COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Critérios para Ligação de Consumidores
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Administração Financeira III
Metodologia Científica e Tecnológica
Gerenciamento do escopo do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Apresentação do Projeto
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
Auditoria de Segurança da Informação
Energia elétrica: Encargos e Tributos
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
TR Consultoria em Mudanças Climáticas – Previsão Hidrometeorológica
Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Referência: apresentações FT4 – coordenado pelo ONS Recife
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
O título deve ser curto e objetivo
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Técnicas e Projeto de Sistemas
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Operador Nacional do Sistema Elétrico Previsão de Carga para o Planejamento Anual Energético 1ª Revisão Quadrimestral – 2009 Apresentação PMO Abril/09.
 Estatísticos Fernando e Amauri.  Ex-colaboradores da CPFL.  Curva de Carga, Previsão de Demanda e Gestão de Mercado.  PhD. Miguel Taube.  Modelagem.
Plano Nacional de Logística de Transportes
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
Reunião Inicial CONSOLIDAÇÃO DA PREVISÃO DE CARGA PARA OS ESTUDOS DO PAR PEL Planejamento Energético Anual ONS.
1 Reunião PAR/PEL /20 Termo de Referência 10 de dezembro de 2015.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
 O Info PLD é uma publicação semanal da CCEE que traz uma análise dos fatores que influenciam na formação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD)
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA CEPAC 1ª reunião - implantação Rio de Janeiro 11 de março de 2008 ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico

Tópicos Principais A Carga no Sistema Interligado Nacional – SIN Estudos de previsão de Carga A consolidação das previsões de carga Os Processos de Consolidação da Previsão de Carga Módulo 5 dos Procedimentos de Rede do ONS A CEPAC Motivação, contexto e objetivos Propósitos da CEPAC e Atribuições Composição Formas de atuação Coordenação Macro-temas Programa de Trabalho Temas para desenvolvimento na CEPAC

A carga no Sistema Interligado Nacional - SIN A carga e o processo de consolidação

Fatores que influenciam na previsão de carga Estudos de Previsão de Carga Fatores que influenciam na previsão de carga

Dados previstos e verificados A Carga e o processo de consolidação Clientes Distribuidores Geradores Consumidores Livres e potencialmente Livres Autoprodutores Agentes Programação Diária Eletroenergética e Intervençoes Previsão de carga Estudos Elétricos Curto prazo e Médio prazo Consolidação Da Carga Plano de Ampliação E Reforços Externos Carga verificada Estudos Energéticos PMO Planejamento Anual Dados previstos e verificados ONS Previsão de carga ONS

Os Processos de consolidação das previsões de carga Módulo 5 dos Procedimentos de Rede (Consolidação da Previsão de Carga – versão: revisão)

Procedimentos de Rede do ONS SM 5.1 Visão Geral Modulo 5 Submódulos SM 5.6 Programa Mensal de Operação PMO SM 5.2 Plano de Ampliações e Reforços PAR SM 5.5 Planejamento Energético Anual SM 5.3 Planejamento da Operação Elétrica SM 5.4 Operação diária Eletroenergética e intervenções

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.1: CONSOLIDAÇÃO DA PREVISÃO DE CARGA - VISÃO GERAL Definição da Carga global dos Agentes de Distribuição: Pelo ótica da oferta (geração) e pela ótica da demanda (consumo). Carga de Consumidores Livres, Autoprodutores, Produtores Independentes de Energia e Agentes de Geração; Carga por barramento; Descrição do procedimento de consolidação; Atribui responsabilidades e estabelece a sistemática e os prazos para consolidação.

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.2: Consolidação da previsão de carga para estudos de ampliações e reforços Este submódulo trata dos dados previstos e verificados de carga global por agente e de carga por barramento da rede de simulação. Tais dados são insumos para a elaboração de estudos elétricos realizados com periodicidade anual. Produtos Previsões de Carga para os Estudos de Ampliações e Reforços; Relatório de Consolidação das Previsões de Carga para os Estudos de Ampliações e Reforços.

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.3: Consolidação da previsão de carga para estudos do planejamento da operação elétrica Este submódulo trata dos dados previstos e verificados de carga global por agente e de carga por barramento da rede de simulação. Tais dados são insumos para elaboração de estudos do planejamento da operação elétrica de médio prazo e de diretrizes para operação elétrica com horizontes quadrimestral e mensal. Produtos Previsões de Carga para Estudos do Planejamento da Operação Elétrica de Médio Prazo e para as Diretrizes da Operação Elétrica com Horizontes Quadrimestral e Mensal; e Relatórios de Consolidação das Previsões de Carga para Estudos do Planejamento da Operação Elétrica de Médio Prazo e de Diretrizes para Operação Elétrica com Horizontes Quadrimestral e Mensal.

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.4: Consolidação da previsão de carga para a programação diária da operação eletroenergética e para a programação de intervenções em instalações da rede de operação Este submódulo trata dos dados previstos e verificados da curva de carga de demanda diária por agente, áreas, subsistema e Sistema Interligado Nacional – SIN, em intervalos de integralização definidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Produtos Previsão da Curva de Carga de Demanda Diária; Previsão de Carga de Demanda Diária por Barramento da Rede de Simulação.

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.5: Consolidação da previsão de carga para o planejamento anual da operação energética A previsão da carga global é um dos insumos para a elaboração dos estudos energéticos realizados com horizonte de 5 (cinco) anos para o planejamento anual da operação energética e suas revisões quadrimestrais. Os dados mencionados neste submódulo são dados previstos e verificados de carga global por agente, por subsistema e no Sistema Interligado Nacional – SIN. Produtos Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética; Previsões de Carga para as Revisões Quadrimestrais do Planejamento Anual da Operação Energética; Informe Técnico da Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética; Informe Técnico da Previsão de Carga para as Revisões Quadrimestrais do Planejamento Anual da Operação Energética.

