Sistemas de Informações

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações Prof. Vladimir Chagas vlademix@hotmail.com

Professor Vladimir Chagas Graduado em Administração de Empresas – UniSant´anna Especialização em Análise de Sistemas – Escola Técnica Federal de São Paulo MBA em Gestão de Tecnologia da Informação - FIAP. Experiência de 5 anos como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Bancos de Dados, Comércio Eletrônico, Negócios Virtuais e TI aplicada às áreas de Administração, Marketing, RH, Gestão Comercial e Gestão Ambiental. Experiência de 25 anos na área de Tecnologia da Informação como técnico e gestor (T-Systems, Altran, Debis) em projetos de empresas como Bradesco, Mercedez Bens, Pão de Açúcar, Laboratório Fleury, BrasilPrev, Agip Liquigás, Unimed, Atacadão. Experiência de 10 anos em trabalhos sociais e projetos de inclusão digital.

AULA 1 Introdução

Um bem chamado Informação “Uma das formas mais importantes de reduzir o risco da administração de marketing é dispor do máximo de conhecimento e compreensão do comportamento das inúmeras variáveis externas e internas à empresa. ( ...) Para se ter conhecimento e compreensão desses dois importantes aspectos são necessários a disponibilidade da informação e o seu uso correto. Muitas vezes a empresa dispõe de grande quantidade de informações, mas irrelevantes e (ou) de baixa qualidade, comprometendo todo o seu processo de marketing. Outras vezes, a empresa dispõe de grande quantidade de informações relevantes e de boa qualidade, mas os executivos de marketing não percebem a importância do seu uso e tomam decisões baseadas unicamente nas suas intuições e experiências. (...) Há também empresas que dispõem de grande quantidade de informações pertinentes e com qualidade, mas que são utilizadas de forma errada no processo de decisão em marketing, quer por desconhecimento dos usuários de como triar a informação adequada, quer por terem dificuldades em interpretá-las corretamente, gerando com isso um comprometimento do processo de planejamento de marketing como um todo.” (Philip Kotler) 4

Conceitos sistêmicos

Teoria Geral de Sistemas (Bertalanffy, 1968) Modelo genérico de sistemas Ambiente Entrada Processamento Saída Ambiente Armazenamento Teoria Geral de Sistemas (Bertalanffy, 1968) 6

O que é um Sistema de Informação? Conceito: Conjunto de processos para receber, processar, armazenar e fornecer informações. Atualmente, porém, devido ao alto grau de utilização e avanço da tecnologia, costuma-se associar o termo “Sistema de Informação” à realização de processos através de meios automatizados (ou seja, computadores e seus periféricos). MAS... POR QUÊ? Ambiente Entrada de informações Processamento de informações Saída de informações Ambiente Armazenamento de informações 7

Princípios da automatização Um computador é uma máquina programável, ou seja, pode ser programado para funcionar de inúmeras formas diferentes e atender a necessidades específicas. Um computador é uma máquina capaz de: - receber informações do meio externo - processar estas informações - armazenar estas informações - recuperar estas informações - produzir saídas a partir destas informações Um computador é uma máquina capaz de executar determinados tipos de operações rotineiras de forma mais rápida, segura e precisa que um ser humano. PORÉM, TUDO O QUE UM COMPUTADOR FAZ DEPENDE DE UMA PROGRAMAÇÃO PRÉVIA, QUE É REALIZADA POR UM SER HUMANO. 8

Componentes de um Sistema de Informação 9

Relações empresariais: A empresa como um sistema

Sociedade Parceiros Clientes Governo Sindicatos Relações empresariais externas Sociedade Concorrentes Parceiros Clientes Fornecedores Meio Ambiente Governo Órgãos Reguladores Sindicatos 11

Estratégico Tático Operacional Relações empresariais internas Estratégico Tático Relações verticais Operacional Relações horizontais 12

Armazenamento O que está envolvido nestas relações? Ambiente Entrada Processamento Saída Ambiente Armazenamento 13

A Tecnologia da Informação é um tipo deTecnologia CONCLUSÃO A Tecnologia da Informação é um tipo deTecnologia preparada para suportar todas as transações de uma empresa que envolvam entrada, processamento, armazenamento ou saída de informações, em todos os níveis hierárquicos, tanto interna quanto externamente. 14

