TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Desafios do Ensino Médio
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E REFORMA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
Plano Nacional de Educação para o decênio
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
As Múltiplas Faces da Pedagogia
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO À EDUCAÇÃO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Reformas educacionais na América Latina
Desafios e Oportunidades: como anda a Educação no Brasil?
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Educação básica de qualidade para todos
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Curso de Direito Educacional
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002

CONTEXTO INTERNACIONAL sociedade do conhecimento Revolução da informação Globalização/Mundialização Mudanças cada vez mais rápidas no trabalho Novas demandas de formação do cidadão e trabalhador Revisão do papel do Estado Mercado Mundial da Educação (WEM)

UM POUCO DE HISTÓRIA do voto universal à mão de obra qualificada A República e a Educação Pública O modelo francês, centralizador A LDB de 1961 A expansão no regime militar O Ensino Técnico e as Universidades Federais

A VIRADA DA DÉCADA DE 90 do populismo à tecnocracia Precursores SP - Paulo Freire Regimento das Escolas Rio - Darcy Ribeiro Cieps Minas - Walfrido dos Mares Guia Eleições diretas para diretor Projeto Político Pedagógico (PPP) Formação

A VIRADA DA DÉCADA DE 90 do populismo à tecnocracia O caso da Rede Estadual de SP Escolas Padrão (Fernando Morais e Fleury) Reorganização das Escolas 8 anos de Rose Neubauer X 11 secretários em 12

A VIRADA DA DÉCADA DE 90 uma política educacional no MEC 8 anos de Paulo Renato Souza 2º ministro mais duradouro Universalização do acesso ao Ensino Fundamental Constituição de 1988 Nova LDB Do ensino à aprendizagem Fundef redefine investimento Per Capita/Ano: US$ 100 Parâmetros Curriculares Nacionais

A VIRADA DA DÉCADA DE 90 uma política educacional no MEC A flexibilização do Ensino Superior Sistema de Avaliação e o papel do INEP SAEB ENEM Provão O enfrentamento com as universidades federais O "boom" do Ensino Médio O abandono da Educação Infantil

PERSPECTIVAS COM O PT eixos de mudança Quantidade X Qualidade Como ficam as avaliações? Evento X Processo Analfabetismo Zero? "PT institucional" X "PT orgânico" Quem vai vencer? Marta Suplicy ( - recursos; troca de secretário) Novo ministro (novo ministério?)

PERSPECTIVAS COM O PT prioridades Educação de Jovens e Adultos Universidades públicas (controle das particulares) Municipalização (desde 1988) Progressão continuada Participação das "bases" (sociedade civil, ONGs, professore/as etc.)

PERSPECTIVAS COM O PT dúvidas Haverá política de aumento de recursos? Como será a reforma do Fundef? Que grau de autonomia terão as escolas? A Educação Infantil será priorizada? E o Ensino Médio?

ÁREAS QUENTES pauta Alfabetização Adolescentes/Jovens Foco no Norte, Nordeste e na periferia urbana Adolescentes/Jovens Educação Média, Superior e Complementar à Escola Violência: Medidas Socioeducativas X Febem Protagonismo Juvenil Direitos Humanos Estatuto da Criança e do Adolescente Convenção dos Direitos da Criança

ÁREAS QUENTES pauta Gênero e Raça Lifelong Learning Sociedade Civil Organizada Participação nas escolas O mercado de trabalho das ONGs Terceiro Setor: o privado no público