Procedimentos de Rede do ONS Submódulo 5.6: Consolidação da previsão de carga para a elaboração do Programa Mensal da Operação Energética O fornecimento da previsão da carga global de energia e de demanda é um dos insumos para a elaboração do Programa Mensal da Operação Energética – PMO e de suas revisões semanais. Os dados tratados neste submódulo são dados previstos e verificados de carga global, por agente, por subsistema e para o Sistema Interligado Nacional – SIN. Produtos Relatório de Acompanhamento Mensal da Carga; Relatório de Acompanhamento Semanal da Carga; Informe dos Períodos Horários dos Patamares de Carga Mensais Utilizados no PMO. Previsões de Carga para o PMO; Previsão de Carga de Demanda Ativa Integralizada de Ponta e Fora da Ponta.

A CEPAC Motivação e contexto Propósitos da CEPAC e atribuições Composição e formas de atuação Coordenação Macro-temas

Motivação Criar um Plano de Relacionamento com os Agentes para desenvolvimento de temas relacionados à previsão e acompanhamento da carga. Importância das previsões de carga para a operação eletro-energética do SIN; Oportunidade de incorporar e compartilhar novas idéias; Interesse demonstrado por Agentes em constituir um fórum para discussão de temas ligados à previsão de carga.

Propósitos da CEPAC Intensificar o relacionamento ONS-Agentes, propiciando a efetiva participação no desenvolvimento de metodologias e estabelecendo critérios referentes às previsões e acompanhamento da carga

Propósitos da CEPAC Difundir o conhecimento e compartilhar experiências em modelos, metodologias e sistemas utilizados para previsão de carga ativa e reativa global e por barramento, e nos estudos de comportamento da curva de carga. Criar um ambiente de estudos e discussão permanente para desenvolvimento de temas relacionados à previsão e acompanhamento da carga. Intensificar articulações e trabalhos conjuntos com a EPE nos estudos de médio prazo e acompanhamento da carga.

Objetivos Essa 1ª reunião marcará a implantação da CEPAC e a definição dos Temas que farão parte da agenda da Comissão e serão desenvolvidos no âmbito dos Grupos Temáticos.

Atribuições Definir Temas prioritários para serem desenvolvidos nos Grupos Temáticos; Apreciar e aprovar os estudos e análises elaboradas no âmbito dos Grupos Temáticos; Estabelecer uma efetiva integração entre os Representantes, em atividades que visem contribuir para os processos de previsão e consolidação da carga para os estudos elétricos e energéticos, em diferentes horizontes; Desenvolver atividades que contribuam para o cumprimento das responsabilidades do ONS e dos Agentes que constam do Módulo 5;

Formas de atuação Reuniões plenárias com periodicidade semestral ou sempre que se mostrar necessário; Através dos Grupos Temáticos no desenvolvimento de temas prioritários.

Atribuições Difundir metodologias, modelos e sistemas que sejam aplicáveis à previsão de carga nos diferentes horizontes de estudo: Estabelecer formas de controle de desvios das previsões; Avaliar as necessidades e propor treinamentos que contribuam na melhoria da qualidade das previsões de carga; Fazer proposições quanto ao desenvolvimento tecnológico e novas técnicas de previsão; Avaliar e estabelecer métodos de acompanhamento dos resultados verificados de carga ativa e reativa;

EPE, CCEE, ELETROBRÁS, ANEEL e outras entidades. Composição EPE, CCEE, ELETROBRÁS, ANEEL e outras entidades. AGENTES ONS CEPAC TEMAS para desenvolvimento Grupos Temáticos

Coordenação A CEPAC será coordenada por representante do ONS; Os Grupos Temáticos - terão coordenadores técnicos designados entre os representantes na CEPAC; Os participantes nos Grupos Temáticos serão indicados pelos representantes na CEPAC de forma que atendam aos requisitos técnicos necessários ao desenvolvimento dos Temas; Poderão ser convidados a participarem das atividades técnicas dos Grupos Temáticos representantes de Universidades e Centros de Pesquisa, indicados pela CEPAC.

Macro Temas Estudos de caracterização de carga global e por barramento; Metodologias e modelos de previsão de carga; Conceituação e composição estrutural da carga; Acompanhamento de valores verificados e do comportamento da carga; Desenvolvimento tecnológico aplicado às previsões de carga.

Programa de Trabalho Temas para desenvolvimento na CEPAC

Temas para desenvolvimento na CEPAC Caracterização da carga; Previsão de curva de carga ativa global e por barramento da rede de simulação: Metodologias e técnicas de previsão de curva de carga global; Metodologias, técnicas e critérios para previsão da carga ativa e reativa por barramento da rede de simulação. Modelagem de previsão de carga de energia e demanda anual, mensal, semanal, diária, horária e semi-horária, com modelos estatísticos e de inteligência computacional: Modelos de previsão de carga existentes; Identificação de metodologias e desenvolvimento de modelos para previsão de carga nos horizontes de interesse e avaliação das variáveis de influência no comportamento da carga.

Temas para desenvolvimento na CEPAC Apuração dos dados verificados de curva de carga, demanda ativa e reativa, por barramentos da rede de simulação; Formação estrutural da carga global do Agente, uniformização da utilização do conceito de carga e obtenção de dados verificados. Metodologias para tratamento de dados verificados de carga e temperatura com utilização de filtros; Metodologia para apuração dos desvios de previsão de carga global e por barramentos.

FIM