Qualidade na Comunicação Escrita Redação Qualidade na Comunicação Escrita
1- A Comunicação Comunicar significa trocar opiniões, troca de mensagens Uso do corpo, gestos, roupas, tom de voz, olhares, silêncio
Linguagem Processo de comunicação de uma mensagem entre pelo menos duas pessoas. Emissor e Receptor Onde há comunicação há linguagem!
Retórica Arte de falar bem. Denotativa – Objetividade Emotiva – expressa nossas opiniões Apelativa – Influenciar o receptor Fática – testar o canal Metalinguística – reflexão do código. Ex dicionário Poética – Sentido a transmitir
Língua Falada e Escrita Código: forma de comunicação Falada: Mais espontânea, natural Escrita: código mais elaborado
Escrita Escrevemos para deixar registrado Redação – Texto Introdução, desenvolvimento e conclusão Descritivos – Mostra as características de determinado objeto, pessoa, paisagem ou ambiente Narrativo – Contar uma história real ou fictícia Dissertativo – Expomos ou defendemos idéias
Gramática Fonologia – estuda os sons Morfologia – estuda a palavra isoladamente Sintaxe – Relações das palavras e das frases no texto Substantivo – usamos para dar nomes Concretos – gato, árvore Abstratos – saúde, amor, dor, vida
2- Redação Comercial Usado no comércio e indústria Linguagem clara, simples, objetiva e formal Importância: proporcionam bons negócios. Quando VOCÊ redige uma carta comercial, representa a sua empresa.
Redação Comercial Uso da criatividade Mensagem simples, não coloquial Originalidade Exatidão Coerência de Idéias Clareza
Frase Verbal – Gosto muito de você! Não Verbal – Fogo! Interrogativa – Ela já chegou? Imperativa – Dê-me sua mão! Exclamativa – Que dia difícil! Declarativa – Ela já saiu.
Parágrafo Quando construímos parágrafos, estamos organizando e desenvolvendo idéias. Porém, elas devem estar ligadas umas às outras
3- Carta Comercial Timbre – Logo da Empresa Índice e número – DE/222 Local e Data – Porto Alegre, 27 de Julho de 2010 Destinatário – Sr. Pedro de Tal Referência – Ref. Notícia sobre o lançamento do produto Vocativo – Sr. Pedro de Tal Texto – Conteúdo da carta Cumprimento Final – Atenciosamente Assinatura Anexo Cópia – Cópia par Fulano de Tal
Pronomes Palavra que substitui ou acompanha o substantivo: Eu falei com a diretora sobre o problema das minhas férias Nós cumpriremos todas as ordens Pretendo comprar o teu carro
Pronomes Pronome pessoal – Indica as pessoas do discurso Eu, tu, ele, nós, vós, eles Pronome possessivo – indica posse Meu, minhas, tuas Pronome denotativo – indica posição Este, estas, esse, essas, aquele, aquelas, isso, aquilo, isto.
4 - Ata Criar, manter e encerrar negociações Registro em que se relata o que se passou em uma reunião ou assembléia. Deve ser assinada por todos
Ata Dever ser lavrada em livro próprio Ocorrências devem ser claras Digitado, datilografado ou manuscrito, Sem rasuras Texto compacto Redigida por um secretário
Ata Dia, mês, ano e hora Local da reunião Relação e identificação dos presentes Declaração do presidente e secretário Ordem do Dia Fecho
Coesão e Coerência Coesão: é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. Coerência: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.
5- Memorando, nota promissória e convocação Memorando – Nota ou comunicação breve emitido entre departamentos de uma mesma empresa Convocação – Comunicação em que se convida ou convoca alguém para uma reunião Nota Promissória – Promessa de pagamento feita pelo próprio devedor ao credor
6- Ofício, Requerimento e Procuração Oficio – Utilizado por órgãos oficiais Timbre, Índice e número, local e data, assunto, texto, fechamento, assinatura
Requerimento Petição ou solicitação endereçada a uma autoridade do serviço público Invocação, texto, local e data, assinatura
Procuração Uma pessoa passa a alguém para que possa tratar de negócios em nome da outra.
7- Relatório Expõem os resultados de atividades variadas Comunicações que relatam fatos Informal Formal Extensão adequada Linguagem Redação Objetividade Exatidão Conclusão Apresentação
Mala Direta Buscar novos clientes
8- Fax, aviso, circular e contrato Fax – Instrumento Aviso – Comunicação entre duas pessoas Circular – Comunicação para transmitir avisos Contrato – Acordo entre duas ou mais pessoas
9- E-mail e Telegrama E-mail – alternativa rápida e econômica para enviar texto ou arquivos Telegrama – Mensagem escrita transmitida por telegrafia
10- Ordem de Serviço e Protocolo O.S - Comunicação que determina a execução de tarefas Protocolo – Livro de registro de correspondência. Comprovante Protocolos informatizados
Muito Obrigado! Baseado no livro REDAÇÃO qualidade na comunicação escrita. Laine de Andrade e Silva. Ed. Ibpex. 2005. Curitiba