Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Advertisements

Escola secundária Martins Sarmento
WHEELS LIGHT Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Novos Caminhos Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Escola EB 2,3/S Santos Simões
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro Sintra - Lisboa 6º ano de escolaridade - Actividade do Os Andarilhos Cinco alunos e 1 professor.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Solbarco Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Pico de Regalados Manuel Flores
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Epralima Racing Professores – Prof. Carla Gomes; Prof. Artur Caneja; Prof. Hélder Cerqueira;
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Osvaldo Ribeiro Ined - Maia Maia - PORTO 12ºano Sistemas Automáticos/Projecto Tecnológico/PAT 3.
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Gracinda Santos S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira Vila Nova de Gaia, Porto 12º Física, Área de Projecto4 Física só para três.
Transcrição da apresentação:

Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas B

O nosso protótipo é carro solar, segundo os requisitos convencionados para o concurso, nomeadamente com capacidade de transporte para as dimensões e peso solicitados. Na sua constituição existe um motor eléctrico (12V) e quatro séries de três painéis solares associadas em paralelo.

Planificação: 1ª semana – Noções teóricas/cálculos 2ª semana – Testes com o kit solar 3ª semana – Planificação/solicitação de material 4ª semana – Construção do protótipo 5ª semana – Construção do protótipo 6ª semana – Construção do protótipo/Ensaios 7ª semana - Embelezamento

Os alunos foram colaborantes em todas as etapas do projecto. Venceram as dificuldades pela prática, testando novas formas de ligação e de colocação de painéis, eixos e motor. O tempo estimado e utilizado foi de 7 semanas, contando com todas as etapas. Para além da documentação fornecida com o KIT solar, foram ainda realizadas algumas pesquisas online, destacando-se o site do Visionarium (

Com o protótipo construído não há previsão de comercialização. O fim pedagógico desta construção foi a aquisição de conhecimentos e competências práticas que permitem associar saberes científicos a práticas técnicas. Nestes destaca-se a noção de conversão energética, rendimento, potências, circuitos eléctricos e estudo de movimentos, contribuindo para o enriquecimento das práticas conducentes à aplicação do currículo das disciplinas, em particular de Ciências Físico-Químicas.