Princípio da conservação da energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições ENERGIA - Uma nova teoria O que é ENERGIA ?
Advertisements

DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos.
Relacionada ao movimento
Resolução de Exercícios Peso e Resistência do Ar
Trabalho e Energia Cinética
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Modelagem Matemática na Física
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
A ENERGIA CONSERVAÇÃO E SUA  energia  trabalho
Trabalho Energia Mecânica Potência Professor Antenor.
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
Energia Slides Energia Cinética
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Trabalho & Conservação de energia
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Impulso Quantidade de Movimento.
Rcp = m . V2 R Rcp = m . acp Resultante Centrípeta:
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
Impulso Quantidade de Movimento.
Apesar de ser bastante utilizado, o conceito de energia só foi adotado recentemente (anos 20). Sendo utilizado em diversas áreas, a definição de energia.
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Média, ponderada pelas massas, das posições das partículas
Formulação original de Newton da sua 2ª Lei
Prof. José Garcia Vivas Miranda
Mecânica I Trabalho e Energia
Material de Apoio Interacção Gravítica.
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Aula 7 Kant e o criticismo.
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Um convite à Física Veja, como em um exemplo simples do cotidiano, podemos identificar várias entidades do mundo da Física. venha...
Energia, trabalho e potência
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Aula 11 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Aula 3 Mecânica dos Fluidos Sandro R. Lautenschlager
TRABALHO E ENERGIA MARCELO ALANO..
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
Aula-6 Teoria da Relatividade Restrita II
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Trabalho, Energia e Potência
COLISÕES OU CHOQUES MECÂNICOS
Ciências da Natureza e suas
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Generalizando as Coisas
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
TEOREMA TRABALHO E ENERGIA
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Eletromagnetismo – Aula 4
3.2 Energia potencial gravítica
Impulso e quantidade de movimento
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Mecanicismo cartesiano
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
LAB. Física. No ponto B, a bolinha de massa 200g (0,2kg) só possui energia cinética (Ec=m.v B 2 /2) No ponto C, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v.
A energia e sua conservação
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Transcrição da apresentação:

Princípio da conservação da energia (Autor: Tadeu Nunes de Souza) O que é um princípio? Dicionário Houaiss – proposição elementar e fundamental que serve de base para uma ordem de conhecimentos. - Lei de caráter geral com papel fundamental no desenvolvimento de uma teoria e da qual outras leis podem ser derivadas.

Ao longo da história da humanidade, muitas explicações sobre o comportamento do mundo se apoiaram na ideia de conservação. Ao buscar invariantes o homem procura reduzir as diferentes variáveis para descrição e interpretação da natureza. E a ideia da conservação de energia? De onde provém? Demócrito (460 a.c -370 a.c)

O estudo da conservação da energia parece provir de uma pergunta aparentemente simples: De onde provém o movimento de um objeto? René Descartes (1596-1650) foi um dos primeiros a interpretar o movimento em termos de um princípio de conservação. O movimento era uma dádiva Divina e não podia desaparecer. O Universo deveria ser pensado como tendo uma certa quantidade de movimento que se transfere entre os corpos, permanecendo constante. (A Terra e os planetas continuam a se movimentar depois de bilhões de anos!!)

É possível que um movimento seja conservado eternamente? Gottfried Leibniz (1646-1716): a medida do movimento: mv2 (vis viva – não podia ser criada nem destruída) M1 = m h1 = 2h M2 = 2m h2 = h V22= 2gh2=2gh V12= 2gh1=4gh Mv2=m1v12=m.4gh=4mgh Mv2=m2v22=2m.2gh=4mgh

A formulação do princípio da conservação da energia não foi obra de uma única pessoa nem fruto do trabalho em uma área específica da Ciência. A ideia se desenvolveu ao longo do tempo. Hermann von Helmholtz (1821-1894) “Chegamos à conclusão que a Natureza, como um todo, possui uma reserva de força que não pode de qualquer modo aumentar ou diminuir e que, portanto, a quantidade de força na Natureza é precisamente tão eterna e inalterável como a quantidade de matéria. Expressa nesta forma, mencionei a lei geral: ‘O Princípio da Conservação da Força’.”

O que enfatizar para o aluno? As palavras de Poincaré: “(...) o princípio da conservação da energia significa simplesmente que existe qualquer coisa que permanece constante. Na verdade, não interessam as novas noções que experiências futuras nos darão do mundo, estamos certos à partida de que haverá qualquer coisa que permanecerá constante, a que poderemos chamar energia. Science et hypothèse, In PROJECTO FÍSICA. Unidade 3: O triunfo da Mecânica. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 1980. p. 68.

re2.3.1-Trabalho e energia mecânica-conservação da energia mecânica no campo gravitacional z z0 V12 = V02 + 2.g.(z0 - z1 ) h z1 (1/2).V12 + g.z1 = (1/2).V02 + g.z0 o l V12 = V02 + 2.g.l.senө h Ө

80 m Ep = m.g.h =450kg. 10m/s2.80m Ep = 360.000J. Esta é a energia potencial na altura máxima da montanha. A energia cinética do carinho é praticamente nula nesse ponto. EP = m.g.h = 450 kg.10m/s2.60m EP = 270.000 J. Portanto foram transformados 360.000 J – 270.000J = 90.000 J em energia cinética. Lembrando que Ec = (m. v2) /2; Basta substituir os valores de Ec, e m e calcular “v”. 90.000J=(450. v2) /2  v = 20m/s 60 m

TRABALHO E ENERGIA Bate-estacas dados: h = 5 m; M = 490 kg g = 10 m/s2 ∆z ∆W = F.∆z, mas F.∆z = (1/2).m.v2

TRABALHO DE UMA FORÇA VARIÁVEL F(x) Wx0 x1= lim∆xi 0ΣF(xi).∆xi ∆xi Wx0 x1= ∫ F(x)dx (1) F = m.a = m.(dv/dt) (2) dx = vdt = (dx/dt).dt (3) x0 xi x1 x A (1) pode ser escrita:Wx0 x1= ∫ m.v.(dv/dt)dt = ∫ m.v.dv (4) = ½ m.v12 - ½ m.v02 = T1 – T0 = ∆T