TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

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Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO A INFORMÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA IMPLANTAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO TABELAS CNJ

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA EM NÚMEROS Processos em andamento – aproximadamente 18.000.000 Distribuição de processos – 25.000 a 30.000 por dia (taxa de crescimento de 12% a 17% ao ano) Servidores 45.000 funcionários 2.400 magistrados Prédios: aproximadamente 700

HISTÓRICO DA INFORMÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Falta de investimento e atenção à informatização Iniciativas particulares de magistrados sem coordenação DTI (Departamento Técnico de Informática) Resultados: 10 sistemas de processamento de primeiro grau 04 sistemas de processamento de segundo grau unidades sem sistema algum

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA - Lei de Moore (40 anos): “A quantidade de transistores e a capacidade dos processadores dobram a cada 18 meses” - Rapidez da evolução do mundo, especialmente tecnológica - Só para comparação, em 1990: - o Brasil era Tri - o computador potente era um 286 com monitor de fósforo verde - o sistema operacional era o DOS - o CD era novidade e custava aprox. 1 salário mínimo - não havia código de barras - não havia internet, nem telefone celular e telefone público usava fichas - o Tribunal só trabalhava com máquinas de escrever

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA - Atualmente: - o Brasil é penta - o computador potente é um Intel Duo Core (02 proc.) com LCD - o sistema operacional mais utilizado é o Windows - os celulares estão cada vez mais “inteligentes” - o Blue-Ray está chegando e decretando o fim do DVD - música digital (MP3, Ipod, etc.) - a internet é imprescindível (até para o Tribunal) - processo eletrônico (lei nº 11.419/06)

NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO Risco da cautela imobilizadora: - “mudar é complicado ? Acomodar é perecer !” – Mário S. Cortella - “na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas” – Fernando Pessoa Necessidade de evoluir: - “os homens são como tapetes; às vezes precisam ser sacudidos” (provérbio árabe) - ”avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar” – E. Kant

NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO Sistemas e organizações podem manter a efetividade a vida toda, desde que evoluam Busca de maior eficiência na prestação jurisdicional: Modificação da estrutura do processo (maior simplicidade – mudanças legislativas) Modernização da infra-estrutura e dos sistemas (informatização) Consciência de que a estrutura atual não é mais adequada - Evolução tecnológica é um processo custoso, pesado, complexo e ininterrupto - É preciso saber que não existe sistema “perfeito” ou solução “final”

ATUAL SITUAÇÃO DE T.I. NO TRIBUNAL Criação da STI em 2005 (cerca de 230 funcionários para todo Tribunal) Enfoque de Gestão - definições administrativas do enfoque e direcionamento de TI no TJSP - terceirização do desenvolvimento de sistemas - administração de contratos e prestação de serviços dos terceiros de TI - administração do sistemas adquiridos e contratados - suporte às demais secretarias

RESULTADOS JÁ OBTIDOS infra-estrutura de equipamentos e de rede (220 servidores, storage de 70 Tbytes, 20.000 desktops, 3.000 notebooks, 20.000 leitores de código de barra, 26.000 pontos de rede, data center externo, certificação digital para todos os magistrados e parte dos funcionários) Implantação do Portal da Internet Implantação do Portal da Intranet Implantação de Service Desk com 3 níveis de atendimento (local, remoto e terceirizado) Sistema de Jurisprudência Implantação de Varas Eletrônicas (18 unidades com processo eletrônico, dentre elas o Foro da Freguesia do Ó) Central de mandados

METAS DE T.I. DO TRIBUNAL - Migração de todo o Estado de São Paulo para o novo sistema SAJPG5, com capacitação de todos os funcionários (padronização de formas de trabalho – SPI e SJ) - Migração dos sistemas de 2º grau (sessão virtual de julgamento) (adoção de sistema único integrado - primeiro e segundo grau) - Efetiva implantação do processo eletrônico em todo o Tribunal (lei nº 11.419/06) - Desenvolvimento de de NOC/AD - Convênios com terceiros (BACEN, DRF, Teles, OAB, etc.) - Ampliação, crescimento e atualização dos sistemas (estrutura e serviços de rede – 2º “site”, inclusive da parte administrativa – DIMA, DEGE, SRH, SAD, SOF)

METAS DE T.I. DO TRIBUNAL A importância da implantação das tabelas: Qualidade na prestação de serviços à sociedade Implantação do conceito de cadastro nacional Elaboração de estatísticas internas e externas Padronização (várias tabelas) 10 sistemas de 1º grau 4 sistemas de 2º grau

METAS DE T.I. DO TRIBUNAL Ações para implantação das tabelas: Reuniões com as Secretarias envolvidas na implantação - Secretária de 1ª Instância (SPI) e Secretária de 2ª Instância (SEJ) para padronização de formas de trabalho Estudo de forma capacitação de todos os funcionários (presencial x “e-learning”) Elaboração de relacionamento entre as tabelas de classes e assuntos para facilitar a implantação e utilização das tabelas. Elaboração de migração de tabelas (De  Para) visando a adoção de sistema único integrado – (1ª e 2ª Instância) Início da implantação das tabelas (classes, assuntos e movimentações) em 2ª Instância pela área criminal Início da implantação junto às empresas fornecedoras de Sistemas de 1º grau (PRODESP e SOFTPLAN)

DESAFIOS DE T.I. NO TRIBUNAL Dificuldades: - Orçamento reduzido (falta de definição quanto a valores disponíveis) - Período curto das gestões administrativas (risco de descontinuidade dos projetos) - Resistências (mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo) - Tamanho do Tribunal de Justiça (dificuldade para atualização, implementação de sistemas e capacitação de pessoal) - Necessidade de continuidade do processo evolutivo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Obrigado. Cláudio Augusto Pedrassi Juiz Assessor da Presidência para Assuntos de Informática cpedrassi@tj.sp.gov.br fone: 11-3242-3252