO RAPHAEL DE ARAUJO SANTOS NIGRO - CURITIBA, MARÇO DE 2010.
Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas - Atech
Nota Fiscal Eletrônica
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
PROJETO.
Saiba como aumentar seus benefícios com a Solução NFC-e NDDigital.
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
Principais Tecnologias – NF-e
Sistema Público de Escrituração Digital
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Juízes-Corregedores: 2 Assessores Correicionais: 12 Motoristas: 2
Cofis/RFB.
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Ricardo Pedrassani, 07/11/2011, ver. 2
MITOS SOBRE NF-e Nota Fiscal Eletrônica não é sinônimo de impressão à laser; Nota Fiscal Eletrônica não significa grandes investimentos, tampouco grandes.
Eleições 2012 Biometria e Urna Eletrônica
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
B E N E F Í C I O S DISPONIBILIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL >> CARLOS ROBERTO VICTORINO Autor
Coordenação de Implantação:
Módulos internos principais: Módulos internos secundários:
Saiba como aumentar seus benefícios com a Solução NFC-e NDDigital.
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
NFC-e NOTA FISCAL CONSUMIDOR ELETRÔNICA
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
PROCESSO ELETRÔNICO TRIBUTÁRIO A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DA BAHIA COGEF/JULHO/2010.
Procuração Eletrônica Como outorgá-la na Receita Federal do Brasil.
Logística em Saúde Outubro 2014.
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
EMPRESA NA HORA. Luísa Fernandes - 2º TSJ - N.º 5 Através da 'Empresa na Hora' pode constituir-se uma sociedade: ◦unipessoal, ◦por quotas ou anónima,
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
GESTÃO DE T.I. E DIREITO Patentes de software Contratos Digitais Assinatura Digital Privacidade e Direitos do Consumidor Responsabilidade Civil na Informática.
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Equipe: Fabiane Poplade Rafaella Santana Rodrigo Nascimento Pereira Vanessa de Lara Barbosa.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 6 – Selo de fiscalização, recibo e isenção.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Estado do Ceará Poder Judiciário Tribunal de Justiça
Processo Eletrônico Cristina Assmann, Supervisão de Instrução de Contas Municipais Resolução n.º 982/2013.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
TAP – Termo de Abertura de Projeto
NFC-e Cuidados na escolha de hardware e software.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Julio Cesar de Almeida Jr. Gerente de Suporte Técnico
Transcrição da apresentação:

Selos Eletrônicos Estado do Amazonas

O que é o Selo Eletrônico? É um selo criado eletronicamente com dados que o tornam válido apenas no documento em que foi utilizado. É o elemento de segurança usado nos documentos, que substitui o selo de papel. É o meio pelo qual a população poderá conferir a autenticidade dos documentos.

Vantagens Não pode ser roubado, extraviado ou inutilizado. O selo eletrônico pode ser usado em qualquer ato, ou seja, no momento em que é recebido no cartório o selo ainda não possui um tipo pré- definido. Em caso de emergência é entregue imediatamente e sem cobrança de entrega especial.

Vantagens Permite a consulta de autenticidade do documento. Não requer o uso de um sistema específico ou de uma determinada empresa. Não requer uso constante da internet. Pode ser usado em cartórios que não possuem sistemas informatizados.

Para a população consultar a autenticidade Como funciona? Sistema Para uso dos selos Portal Para TJ e Cartórios Site de Consulta Para a população consultar a autenticidade

Como o cartório trabalhará? Cartórios que possuem sistema: Adaptam seus sistemas aos padrões do Selo Eletrônico do Tribunal de Justiça. Cartórios que não possuem sistema: Utilizam o sistema gratuito disponibilizado no Portal do Selo Eletrônico.

Etapas do uso do selo eletrônico Cartório Interessado TJ GERAÇÃO UTILIZAÇÃO OU APLICAÇÃO CONSULTA DE AUTENTICIDADE FISCALIZAÇÃO

Selos eletrônicos Os princípios do selo eletrônicos são: Identificação. Informação. Segurança.

Geração Geração dos lotes de selos no Portal do Selo Eletrônico do Estado do Amazonas. Acesso à área restrita do portal. Cartório Banco Liberação do lote para a serventia. Verificação e controle do pagamento dos selos.

Utilização ou aplicação Identificação do ato praticado e forma de aplicação. Acesso ao sistema. Cartório Transmissão dos dados de segurança para o Portal do Selo Eletrônico. Impressão do selo com o código de segurança vinculado aos dados da identificação do ato.

Consulta de autenticidade Pesquisa pelo código de segurança. Interessados Verificação da validade do código de segurança. Visualização do cartório que utilizou o selo. Visualização da data e hora de utilização do selo. Visualização dos dados de segurança que identificam o documento selado.

Tribunal de Justiça Repasse ao Tribunal. Volume de atos isentos. Estatísticas de quantidade de selos usados e de selos em estoque.

Formas de impressão Impressão narrativa no próprio ato. Impressão no modelo tradicional.

Padrões de integração Pode ser seguido por qualquer programador de qualquer empresa. Caso o programador não consiga trabalhar com assinatura digital, podem ser criados arquivos simples, que são assinados com um aplicativo gratuito que está disponível no Portal. O padrão de integração já está disponível no Portal do Selo Eletrônico.

Políticas do projeto Transparência: A Corregedoria do Estado do Amazonas possuirá total conhecimento da arquitetura utilizada pelos selos eletrônicos. Autonomia administrativa: Os sistemas seguirão às determinações normativas da corregedoria.

Políticas do projeto Autonomia tecnológica: A corregedoria terá autonomia para escolher os fornecedores e gestores do projeto, desde que estes atendam os requisitos indicados. Geração do selo eletrônico: O selo eletrônico poderá ser gerado e impresso exclusivamente através do software homologado pela corregedoria. O software funcionará no ambiente do cartório, o qual não precisará possuir conexão com a Internet no momento da utilização, embora necessite de um microcomputador e uma impressora.

Políticas do projeto Proteção dos dados: O ambiente tecnológico do Portal do Selo Eletrônico deverá possuir uma infra- estrutura que garanta redundância (alta-disponibilidade) e contingência (backups), com políticas de segurança que garantam proteção dos dados contra invasores internos e externos. Flexibilidade: Os sistemas estarão em constante aprimoramento, adaptando-se às mudanças nas regulamentações e implementações de novos serviços.

Obrigado