Estratégico Tático Operacional Principais Papéis dos Sistemas de Informação Estratégico Fornecimento de Informação Estratégica para criação de Vantagens Competitivas Tático Apoio ao Gerenciamento de Operações e Projetos Operacional Apoio às Operações e Processos 15

Contextualização histórica

A linha do tempo da ciência e tecnologia História da humanidade sob a ótica da tecnologia A linha do tempo da ciência e tecnologia

O Primeiro Computador O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert, da Universidade da Pensilvânia. Mauchly e Eckert propuseram ao exército norte-americano, em 1943, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e patenteado em 26 de Junho de 1947. Fonte: http://www.museudocomputador.com.br/

O Primeiro Computador O ENIAC foi construído com 17.468 válvulas, 70 000 resistências, 10.000 condensadores, 1.500 relés e 6.000 interruptores. Pesava 30 toneladas, consumia 200.000 watts de potência e ocupava várias salas. Quando em operação, produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forçado para arrefecimento.

x Um pequeno comparativo Um pequeno computador com um processador Pentium a 150Mhz é capaz de realizar 300 milhões de cálculos por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar 5.000. A memória do ENIAC apenas permitia guardar 200 bits, enquanto qualquer computador atualmente tem pelo menos 1 Terabyte. x

Evolução dos PC’s ANO PROCESSADOR MEMÓRIA HD PREÇO 1983 8088 (8 Mhz) 256 Kb 10 Mb US$ 5.000,00 1988 80386 (20 Mhz) 2 Mb 40 Mb US$ 4.000,00 1993 80486 (33 Mhz) 16 Mb 120 Mb US$ 3.500,00 1998 Pentium (200 Mhz) 32 Mb 2 Gb 2008 Core 2 Quad (2 Ghz) (*) 4 Gb 500 Gb US$ 1.500,00 2010 Core i7 (3 Ghz) (*) 8 Gb 1 Tb (*) Com: Gravador DVD Monitor de LCD Câmera Microfone Wireless Bluetooth

O surgimento da Internet Durante a Guerra Fria (décadas de 60/70 e meados da década de 80) um dos maiores medos dos norte americanos era o de perder as informações hospedadas em servidores localizados dentro de “quartéis-generais” estratégicos. Se um ponto fosse bombardeado as informações importantes e essenciais seriam perdidas. Dessa forma, o Departamento de Defesa (DoD) pensou em um sistema que interligasse vários pontos, de modo que não se centralizasse o comando. Com uma rede onde não há um computador central, caso a Casa Branca fosse atingida, as informações “iriam” para o Pentágono. E se o mesmo acontecesse no Pentágono, as informações já estariam a salvo em outro lugar qualquer. Essa Rede era considerada à prova de bombardeio, pois o “sistema não caía” caso um dos pontos desaparecesse. Denominou-se tal Rede, que surgiu em 1969, de ARPAnet (Advanced Research Projects Agency). Na verdade essa rede interligava, originalmente vários centros de pesquisas.

O surgimento da Internet No início da década de 80 com o visível enfraquecimento da URSS, uma nova utilidade para a ARPAnet foi desenvolvida: Interligar laboratórios e universidades nos EUA e mais tarde, em outros países. Foi exatamente nessa época que surgiu o nome Internet. Apesar disso, apenas no final dos anos 80 a Internet passou a ser vista como um eficiente veículo de comunicação mundial, inicialmente, apenas para cientistas e acadêmicos e, alguns anos depois, para o público em geral.

Quantidade de informação produzida pela humanidade Nos primeiros 40.000 anos da humanidade foram produzidos cerca de 12 bilhões de Gb de informação. Apenas no ano de 2002 foi produzida igual quantidade (12 bilhões de Gb) e em 2003 o volume de informação produzida começa a dobrar a cada ano. Luman & Varian (2003)

Visão histórica Anos 70 Anos 80 Anos 90 Além 2000 Foco Localização Ser uma opção Variedade Lojas de depto. tradicionais Produtos diferenciados Lojas especializadas Atender desejos Encantar o Consumidor CRM ERP Atender o consumidor onde, quando e como ele quiser Ser percebido como único SCM/BI Foco Localização Foco Produto Foco Consumidor Foco Antecipação

Relações internas e externas BI ERP FORNECEDORES Vendas SCM Cobrança CLIENTES Pré-venda CRM Contabilidade Estoque Distribuição Financeiro Compras Contas a receber Contas a pagar Pós-venda