Encontro Regional dos Profissionais de JOINVILLE Construindo uma agenda para o Sistema Profissional: desafios, oportunidades e visão de futuro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
1.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório de Progresso do Projeto 7º CNP Período: OUTUBRO/2010.
Endereço do CREA.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Planejamento estratégico Confea/2009 Planejamento estratégico Confea/2009 Projeto Especial.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
RELATÓRIO Proposta de critérios para o cálculo de valores da ART
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
NOVA SISTEMÁTICA DE CONCESSÃO DE ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
SPP – Superintendência de Programas de Projetos
Conselho Regional de Administração
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
O que se espera de um Conselheiro na Câmara e na Plenária.
Etapas da construção do PDI IFTO
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Congresso Nacional da Psicologia
Fórum de Secretários Executivos
HISTÓRICO Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – SOEAA:  20ª edição em.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha
José Alberto Ribeiro Carvalho
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Superintendência de Colegiados
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
CONFEA CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Encontro Regional dos Profissionais de JOINVILLE Construindo uma agenda para o Sistema Profissional: desafios, oportunidades e visão de futuro Carlos Alberto Xavier – KITA Eng. Civil e de Seg. Trabalho Coordenador do 10º CEP

1. discutir a eficiência, a eficácia e a efetividade do Sistema Confea/Crea diante das diversificadas demandas das socioeconômicas local, regional, nacional e mundial; 2. contribuir para a crescente melhoria dos padrões de formação profissional e da qualidade dos serviços e produtos do exercício profissional; 3. conscientizar o universo profissional sobre a importância política, social e ética de sua maior participação no processo de planejamento e desenvolvimento nacional sustentável; 4. propor e operar os instrumentos legais e administrativos (Leis e Resoluções) capazes de viabilizar as mudanças necessárias (organização, composição e resultados). OBJETIVOS GERAIS

COMPROMISSO: - a realização de pesquisas balizadoras da opinião e da situação; - o estabelecimento de eixos temáticos disciplinadores da discussão; - a elaboração de textos referenciais provocativos; - ter fundamentos e objetivos a serem atingidos; - o estabelecimento de um Calendário de discussão (Etapas, Eventos e Atividades); - a efetivação das PROPOSTAS aprovadas nos Congressos Nacionais e Estaduais DO SISTEMA CONFEA / CREA / MUTUA .

1 - TEXTOS REFERÊNCIAIS 2 - DISCUSSÃO TRABALHOS (8 ER) 3 - 1ª SISTEMATIZAÇÃO REGIONAL 4 - DISCUSSÃO NO 10º CEP - 1ª Etapa (21 e 22 de MAIO) 5 - PROPOSIÇÕES ESTADUAIS (26) / SISTEMATIZADAS ( 26x 27 = 702) 6 - 1ª SISTEMATIZAÇÃO NACIONAL 7 - DOC. PARA DISCUSSÃO NA 1ª ETAPA DO 7° CNP (25 a 28 de AGO) 8 - 2ª SISTEMATIZAÇÃO NACIONAL 9 - DISCUSSÃO NO 10º CEP - 2ª Etapa (22 de OUT) 10 - 3ª SISTEMATIZAÇÃO NACIONAL 11 - DOC. PARA DISCUSSÃO NA 2ª ETAPA DO 7° CNP (2ª quinzena Nov.) 12 - DOC. APROVADO NO 7º CNP Metodologia do Processo

DEFINIÇÕES: PROPOSTA: Elaborar um plano ou projeto de mudança e submeter a apreciação de uma assembléia (Encontro Regional / 10º CEP / VII CNP) MOÇÃO: Manifestação acerca do estudo de uma questão que será encaminhada ao seu destinatário (encaminhamento) “moções são instrumentos administrativos que objetivam expressar opinião a respeito de determinados atos ou fatos”

Forma para apresentação de Proposta: (Res Forma para apresentação de Proposta: (Res. No 1013/05) Situação existente: Proposição: Justificativa: Fundamentação legal: Sugestão de mecanismo para implantação:

EIXOS TEMÁTICOS Eixo 1: FORMAÇÃO PROFISSIONAL Formação profissional adequada (características do atual modelo, demandas sócio-econômicas e cenários futuros) => qualidade? A era do conhecimento: Os novos desafios para os Profissionais de Engenharia (EAD) Carência de Profissionais no Brasil CREA SC: Fórum Cat. de Educação CREA Jr Consolidação do PEC

EIXOS TEMÁTICOS Eixo 2: EXERCÍCIO PROFISSIONAL Resolução 1010 do Confea e a efetiva implantação atendendo os preceitos da ART nacional e Acervo Técnico (Res 1025) “Enquanto o mundo lá fora segue seu rumo. Sem nós” Eng Ênio Padilha

EIXOS TEMÁTICOS Eixo 3: ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA O fortalecimento das organizações Profissionais integrantes do sistema CONFEA/CREA Maior produtividade do sistema CREA SC ENEC Planejamento Estratégico Valorização da função de Conselheiro

EIXOS TEMÁTICOS Eixo 4: INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL Integração com os sistemas públicos e privados Política de comunicação Fiscalização do sistema (fiscalização conjunta) CREA SC Posicionamento sobre assuntos polêmicos da Eng/Arq/Agro/Geo/Geogr/Meteorologia

EIXOS TEMÁTICOS Eixo 5: INSERÇÃO INTERNACIONAL - PENSANDO SC -II Viabilizar o intercâmbio Técnicos e Científicos Fortalecer a troca de experiências na área de Ensino CREA SC Participação de Reuniões Internacionais da CIAM, discutindo temas como Validação automática dos diplomas Futuro do Mercosul Controle eficaz da circulação de Profissionais, serviços e empresas, garantindo a responsabilidade técnica

ELEIÇÃO DOS DELEGADOS: Presidente do CREA-SC_______________________________01 Conselheiro Federal __________________________________01 Conselheiros titulares do CREA-SC______________________89 Diretores da Mútua SC________________________________03 Diretores Regionais___ ____________________________28 Presidentes de Entidades de Classe registradas no CREA-SC_48 Instituições de Ensino 52 Representantes Regionais da Mútua SC 28 Comissão organizadora do CEP_________________________10 Delegados eleitos nos Encontros Regionais dos Profissionais 125 Convidados Especiais da Sociedade Civil_________________10 Total: 395 Florianópolis - 36; Joaçaba - 7; Joinville - 17; Criciúma - 14; Chapecó - 15; Blumenau - 24; Lages - 6; Mafra - 6.

Delegados ao 7º CNP → 4 delegados com mandato → 8 delegados sem mandato

PACTO FIRMADO PELOS DELEGADOS DE SC NO 9º CEP PN 59 – composição do plenário dos CREAs (mínimo 15 e máximo 90); PN 68 – Inclusão dos conteúdos de ÉTICA Profissional na formação Profissional; PN 71 – Instituir a “Residência Profissional” como instrumento à concessão de atribuição e/ou especialidade profissional

OBRIGADO! COMISSÃO ORGANIZADORA Eng. Civil e de Seg. Trab. Carlos Alberto “Kita” Xavier – Coordenador Eng. Agr. Eduardo Piazera – Coord. Adjunto Eng. Civil Laércio Tabalipa Eng. Civil Emerson Siqueira Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho Eng. Ftal. Erwin Hugo Ressel Filho Arq. Urb. Carla Cintia Back Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho cep@crea-sc.org.br