PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N° 47/2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Diretrizes para o Parlamento Jovem 2009 Apresentador Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto Assessor da Diretoria Legislativa e professor do CEFOR
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
FIXAÇÃO DE SUBSÍDIOS TCE/PR – DIRETORIA DE CONTAS MUNICIPAIS
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Ministério Público do Estado do Paraná
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
Prática do Processo Legislativo nas Comissões – Módulo IV Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria de Lourdes Fernandes - REPRODUÇÃO AUTORIZADA.
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso.
Projeto SAG – Sistema de Análise de Grupos/Cotas de Consórcio
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
ABRASCAM Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
LEI DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIA
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
DO PROCESSO LEGISLATIVO
ADICIONAL DE DESEMPENHO
O PODER DE LEGISLAR E O PROCESSO LEGISLATIVO.
“SEMINÁRIO ESTADUAL DO SIMPLES NACIONAL”
Planos de Carreira e Remuneração
Educação – Piso Nacional da Educação Porto Alegre, 22 e 23 de Novembro de 2012.
Perfil da dívida O que devem os Municípios:
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Programação financeira
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
XI Congresso da CONDSEF
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Relatório Trimestral de Atividades do GEFIN 3º Trimestre de 2010 Célia Carvalho (MG) Fadua Cruz –(PR).
3º QUADRIMESTRE 2013 Poder Legislativo Fonte: Câmara Municipal de Rebouças.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA TERCEIRO QUADRIMESTRE LEI COMPLEMENTAR 101/ LRF Constituição Federal ARTIGO 29-A DA EMENDA CONSTITUCIONAL 58 DE 2009.
Ciclo de Planejamento PPA.
BERNARDO DE LIMA BARBOSA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Orçamento Público Análises do Orçamento
Apresentação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária para PLOA/2014 ASPECTOS GERAIS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira / CD Consultoria.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Câmara Municipal “Um poder independente” Rogério Rodrigues da Silva Presidente Nacional da ABRACAM ART. 2º CF/CF 88 : São Poderes da União, independentes.
Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais CONSULTA POPULAR 2008.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
Fase Legislativa. Tramitação legislativa do projeto da LOA da União Presidente da República encaminha projeto de lei até 31 de agosto Congresso Nacional.
DIPJ Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado,
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara de Vereadores AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013.
Capacitação com os Presidentes de Câmaras Municipais Recife, 22 de Janeiro de 2015.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N° 47/2008

Histórico de tramitação Resolução n° 21.702/04, do Tribunal Superior Eleitoral. PEC n° 333/04 - Deputado Pompeo de Mattos, em 16/11/2004. PEC n° 333: fixação do número máximo de vereadores; redefinição dos limites máximos de despesa dos Legislativos municipais, que deveriam variar entre 4% e 7,5%, conforme critério populacional.

Histórico de tramitação PEC n° 333 aprovada na Câmara dos Deputados, na forma da Emenda Aglutinativa Substitutiva Global de Plenário nº 1, em 28/05/2008. Texto final da PEC n° 333: repasse com limites de 2% a 4,5%, conforme a receita anual.

Histórico de tramitação Remetida ao Senado Federal em 03/06/2008, a proposição foi ordenada como PEC n° 20/08. Requerimento nº 1.682/08 do Senado: art. 2º da PEC 20 – que tratava especificamente do percentual de repasse às Câmaras Municipais - passa a constituir proposição autônoma, a PEC n° 47/2008, em 18/12/2008. Os demais dispositivos da PEC n° 20 foram aprovados na CCJ e, posteriormente, no Plenário, sendo a proposição remetida à Câmara dos Deputados em 09/03/2009.

Histórico de tramitação Parecer n° 1272-A, do relator na CCJ, Senador César Borges: “o dispositivo, que pretende disciplinar os limites de despesa dos Legislativos municipais, foi elaborado de afogadilho e exige maior reflexão para não gerar distorções e resultar em situação pior do que a vigente.” “os novos valores representam uma redução drástica e imediata das receitas das Câmaras Municipais, que pode chegar a 60%, o que é, com certeza, insuportável para o adequado funcionamento do Poder Legislativo local.”

Histórico de tramitação PEC n° 47/2008: designado relator, na CCJ, o Senador Valter Pereira, em 11/03/2009. Parecer do relator: pela aprovação da Proposta nos termos da Emenda Substitutiva apresentada, entregue em 15/04/2009. Propõe novos parâmetros para cálculo dos limites máximos de despesa do Poder Legislativo Municipal - até a publicação de Lei Complementar a respeito da matéria.

PEC N° 47/08 - Substitutivo Art. 1º O art. 29-A da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 29-A. Lei Complementar fixará limite máximo para a despesa do Poder Legislativo Municipal. § 1º A Lei Complementar referida no caput não poderá fixar parâmetros que resultem em valor do somatório do limite de gastos de todos os Poderes Legislativos Municipais superior à despesa efetivamente realizada no último exercício findo antes de sua publicação. § 2º Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal: I – efetuar repasse que supere o limite estabelecido neste artigo; II – não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês; ou III – enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária. § 3º Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal realizar despesa acima do limite fixado neste artigo.

