GRUPO 1 ACRE, ALAGOAS, AMAZONAS, AMAPÁ, BAHIA APRESENTADORA: TERESA MARIA BRAGA – SEDUC/AL Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO RS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
CENSO ESCOLAR 2007.
DISTRITO FEDERAL, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTADORA: ES Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?
OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO - 02 ESTADOS: CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTAÇÃO: SUELY.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD
RESULTADO DA OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO 3 - MG, MS, MT, PA, PB Responsáveis: Ricardo Barbosa dos Santos, Rosalia de Castro Sousa e Sílvio Ribeiro.
Avaliando o Monitoramento
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ALAGOAS – ESTADO E UNDIME
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Julho de 2007.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
COMITÊ MUNICIPAL DE BRAGANÇA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Grupo : AMAPÁ SEED/UNDIME. Foco: INFRAESTRURA/PONTOS RELEVANTESPROBLEMASSOLUÇÕES SELEÇÃO DAS ESCOLAS - Falta de identificação e especificação das distribuições.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
A Gestão participativa
MATO GROSSO Edevamilton Ezemar Rafael Sebastião Rosana Luciene Angela Zoraide Kátia Cláudia Marcos Abilene Edílson Rosemere Sandra Tereza Sônia Mariuza.
ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 25 e 26/05/2020 MACEIÓ-ALAGOAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
ESTADO DA PARAÍBA PROINFO INTEGRADO Gilmar José da Silva Coordenação Estadual Maria do Socorro Trindade
Comissão de EJA de Alagoas
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
PERNAMBUCO GESTORES DAS GRE COORDENAÇÃO ESTADUAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO PRÁTICAS SEMED. Belo Oriente (MG) adere à Mobilização Social pela Educação;Belo Oriente (MG) adere à Mobilização Social.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Situação atual do ProEMI/JF COORD PEDAGÓGICA COORD ADMINISTRATIVA E PESSOAL COORD DE INFRA-ESTRUTURA CICLOS ESCOLAS ALUNOS 1(2012) (2013)
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Oficina sobre o monitoramento GRUPO 5 ESTADOS: Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins.
1. 2 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDENCIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
GRUPO 04 PARANÁ, PERNAMBUCO, PIAUÍ, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO NORTE E RONDÔNIA NÚMERO DE PARTICIPANTES: 21 PARTICIPANTES QUE NUNCA ATUARAM EM MONITORAMENTO.
Transcrição da apresentação:

GRUPO 1 ACRE, ALAGOAS, AMAZONAS, AMAPÁ, BAHIA APRESENTADORA: TERESA MARIA BRAGA – SEDUC/AL Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?

1) Reuniões com as equipes técnicas das SEDUC e SEMED. Sim COMENTÁRIO: Deve ocorrer em todos os Estados .

b) Secretario (a) Municipal da Capital. 2) Audiência com o: a) Secretário(a) Estadual Sim b) Secretario (a) Municipal da Capital. Sim c) Presidente da UNDIME. Sim

a) Aplicação de questionário durante as palestras. 3) Palestras para diretores, professores, bibliotecários, pedagogos das escolas estaduais e municipais. Sim Comentários: Considerar a participação não só de bibliotecários, como também dos responsáveis pelas Bibliotecas, bem como dos representantes dos Conselhos Escolares. a) Aplicação de questionário durante as palestras. Sim

4) Palestras para os Secretários Municipais de Educação. Sim Comentários: Adequação do Monitoramento de SEDUC e SEMED, com os fóruns municipais, através de agendamento prévio, pois os custos para garantir a participação dos Secretários Municipais são onerosos para a Secretaria Estadual, às vezes sendo um impedimento para sua realização. a) Aplicação de questionários para os Secretários Municipais de Educação. Sim

5) Capacitação do SISCORT. Sim 6) Visitas as escolas. Sim Comentários: É necessário estender as visitas para mais escolas e de forma diversificada.

7) - Manter o monitoramento por 4 dias. Não Por que? É necessário ampliar para 5 dias, visando o melhor agendamento dos trabalhos realizados. 8) - Manter o monitoramento no período de março a maio. Sim

9) - Nos Estados que possuem estrutura, utilizar a vídeo conferência? Sim 10) - O monitoramento do FNDE tem contribuído para divulgação das informações sobre os programas do livro, orientações e  capacitações?   Sim

SUGESTÕES Considerando a complexidade da logística para o monitoramento de todo o programa, sugere-se a descentralização das operações por regiões, com a criação de representações regionais do MEC, contando com técnicos para monitoramento mais próximo aos Estados. Realização de Encontros Regionais dos Programas do Livro, organizados pelo FNDE. Sugere-se a firmatura de Termo de Compromisso com as Secretarias de Educação Municipais, com vistas a maior envolvimento na operacionalização do Programa. Verificar uma forma para reunir as Secretarias Municipais e as Undimes para haver um maior comprometimento no monitoramento dos Programas.