BEM-VINDO À DISCIPLINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Advertisements

Os primórdios da sociologia no Brasil
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Psicologia e práticas educativas.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Michel Foucault ( ).
Epistemologia genética – Jean Piaget
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)
Prof. Everton da Silva Correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
“E.E. Dom José de Camargo Barros”
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
Cícero paulino dos santos costa
QUEM SOU EU?.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O existencialismo de Sartre
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Aula 8 Cultura Organizacional: A Cultura e a história do empresário brasileiro Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais
Existencialismo – Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A Filosofia Existencialista
Ou quem e o que o constitui
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Platão e o mundo das Ideias
FILOSOFIA.
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Atuais Propostas Curriculares.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
O conhecimento científico
Max Weber e as ações sociais
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Sociologia Clássica e Educação II
IDEOLOGIA.
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
As muitas faces do poder
Sociologia Clássica e Educação
(Luna Galano Mochcovitch)
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Ética.
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
Prof. SuderlanTozo Binda
dissertativo-argumentativo
Transcrição da apresentação:

BEM-VINDO À DISCIPLINA CULTURA BRASILEIRA – Aula 5 Prof. Mauro Leão

OS INTELECTUAIS E O PODER Aula 5

A definição de intelectual Um intelectual é um indivíduo que usa a sua mente, ou o seu "intelecto" para refletir ou especular, acerca de uma realidade concreta ou subjetiva. Aula 5

O intelectual para Gramsci Na visão de Gramsci, o intelectual não se vincula a uma formação acadêmica específica, mas a um tipo de ação social. Eles seriam aqueles capazes de fazer a ligação entre a “superestrutura”, ou seja, a base ideológica de uma sociedade (as crenças, o direito, a política, a moral, as ideias, a religião, a arte) e “infra-estrutura” (as relações materiais de produção). No processo da hegemonia pelo poder político, os intelectuais têm um papel muito importante, pois são eles que organizam a cultura. Antonio Gramsci (1891-1937) Aula 5

INTELECTUAIS ORGÂNICOS E TRADICIONAIS Segundo Gramsci, existem dois tipos de intelectuais: o orgânico e o tradicional. Os intelectuais orgânicos seriam aqueles que representariam os interesses das classes dominantes, enquanto os segundo tipo, os intelectuais tradicionais, representariam os interesses de outras classes no interior da sociedade. Aula 5

Intelectuais e sociedade    Assim sendo, o intelectual é colocado como o sujeito mediador entre o poder, sustentado por uma base material econômica e por uma ideologia emanada desta base que procura mantê-la, e aqueles que estão fora do poder, mas produzindo para este poder e afetados por sua ideologia. Essa mediação se daria por meio da organização e formação de um senso crítico, junto a esse grupo, por parte dos intelectuais. Aula 5

GRAMSCI E O SISTEMA ESCOLAR A Escola Unitária A Escola Profissionalizante. Aula 5

A ESCOLA UNITÁRIA “[Seria a] escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa, que equilibre equanimente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente (tecnicamente, industrialmente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual." (GRAMSCI, A . (1978c). Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira., p. 118) Aula 5

Jean Paul Sartre e o intelectual engajado O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida. O que eu faço de minha vida, o significado que dou à minha existência, é parte da liberdade da qual não posso me furtar. Aula 7

Por uma filosofia da ação Se o homem é livre para escolher o seu caminho e fazer da sua vida um projeto que dê sentido a ela, isto só pode ser realizado se os seus atos articularem-se com os demais. Não há liberdade de um só. É impossível alguém ser livre numa caverna habitada por escravos, por conseguinte a liberdade de um somente pode ser concretizada obtendo-se a liberdade de todos. Ora, esta conclusão tornava obrigatório o engajamento, de participar ativamente das coisas do mundo. Não é possível alguém trancar-se ou fechar-se numa redoma qualquer e desinteressar-se daquilo que o cerca. É praticamente imoral voltar às costas aos outros, pois “o homem está condenado a ser livre, com outros homens livres” (Revista Tempos Modernos, 1945). Aula 7

MICHEL FOUCAULT (1926-1984) E A SOCIEDADE DE CONTROLE

O Panoptismo e o dispositivo disciplinar Esse espaço fechado, recortado, vigiado em todos os seus pontos, onde os indivíduos estão inseridos num lugar fixo, onde os menores movimentos são controlados, onde todos os acontecimentos são registrados, onde um trabalho ininterrupto de escrita liga o centro e a periferia, onde o poder é exercido sem divisão, segundo um figura hierárquica contínua, onde cada indivíduo é constantemente localizado, examinado e distribuído entre os vivos, os doentes e os mortos (FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: Vigiar e punir: o nascimento da prisão. p. 174-175.). Aula 5

O Panóptipo de Jeremy Bentham

O Panóptipo O Panóptico é uma máquina de dissociar o par ver / ser visto: no anel periférico, se é totalmente visto, sem nunca ver; na torre central, vê-se tudo, sem nunca ser visto” (Idem, pg. 178). “

A “disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um “aparelho”; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma “física” ou uma “anatomia” do poder, uma tecnologia” (Idem, pg. 189).

Devemos ainda nos admirar que a prisão se pareça com as fábricas, com as escolas, com os quartéis, com os hospitais, e todos se pareçam com as prisões? (Ibidem, pg. 199)