PEC N° 47/08 - Substitutivo Art. 2º O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa a vigorar acrescido dos seguintes artigos: Art. 97. Enquanto não publicada a Lei Complementar a que se refere o caput do art. 29-A da Constituição Federal, o total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, será regulada pelo disposto neste artigo, não podendo ultrapassar a média dos valores calculados conforme os incisos I e II:

PEC N° 47/08 - Substitutivo I – Percentual relativo ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no §5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159 da Constituição Federal, efetivamente realizado no exercício anterior: a) seis inteiros e cinco décimos por cento para Municípios com receita anual de até quinze milhões de Reais; b) seis por cento para Municípios com receita anual superior a quinze milhões de Reais e de até vinte milhões de Reais; c) cinco inteiros e cinco décimos por cento para Municípios com receita anual superior vinte milhões de Reais e de até trinta milhões de Reais; d) cinco por cento para Municípios com receita anual superior a trinta milhões de Reais e de até setenta milhões de Reais; e) quatro inteiros e cinco décimos por cento para Municípios com receita anual superior a setenta milhões de Reais e de até duzentos milhões de Reais; f) quatro por cento para Municípios com receita anual superior a duzentos milhões de Reais e de até seiscentos milhões de Reais; g) três inteiros e cinco décimos por cento para Municípios com receita anual superior a seiscentos milhões de Reais e de até um bilhão e duzentos mil Reais; h) três por cento para Municípios com receita anual superior a um bilhão e duzentos mil Reais e de até dois bilhões e quinhentos mil Reais; i) dois inteiros e cinco décimos por cento para Municípios com receita anual superior a dois bilhões e quinhentos mil Reais. 9

PEC N° 47/08 - Substitutivo II – O total da despesa efetivamente realizada pelo Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, no exercício financeiro de 2008. §1º Para fins de cálculo dos montantes de receita anual fixados nas alíneas a a i do inciso I do caput será utilizado o somatório de receitas especificado no caput. § 2º Os montantes de receita anual fixados nas alíneas a a i do inciso I do caput e o montante da despesa referida no inciso II do caput serão corrigidos anualmente pela variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, ou índice que venha a substituí-lo, acumulado nos doze meses encerrados em março do ano imediatamente anterior àquele para o qual vigorará o limite máximo de despesa. §3º O Tribunal de Contas da União publicará anualmente, no mês de maio, o valor dos limites fixados nos incisos I e II do caput, calculados em conformidade com o disposto no §2º. Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro do ano subseqüente ao de sua publicação.

PEC N° 47/08 - Substitutivo O repasse às Câmaras Municipais, segundo esta proposta, deve ser calculado pela média dos incisos I e II. Inciso I: percentual de orçamento obtido a partir da receita do município, apurada por meio do somatório da receita tributária e das transferências constitucionais (alíneas “a” a “i”). Inciso II: despesa efetivamente realizada no exercício financeiro de 2008.

PEC N° 47/08 - Substitutivo IPCA para correção anual dos montantes de receita anual fixados para definição do percentual de repasse e do montante de despesa realizada no exercício financeiro de 2008. Limites devem ser publicados anualmente pelo Tribunal de Contas da União, no mês de maio.

SITUAÇÃO PROPOSTA – PEC 47 Exemplos de aplicação CÂMARA MUNICIPAL SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO PROPOSTA – PEC 47 Cidade População Base de cálculo Repasse máximo anual Repasse Proposto Diferença entre o repasse máximo e o proposto A 20 mil R$ 15 milhões R$ 1,2 milhão (8%) R$ 675 mil (4,5%) - 43,7 % B 105 mil R$ 70 milhões R$ 4,9 milhões (7%) R$ 2,63 milhões (3,75%) - 46,3% C 450 mil R$ 400 milhões R$ 24 milhões (6%) R$ 8 milhões (2%) - 66,6% D 3 milhões R$ 2,6 bilhões R$ 130 milhões (5%) R$ 52 milhões (2%) - 60 %

SITUAÇÃO PROPOSTA - SUBSTITUTIVO Exemplos de aplicação CÂMARA MUNICIPAL SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO PROPOSTA - SUBSTITUTIVO Cidade População Base de cálculo Repasse máximo anual Despesa realizada em 2008 (gasto hipotético de 90% do repasse máximo) Inciso I Inciso II Repasse Proposto (média - incisos I e II) Diferença entre o repasse máximo e o proposto A 20 mil R$ 15 milhões R$ 1,2 milhão (8%) R$ 1,08 milhão (7,2%) R$ 975 mil (6,5%) R$ 1,08 milhão (7,6%) R$ 1,03 milhão (7,05%) - 14,2 % B 105 mil R$ 70 milhões R$ 4,9 milhões (7%) R$ 4,41 milhões (6,3%) R$ 3,5 milhões (5%) R$ 3,96 milhões (5,65%) - 19,2% C 450 mil R$ 400 milhões R$ 24 milhões (6%) R$ 21,6 milhões (5,4%) R$ 16 milhões (4%) R$ 18,8 milhões (4,7%) - 21,6% D 3 milhões R$ 2,6 bilhões R$ 130 milhões (5%) R$ 117 milhões (4,5%) R$ 65 milhões (2,5%) R$ 91 milhões (3,5%) - 30 %

Visite a home page: www.cmbh.mg.gov.br